RPG Tático, Estratégia Absoluta
-1
-1 points

Olá Nerds…

Já conversamos sobre os RPGs aqui em nossas colunas, mas é sabido que existe uma infinidade de sub gêneros baseados na “matriz RPG“, e um deles é o RPG Tático, um estilo de game carismático com muitos pontos específicos, e são justamente estes pontos que fazem o estilo ser tão amado.

Do que se trata?

No RPG Tático, o jogador tem a fascinante sensação de que cada movimento realizado resultará em algo diferente na partida, que terá consequências pró ou contra o jogador, sempre visando o foco em que a equipe do player 1 saia com a vitória e prossiga em sua aventura

Advertisement

De modo geral, este sub gênero tem como alguns pontos atrativos as bem elaboradas histórias, reviravoltas, traidores, amigos e tudo mais que possa englobar o enredo do game, fazendo assim, os jogadores ficarem acorrentados ao título até o fim.

Aqui, as equipes não ficam simplesmente paradas uma em frente à outra esperando o jogador escolher as opções de ataques como nós RPGs usuais, no RPG Tático, temos um campo parecido com o tabuleiro, tematizado de acordo com o decorrer da história. O jogador tem a possibilidade não apenas de escolher ataques, mas também, de modo estratégico, escolher a movimentação de suas peças, para um ataque mais efetivo, sendo em apenas um oponente ou em vários deles.

Memorável

Sim, este é o meu destaque. Não quer dizer que seja melhor, mas é o que mais joguei e ainda jogo, mas penso que Final Fantasy Tactics: The War of The Lions, seja, de certa forma, um título unânime.

Final Fantasy Tactics foi o propulsor para todos os outros games do mesmo estilo, seja os que estavam por vir ou aqueles anteriores. Portador de uma profunda e complexa história, este game da Square Enix, lançado em 09 de Outubro de 2007 para PSP no ocidente, foi um sucesso meteórico, sendo esta a versão melhorada do Final Fantasy Tactics para PlayStation.

Destaques

Nem só de Final Fantasy vive o mundo dos amantes RPG Tático, outros também fizeram sua parte desta fantástica e maravilhosa linhas histórica deste sub gênero de jogos:

Front Mission


Produzido pela Square Enix e com seu primeiro lançamento em 24 de Fevereiro de 1995 para Super Nintendo, esta franquia nos coloca em robôs gigantes customizáveis, onde podemos utilizar as primícias do RPG aplicadas em RPG Tático e em robôs – toda uma receita para uma franquia de sucesso.

Tactics Ogre


O primeiro título desta franquia foi lançado para Super Nintendo, pela Atlus em 1995 , muito parecido com o Final Fantasy Tactics, e este, provavelmente foi uma das grandes inspirações da Square Enix e de muitas outras produtoras de jogos no estilo RPG Tático.

Basicamente, a narrativa trata de uma histórica batalha entre reinos, onde o jogador toma o comando de um exército e precisa eliminar todas as ameaças que cruzam o seu caminho e liberar o reino de Valeria da opressão.

Disgaea


Desenvolvido pela Nippon Ichi Software e lançando seu primeiro título em 30 de Janeiro de 2003, esta é uma série muito respeitada pelos amantes do gênero. O game tem um visual cativante, cartunesco, divertido e engraçado, possui uma jogabilidade padrão, porém traz mais de 100 magias e 150 personalizações de personagens para os jogadores duelarem com monstros e demônios de todos os tipos.

Fire Emblem

Distribuído pela NintendoFire Emblem é um dos “vovôs” do estilo. Seu primeiro título foi lançado em 30 de Abril de 1990, para o Nintendinho e ao todo franquia possui 16 jogos.

Um elemento chave no combate em Fire Emblem é o “Triângulo das Armas”, um sistema que governa os pontos fortes e fracos que certas armas e tipos de magia têm uns contra os outros em uma forma de pedra, papel e tesoura . Para armas, as lanças são mais fortes que as espadas, as espadas são mais fortes que os machados e os machados são mais fortes que as lanças. No sistema mágico, o fogo é mais forte que o vento, o vento é mais forte que o trovão e o trovão é mais forte que o fogo.

Ponto Final

Os estilo é fantástico e cativante, exige certa expertise, porém, para todos os amantes de RPG, o estilo Tático, traz uma nova temática, com ampliação história e profundidade em seus atos, tudo que um Nerd Gamer, amante de RPGs poderia querer.

Que tal parar tudo que você esta fazendo e partir para jogar um RPG Tático? Lembrando que, Android e IOs também tem seus grandes títulos do estilo comoFantasy War Tactics, War of Crown e o próprio port de Final Fantasy Tactics, sendo assim, escolha seu título preferido e caia na jogatina.

Advertisement

Ixi! E agora, qual sua reação?

Gostei Gostei
6
Gostei
Uau Uau
0
Uau
Nãaoo Nãaoo
0
Nãaoo
Confuso Confuso
0
Confuso
Choose A Format
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Convencional
Formatted Text with Embeds and Visuals
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes