Retrô Game - Street of Rage 3

Olá pessoal! Tudo bem com vocês?

Hoje para fechar o nosso especial sobre a trilogia Street of Rage, irei falar sobre a terceira e ultima versão do game ( até o maravilhoso anúncio de SOR4!) que divide opiniões: alguns o consideram o melhor da franquia, enquanto outros acham que comparado ao Street of Rage 2 ele é muito inferior.

Resultado de imagem para street of rage 3 title

Street of Rage 3 (Bare Knuckle 3 na versão japonesa) foi lançado em 1994 para Mega Drive. Neste game podemos escolher entre 4 personagens: Axel, Blaze, Skate que retornam de SOR2 e o novato Zan, um velho ciborgue que é bem lento, mas muito forte e tem um papel fundamental na historia do game.

Resultado de imagem para street of rage 3 characters
Nossos 4 heróis!!!

Além disso, temos 3 (2 na versão americana) personagens secretos:

Ash: Esse personagem que parece o Pit-bicha é exclusivo da versão japonesa. Ele provavelmente é o primeiro personagem gay da historia dos videogames, aparece como subchefe na primeira fase e pode através de macetes ser selecionado. Na versão americana Ash foi retirado, provavelmente por causa da censura, pois acharam que pelo fato do personagem ser muito estereotipado poderia ofender a família tradicional americana e até grupos LBGT.

Imagem relacionada

Shiva: Lembram-se do penúltimo chefe de SOR2 que era braço direito do Mr. X? Ele voltou e pode ser selecionado! Inicialmente Shiva aparece como chefe da primeira fase, mas com um macete você pode jogar com ele.

Resultado de imagem para street of rage 3 shiva

Roo (Victy na versão japonesa) Ele é um canguru (Oi?) que luta boxe e aparece como subchefe na fase 2, também selecionado através de macetes.

Resultado de imagem para street of rage 3 Roo

A historia do game também possui diferenças entre a versão japonesa e americana: na japonesa, o enredo gira em torno de um explosivo chamado Laxine que foi criado pelo Dr. Gilbert (que é a verdadeira identidade do Zan) e foi usado na criação de uma bomba nuclear que explodiu em uma cidade matando muitas pessoas e um general do exercito chamado Ivan Petrov que conhecia os segredos da bomba que foi sequestrado. Durante o jogo é descoberto que existem outras bombas Laxine que estão em posse do Mr. X (que agora é apenas um cérebro dentro um laboratório) e pretende usa-las para iniciar um guerra global.

Na versão americana foi retirado o plot da bomba Laxine e a historia gira em torno de um esquema do Sindicato para substituir as pessoas com cargos importantes por robôs e controlar a cidade e consequentemente o mundo.

Resultado de imagem para street of rage 3 cutscenes
É Street of Rage ou Exterminador do futuro essa bagaça?

Nos aspectos técnicos, os gráficos não têm muitas diferenças em relação a SOR2, os sprites dos personagens estão menores e alguns foram reaproveitados do game anterior (inclusive uma fase inteira), porem os novos cenários estão bem detalhados e possuem alguns efeitos bem interessantes (mas ainda sim os cenários de SOR2 eram mais variados).

A jogabilidade foi o ponto forte de SOR3: a movimentação está mais ágil e os personagens receberam muitos novos movimentos aproveitando o lançamento do controle de seis botões do Mega Drive. Agora todos os personagem podem correr (algo que era exclusividade do Skate no game anterior) e dependendo do desempenho do jogador é possível ganhar upgrades nos ataques: quantos mais oponentes forem derrotados sem perder nenhuma vida você vai acumulando estrelas que chegam num total de 3 que aumentam o força e a velocidade do ataque executado com o comando “dois pra frente ou dois pra trás + botão de soco”. As armas que podem ser pegas durantes as fases podem ser usadas para executar movimentos especiais, como Axel que executada um “shoryuken” ao utilizar a espada. A inteligência artificial dos inimigos também foi muito aumentada, pois eles pegam as armas que estão no chão, te cercam quando estão em bando e até mesmo pegam os itens de recuperar energia que estão no chão (quando isso acontece dá vontade de jogar o controle pela janela…).

Imagem relacionada
Axel achando que é o Ken!

 

Outra novidade interessante nesse game, que existia no primeiro e foi retirado no segundo, são as armadilha do cenário, como tambores que caem, laser que querem eletrocuta-lo e buracos, um desafio a mais que devemos tomar cuidado além de ficar socando os inimigos.

Algo curioso é que a versão americana é mais difícil que a versão japonesa: Podemos dizer que a dificuldade “normal” da americana equivale ao “hard” da japonesa e se jogarmos a americana no easy o jogo acaba na quinta fase (são sete no total) e não tem final! Para apreciação melhor do jogo sem passar muita raiva recomendo jogar a versão japonesa, os mais hardcores que se aventurem na versão americana, pois terão um desafio elevado pela frente.

Imagem relacionada
O final que não é final ao se jogar no easy na versão americana!

Agora falando em relação ao som, esse é o ponto que fez SOR3 ser tão desprezado por muitos! Mesmo tendo a assinatura de Yuzo Koshiro, que fez um trabalho sensacional nos dois games anteriores, desta vez o cara não foi bem: ele trocou o Techno Rock pelo estilo Hard Techno (que estava na moda na discotecas japonesas na época) e o resultado foram músicas muito esquisitas que em algumas fases chegam a ser irritantes te dando vontade de colocar a televisão no mute! Até mesmo os efeitos sonoros e as vozes ficaram estranhas, não tendo aquela nitidez do game anterior! Na época chegaram a acusar a Sega dizendo que era impossível que a trilha sonora de SOR3 tivesse sido feita pelo mesmo artista de SOR2! Mas, sabe como é né? Até o gênios erram, e Koshiro errou feio, errou rude nessa!

Resultado de imagem para Yuzo Koshiro
É, senhor Kojiro: desta vez não deu!

Curiosidades

A versão japonesa e americana, além da historia e da exclusão do personagem Ash, tem muitas diferenças. Citarei as mais significativas:

-Na versão japonesa, Axel veste camiseta branca e jeans tradicional azul. Na americana, camiseta amarela e jeans preto. Ficou muito estranho! Parece que ele tá usando a roupa do Adam do SOR1! Hahaha!

-Blaze usa sua tradicional roupa vermelha na versão japonesa. Na americana, colocaram uma roupa cinza. Também não gostei! O nome da Blaze traduzido significa labareda, como é algo relacionado a fogo nada mais simbólico do que sua roupa ser vermelha, né?

Axel fazendo cosplay de Adam e Blaze com seu modelito prateado!

-Na versão americana o Skate veste camisa vermelha, luvas, boné e patins azuis, na japa ele se chama Sammy e veste camisa amarela, luvas, boné e patins vermelhos. Gosto mais das cores da versão japonesa.

Resultado de imagem para skate gameplay streets of rage 3
Skate, ou Sammy para os japas!

 

-Na tela de abertura da versão japonesa tem uma animação bem legal do Axel amarrando sua faixa na cabeça e socando a tela, quebrando-a, na versão americana essa animação foi retirada.

Resultado de imagem para street of rage 3 ash

-As roupas de todas as personagens femininas foram alteradas para ficaram menos sensuais.

Vilãs recatadas e do lar na versão americana!

 

-No final verdadeiro do jogo, na imagem em que mostra a Blaze sentada na cadeira de praia, seu biquíni foi aumentado na versão americana.

Reparem na diferença sutil no maiô da Blaze entre as versões americana e japonesa.

Adam de SOR1 e Max de SOR2 apesar de não serem personagens jogáveis aparecem no final verdadeiro do game.

Resultado de imagem para street of rage 3 opening

Lembram-se daquelas duas clones da Blaze que você enfrentava em SOR1? Em SOR3 elas retornam, não são mais meras clones da moça e agora tem nomes: Mona e Liza na versão americana e Yasha e Orihime na versão japonesa.

Resultado de imagem para Yasha e Orihime street of rage
A dupla Mona e Liza que é osso duro de roer!

5 dicas para arrastar a cara dos inimigos no chão pela terceira vez!

 

Para jogar com Ash na versão japonesa quando derrota-lo segure o botão A até a próxima tela da fase começar. Quando perde todas as vidas e usar um continue ele aparecerá para ser selecionado.

Imagem relacionada
Ash arrasando!

 

Para jogar com Roo (Victy) existem dois métodos:

Método 1: Vença o palhaço na fase 2 sem matar o Roo. Quando perde todas as vidas e usar um continue ele aparecerá para ser selecionado.

Método 2: Na tela de título, segure Direcional pra cima + B no controle 1 e aperte Start. Roo pode ser escolhido na tela de seleção de personagens.

Resultado de imagem para street of rage 3 roo
Porrada no palhaço!!

 

Para jogar com Shiva ao derrota-lo na primeira fase, aperte e segure o botão B(tem que ser apertado quando Shiva começar a gritar) até começar a próxima fase. Shiva pode ser selecionado no Continue.

Resultado de imagem para street of rage 3 shiva
Shiva: inimigo no SoR2, aliado no 3!

Na parte em que você é perseguido pelo trator fique quebrando os muros e sempre que perceber que o trator está chegando perto para te atacar vire e de socos para afasta-lo.

Resultado de imagem para street of rage 3 roo boss
Corre Berg!!!

 

Para ver o final verdadeiro é necessário salvar o general (ou chefe de policia) na fase 6. Para salva-lo você precisa desativar os dois interruptores para liberta-lo antes da bomba de gás explodir e mata-lo.  Quando enfrentar o chefe Ned-X na fase 7 derrote-o antes do tempo acabar.

Resultado de imagem para ned x street of rage 3

 

Então é isso pessoal! Espero que tenham gostado do nosso especial sobre Street of Rage e agora é esperar o quarto jogo da franquia que vem por aí e promete ser divertido e nostálgico!

Resultado de imagem para street of rage 3 team
Só vem!!!

Até mais!!

 




Veja os comentários abaixo!

Cristiano de Andrade
Colecionador de quadrinhos ( especialmente Marvel) , gamer e viciado em séries, ele não entende por que os nerds que na sua época eram tão unidos agora se dividiram em facções: é Caixista contra Sonysta, Marvete contra Decenauta e etc... Bora esquecer rivalidade e se divertir, galera!