Dead or Alive e as FanArts Impróprias
Dead or Alive e as FanArts Impróprias – A série Dead or Alive, que estreou em 1996, é conhecida não só pelos jogos de luta, mas também pelo estilo provocativo. Foi essa franquia que popularizou amplamente o termo “física jiggle”, embora em 2018 a Koei Tecmo tenha prometido moderar sua franqueza.

No entanto, a empresa leva muito a sério a proteção de sua propriedade intelectual. Em uma conferência sobre direitos autorais, Tomotoshi Nishimura, gerente geral do departamento jurídico da Koei Tecmo, comparou os personagens a “filhas” que precisam ser protegidas.
De acordo com Nishimura, a empresa não tem reclamações sobre fanarts regulares, mas está lutando ativamente contra conteúdo impróprio. A Koei Tecmo já removeu de 200 a 300 histórias amadoras (doujinshi) e cerca de 3.000 imagens que considerou “inapropriadas”. Algumas das remoções se devem a violação de direitos autorais, mas a maioria se deve à “alteração de personagens para fins adultos”.
É uma posição notável para uma empresa que criou uma franquia provocativa, mas é rigorosa quanto à forma como os fãs interpretam seus personagens. Embora a redação sobre “filhas” possa estar relacionada às peculiaridades da tradução, a mensagem geral é clara, a empresa tomará providências caso os caracteres sejam utilizados de forma inadequada.
Qual a sua opinião?