Os consoles portáteis, apesar de questionáveis são um verdadeiro sucesso no mercado gamer, tendo se tornado um nicho para colecionadores, amantes do estilo e de jogos fora dos padrões abituais. Jonathan Blackley trabalhou no Xbox original na Microsoft no início dos anos 2000, mas deixou a empresa alguns anos depois. Ele se mudou para a Creative Artists Agency e promoveu o desenvolvimento da indústria de videogames, ele também está envolvido em várias start-ups.
Jonathan acha que é de suma importância lançar uma versão portátil do Xbox. Ele twittou sobre isso em resposta a uma mensagem de que o Windows 11 no Steam Deck é a implementação mais próxima possível da versão portátil do console da Microsoft. Lembrando que não apenas os portáteis de grandes empresas fazem sucesso, mas o PCs gamer portáteis do mercado chinês e os potentes “emuladores de mão” fizeram um mercado quase extinto reviver.
Com os rumores de que a Sony estaria movendo forças e fazendo seu próprio console portátil, visto o sucesso do Steam Deck e do Nintendo Switch, ideias semelhantes tendem surgir. É possível que a Microsoft esteja realmente ocupada com tal projeto, mas mesmo especialistas do ramo não têm rumores sobre isso.
Mais Sobre o Xbox
Xbox é uma marca de consoles de jogos eletrônicos criada pela Microsoft. O nome Xbox é incluído em uma série de consoles desenvolvidos pela Microsoft, desde a sexta geração até a nona geração de consoles, bem como o serviço on-line Xbox Live e Xbox Game Pass. A marca foi introduzida pela primeira vez em 15 de novembro de 2001, nos Estados Unidos, com o lançamento do console Xbox.

O primeiro console da série, o Xbox, foi o primeiro console oferecido por uma empresa norte-americana após o Atari Jaguar em 1996. Ele chegou a mais de 24 milhões de unidades vendidas em 10 de maio de 2006. Seu sucessor, o Xbox 360, foi lançado em 22 de novembro de 2005 e descontinuado em 20 de abril de 2016. O sucessor do Xbox 360, o Xbox One, foi anunciado em 21 de maio de 2013 e lançado em 22 de novembro do mesmo ano.