De acordo com a Taykey, uma empresa que analisa dados de redes sociais, a Nintendo foi a empresa mais comentada nas redes sociais durante a E3 2017.
A apresentação da gigante japonesa gerou 108% mais diálogo online do que a Microsoft, que também foi superada pela apresentação da Sony em 12%.
Mas o que realmente importa é que a maioria das conversas favoráveis foi da empresa: 51% delas trazia opiniões positivas, contra apenas 28% de teor acentuadamente crítico. Apenas 38% da conversas sobre a Microsoft tinha um teor positivo, contra 48% marcadamente negativas.
De acordo com a Taykey, uma das grandes diferenças é que a Nintendo se focou completamente em seus jogos, anunciando títulos que os jogadores desejavam, como Super Mario Odyssey e Metroid Prime 4, enquanto a Microsoft se concentrou em seu novo Xbox One X e suas especificações técnicas (quantas vezes ouvimos 4K durante a conferência da empresa?): “Enquanto a Microsoft colocou todas as forças em um grande anúncio, a Nintendo levou novidades em maior quantidade e grande relevância”.
Longe de mim querer dar qualquer combustível a essa tola “guerra de consoles”, mas o Nintendo Spotlight foi mesmo bastante relevante para os donos de um Switch (eu) e 3DS (eu também). Eu assisti todas as conferências e vi coisas de que gostei em todas elas, e fiquei impressionado com as reações um tanto indiferentes às conferências da Sony e da Microsoft por parte de muitos.