A comunidade leitora de quadrinhos foi pega de surpresa com a noticia que o roteirista Brian Michael Bendis, que há quase 20 trabalhava para a Marvel, fechou um contrato de exclusividade com a DC Comics! Esse acontecimento, para vocês terem uma ideia, é o equivalente ao Messi ir jogar no Real Madrid!
Como sou muito fã do Bendis, listarei para vocês os melhores trabalhos do cara na Marvel. Lembrando que essa lista reflete a minha opinião, caso discordem de alguma escolha ou achem que faltou alguma historia poste nos comentários!
Então bora conhecer a nata do Bendis na Marvel
HOMEM-ARANHA ULTIMATE
Ao lado do desenhista Mark Bagley, Bendis teve a missão de recontar a origem do Homem-Aranha para uma nova geração de leitores na linha Ultimate, um novo universo sem ligações com o universo Marvel tradicional onde a maioria dos heróis estava em começo de carreira.
Com sua escrita ágil e os ótimos desenhos de Bagley, Bendis criou uma verdadeira epopeia que durou 160 edições ( ele ao lado de Bagley entraram para o Guiness Book como a dupla criativa que ficou a mais tempo a frente de título de quadrinhos) contando a vida desse novo Peter Parker até culminar em sua heroica morte numa batalha contra o Duende Verde num dos momentos mais tristes já visto em HQs.
As historias do Homem-Aranha Ultimate foram publicadas aqui no Brasil no mix da revista Marvel Millennium Homem-Aranha do nº 1 ao 100 e na revista Ultimate Marvel dos números 1 ao 27.
MILES MORALES,O NOVO HOMEM-ARANHA ULTIMATE!
Quando Bendis matou o Peter Parker Ultimate é claro que ele tinha um plano maior por traz de tudo isso e logo o mundo inteiro foi surpreendido pela noticia que teríamos um novo Homem-Aranha e que esse novo herói seria um garoto negro! Miles Morales, o novo Homem-Aranha chegou chegando mostrando ser tão cativante quanto Peter Parker e caiu logo nas graças do publico tanto que após a saga Guerras Secretas em que o universo Ultimate foi eliminado,ele foi integrado ao universo Marvel tradicional.
As historias do Homem-Aranha Miles Morales pré Guerras Secretas foram publicadas no mix da revista Ultimate Marvel do número 28 ao 56 e no mix da revista Ultimate Marvel ( nova série do selo Marvel Now) do número 1 ao 12.
As historias pós Guerras Secretas estão sendo publicadas no mix da revista O Espetacular Homem-Aranha que atualmente está no número 13.
GUERRA SECRETA
Podemos dizer que essa é a primeira grande saga que Bendis escreve na Marvel! Nick Fury recruta os heróis Capitão América, Homem-Aranha, Luke Cage, Demolidor, Viúva Negra e Wolverine para ajuda-los numa missão secreta de derrubar a governante da Latvéria que estava traficando armas e financiando os vilões que utilizam tecnologia nos EUA.
Com a arte sensacional do artista italiano Gabrielle Dell’oto, Guerra Secreta também marca a estreia da personagem Daisy Johnson, A Tremor que é a protagonista da série Agents of the Shield.
ALIAS
Na minha humilde opinião esse é o melhor trabalho de Bendis na Marvel! Alias é a HQ de estreia da Jessica Jones, personagem criada por Bendis no selo Max em que as historias são voltadas ao publico adulto e contem violência, sexo e palavrões.
Conta a lenda que Bendis queria ter utilizado como personagem principal de sua historia a personagem Jessica Drew, a Mulher-Aranha original, da qual ele é muito fã, porem a Marvel disse que tinha outros planos para a personagem e Bendis foi obrigado a criar Jones. Sorte nossa!
Em Alias vemos um lado mais sujo e menos glamouroso do universo Marvel na visão de Jessica Jones, uma garota que ganhou poderes num trágico acidente e tentou ser uma super-heroína porem uma tragédia em sua vida heroica a deixou traumatizada e fez ela desistir dessa carreira e se tornar uma mulher destrutiva,mal-humorada e alcoólatra.
O engraçado de Alias é que por mais que Jessica queira fugir do mundo dos super-heróis,todos os casos que pega tem algo relacionado a esse universo como o caso em que ela tem que investigar o paradeiro de Rick Jones ( antigo parceiro do Hulk) e uma conspiração envolvendo o Capitão América.
Com cenas inacreditáveis ( como o momento em que Jessica “se toca” ao olhar um poster de Johnny Storm, o Tocha Humana) e repleta de humor negro, Alias é um das melhores HQs da Marvel dos últimos 30 anos! Indispensável para todos que gostam de quadrinhos que fogem do óbvio.
Alias foi publicado no Brasil no mix da revista Marvel Max do número 1 ao 22 e na edição Marvel Max Especial lançada em 2005. A Panini prometeu que em breve lançará toda a série em encadernados! Não percam essa oportunidade!
DEMOLIDOR
Segundo melhor trabalho de Bendis na Marvel, sua passagem pela revista do Demolidor que durou aproximadamente 50 edições, é considerada por muitos uma das melhores fases do personagem! Para alguns, ela chega a ser superior a fase escrita por Frank Miller que é considerada a melhor fase do personagem.
Bendis chacoalha a vida do Demolidor de uma forma impressionante em sua fase: Um jornal recebe uma informação exclusiva e a publica na primeira pagina ” Matt Murdock é o Demolidor” o que é o suficiente para repórteres acamparem na porta da casa de Matt querendo saber se a informação procede! Essa noticia praticamente pinta um alvo nas costas de Matt pois agora seus inimigos sabem sua identidade! A sanidade de Matt é levada ao extremo ao ter que lidar com essa pressão vinda de todos os lados!
Dois arcos que são sensacionais são O Julgamento do Século em que Matt resolve ser o advogado de defesa do herói Tigre Branco que foi acusado de um crime que não cometeu e O Rei da Cozinha do Inferno em que o Demolidor após derrotar o Rei do Crime se proclama o novo rei de seu bairro e usa métodos nada ortodoxos para acabar com o crime em seu bairro o que rende um feedback dos outros heróis. Bendis preza muito pelos diálogos e transforma o Demolidor num coadjuvante de Matt Murdock, focando na vida do advogado e mostrando que o personagem é muito mais do que apenas um advogado cego que se veste como o diabo.
A fase de Bendis termina com um plot Twist inacreditável que graças aos deuses dos quadrinhos é bem desenvolvido pelo roteirista Ed Brabaker que assume a revista após a saída de Bendis.
A aclamada passagem de Bendis em Demolidor foi publicada aqui no Brasil na revista Hulk e Demolidor do número 1 ao 12 e na revista mensal Demolidor ( série de 2004) do número 1 ao 35.
A Panini está lançado também toda a fase em encadernados: por enquanto já tivemos os encadernados Revelado e O Rei da Cozinha do Inferno e já foi anunciado o encadernado Decálogo. A tendência é que lancem mais um encadernado ( que provavelmente se chamará “O Dossiê Murdock” ) para fechar a fase do Bendis.
VINGADORES: A QUEDA
Quando Bendis assumiu a revista dos Vingadores ele tinha a missão de tentar algo novo,pois a Marvel queria colocar os Vingadores, grupo que sempre foi ofuscado por X-Men e Quarteto Fantástico, em evidencia, e qual a melhor forma de construir algo novo se não destruindo o velho, né? É exatamente isso que Bendis faz nessa historia promovendo o pior dia da vida dos Vingadores em que eles são atacados por todos os lados, membros importantes morrem e ao final descobrem que foi tudo culpa da Feiticeira Escarlate, membro do grupo que ficou maluca!
A edição final dessa saga é bem tocante pois Bendis mostra os membros restantes dos Vingadores decidindo desfazer o grupo e relembrando antigas aventuras fazendo homenagens a historias clássicas da equipe. Fãs das antigas derramaram lágrimas!
Vingadores: A Queda foi publicado na revista Os Poderosos Vingadores ( série de 2005) do número 22 ao 24, em um encadernado lançado em 2008 e na edição 34 da coleção de capa preta da Salvat.
OS NOVOS VINGADORES VOLUME 1
Depois de destruir, é hora de construir! Bendis nos apresenta Os Novos Vingadores, equipe formada por Capitão América, Homem de Ferro, Mulher-Aranha, Luke Cage ( que Bendis retirou do limbo e deu grande destaque) e dois membros inusitados: Homem-Aranha e Wolverine, os dois personagens mais populares da Marvel na época.
Juntamente com os novos personagens Ronin e Sentinela, Bendis nos presenteia com uma equipe com uma dinâmica incrível, com ótimos diálogos, tramas cheias de ação e finalmente fazendo os Vingadores serem o centro do Universo Marvel tornando a revista a mais vendida e popular da época.
As historias dos Novos Vingadores foram publicadas aqui no Brasil na revista Os Novos Vingadores ( que se chamava anteriormente Os Poderosos Vingadores mas mudou de nome devido a nova fase) do nº 25 ao 91.
A Panini também está lançando essa fase nos encadernados Marvel Deluxe. Até o momento foram lançados os encadernados “MOTIM!”, “GUERRA CIVIL“, “REVOLUÇÃO“,”INVASÃO SECRETA” e “A BUSCA PELO MAGO SUPREMO. É esperado que a Panini lance mais um encadernado para fechar essa coleção.
DINASTIA M
Essa é a primeira grande saga escrita por Bendis que trouxe consequências a todo o universo Marvel. Continuação direta de Vingadores: A Queda, nessa historia os Vingadores e os X-Men devem decidir o destino da Feiticeira Escarlate que por estar instável mentalmente se tornou um perigo para todos e para si mesma. É gerado um debate ético sobre matar ou não matar a heroína porem, tudo muda quando a Feiticeira usa seus poderes e altera a realidade criando um mundo onde os mutantes são a maioria e os humanos a minoria. Resta a alguns heróis que mantiveram suas memórias tentar desfazer a magia da Feiticeira e fazer o mundo voltar ao normal.
Com os ótimos desenhos de Oliviel Coipiel e momentos bem emblemáticos ( o “Chega de Mutantes!” se tornou uma das cenas mais clássicas dos quadrinhos), Dinastia M é um ótima leitura que trouxe mudanças que duraram por muito tempo principalmente no universo dos X-Men.
Dinastia M foi publicada como minissérie em 4 edições em 2006, como encadernado em 2009 e também na edição 40 da coleção de capa preta da Salvat.
CAVALEIRO DA LUA
Com o seu parceiro de Demolidor, Alex Maleev, Bendis nos traz uma fase bem interessante do Cavaleiro da Lua. Personagem pouco conhecido do universo Marvel mas que nas mãos hábeis do escritor se torna bem interessante.
Numa historia recheada de humor e com vários momentos “WTF”, Bendis brinca com o transtorno de personalidade do herói o fazendo imaginar uma hora ser o Capitão America,outra o Homem-Aranha e até o Wolverine.
Para quem nunca leu nada do personagem é um boa porta de entrada e uma historia interessantíssima.
Cavaleiro da Lua foi publicado aqui no Brasil com o subtitulo “Recomeço” em dois encadernados de capa mole. Difícil achar hoje em dia, mas vale muito a pena!
OS ILLUMINATI
Os Illuminatis são um grupo formado por Homem de Ferro, Professor Xavier, Namor, Pantera Negra, Senhor Fantástico e Raio Negro que se reúnem secretamente para decidir sobre assuntos importante no Universo Marvel. Numa historia que tem diálogos poderosos, Bendis cria um embate de palavras entre esses 6 personagens tão diferentes interferindo em grandes momentos da historia do universo Marvel. Foi deles a decisão de mandar o Hulk para o espaço, o que resultou nas sagas Planeta Hulk e Hulk contra o Mundo!
O grupo foi tão bem aceito que o roteirista Jonathan Hickman criou um revista mensal só para eles na fase Marvel Now que é considerada um dos melhores títulos dessa fase.
As historias dos Illuminatis escritas por Bendis ( numa minissérie de 5 edições) foram publicadas aqui no Brasil nas revistas Os Novos vingadores nº39, 49 a 51 e 56 e também num encadernado lançado ano passado que compila toda a minissérie. além de terem feito participações na revista mensal dos Novos Vingadores.
Então é isso, galera! Espero que tenham gostado dessas indicações de trabalhos de Bendis e tomara que o roteirista tenha muito sucesso na DC nos trazendo ótimas histórias!
Boa semana para todos!