
No início dos ano 90, o melhor jeito de jogar um X1 era em um arcade, já que, internet e computadores caseiros eram extremamente raros em um Brasil de crise econômica e inflação assombrosa. Com isso, muitos amantes de arcades e especialmente apreciadores de jogos de luta, se juntavam para fazer aquele belo torneio da rua para mostrar quem era o maioral do bairro.
Em um belo dia, em 1996, Tom Cannon, “idólatra” de games de luta e fundador do site Shoryuken, criou o B3, Battle by the Bay, evento que seis anos mais tarde seria rebatizado como Evolution Championship Series, ou EVO, e é sobre este evento que falaremos em nosso texto.
Do que se trata?
A EVO é o maior torneio de games de luta do mundo, envolvendo os maiores jogadores do momento, para se enfrentarem nos títulos da atualidade; Mortal Kombat, Street Fighter e inúmeros outros games interessantes, que sempre estão a vista de todos.

Ano após ano, o evento tem gerado lances históricos e premiações interessantes, fazendo o evento ter cada vez mais prestigio, seja da mídia ou mesmo dos gamers, o fato é que aquele campeonato de Fliperama de bairro cresceu e se tornou um maravilhoso evento mundial.
História
Parece difícil de acreditar, mas segundo Tom Cannon, a primeira edição da EVO, em 1996 (ainda B3) foi para resolver um “problema” de rivalidades entre jogadores da parte Sul e Norte da Califórnia, e para ver quem era o melhor, nada melhor que um belo campeonato. Os campeões deste torneio foram Graham Wolfe e Alex Valle, isso porque a disputa foi realizada em 2 games; Super Street Fighter II Turbo e Street Fighter Alpha 2, e para que o torneio ocorresse com força máxima, as disputas foram realizadas em máquinas de arcade, já que nelas, os games rodavam da melhor forma.
Apesar de interessante, o torneio oficial entrou em recesso, e só voltou a ocorrer no ano 2000, com uma estrutura muito similar a que é conhecida hoje, esta edição ocorreu em Las Vegas, sendo ainda mais badalado, com os 5 melhores jogos de luta até então; Super Street Fighter II Turbo, Street Fighter Alpha 2, Street Fighter Alpha 3, Street Fighter III: 3rd Strike e Marvel vs. Capcom 2.

Dai em diante, o público e o número de jogadores só cresceu, tendo no torneio jogadores de todo o mundo, e é claro, os japoneses são sempre presença garantida, com partidas fantásticas e quase inacreditáveis. Em decorrência do sucesso, a EVO ocorre anualmente e cativa cada vez mais o público. Como um desses lances históricos e maravilhosos, podemos citar a final do torneio de 2004, que realmente, foi de tirar o folego:

Já que o sucesso era muito maior que o esperado e os gamers japoneses estavam invadindo Las Vegas, a EVO expandiu suas fronteiras e organizou em Janeiro de 2018 sua primeira edição no Japão, trazendo torneios de jogos populares no país asiático, como Super Smash Bros. Melee, BlazBlue: Central Fiction e Arms; infelizmente o evento deu um prejuízo de US$ 1 milhão, muito em função das entradas gratuitas e da falta de interesse de patrocinadores.
E é claro, o Brasil não poderia ficar de fora de um evento deste calibre, apesar de serem apenas 13 jogadores, as terras tupiniquins foram representadas em meio as 14 mil inscrições feitas:
Qual a sua opinião?