+ JogosNintendoSwitch

Switch se tornou um problema? Nintendo revela os desafios de lançar um novo console

Switch se tornou um problema? Nintendo revela os desafios de lançar um novo console 1
Compartilhar

A Nintendo, uma das maiores fabricantes de videogames do mundo, revelou os desafios que enfrenta para lançar uma nova geração de consoles, após o sucesso do Switch, que se tornou o terceiro console mais vendido da história. A empresa também afirmou que não se sente em uma posição segura e que continua buscando inovação e qualidade em seus produtos e serviços.

O sucesso do Switch

O Switch é um console híbrido, que pode ser usado tanto na TV quanto em modo portátil, lançado em março de 2017. Desde então, o aparelho se tornou um fenômeno de vendas, superando as expectativas da própria Nintendo. Até dezembro de 2023, o Switch vendeu mais de 139 milhões de unidades em todo o mundo, se tornando o terceiro console mais vendido da história, atrás apenas do PlayStation 2 e do Nintendo DS.

Switch se tornou um problema? Nintendo revela os desafios de lançar um novo console 2
Nintendo Switch

O Switch também se destacou pela sua biblioteca de títulos exclusivos, que incluem franquias consagradas como Mario, Zelda, Pokémon, Animal Crossing, Splatoon e Smash Bros. Alguns dos games mais populares do console são The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Super Mario Odyssey, Animal Crossing: New Horizons, Mario Kart 8 Deluxe e Super Smash Bros. Ultimate.

Os desafios da transição

Apesar do sucesso do Switch, a Nintendo sabe que não pode se acomodar e que precisa se preparar para o futuro. Em uma reunião com investidores, o presidente da empresa, Shuntaro Furukawa, reconheceu que a transição de uma geração de consoles para outra nunca é fácil, e que a empresa já enfrentou dificuldades no passado, após plataformas bem-sucedidas como o Wii e o 3DS.

Switch se tornou um problema? Nintendo revela os desafios de lançar um novo console 3
Nintendo Switch

Furukawa disse que a empresa não considera sua situação atual totalmente segura, e que precisa continuar com um sentimento de urgência para oferecer propostas únicas e atraentes para os consumidores. Ele também disse que a empresa não se preocupa com a concorrência dos outros consoles, como o PlayStation 5 e o Xbox Series X/S, e que seu objetivo é oferecer experiências divertidas e inovadoras para os jogadores.

Os planos para o futuro

Furukawa não confirmou nem negou os rumores de que a Nintendo estaria trabalhando em um novo console, chamado de Switch 2 ou Switch Pro, que teria um hardware mais potente e suportaria resoluções de até 4K. Ele disse apenas que o Switch ainda tem muito potencial e que a empresa tem planos de ainda aproveitar o potencial de seu atual console no avi vigente, mesmo as vésperas de uma possível lançamento de um novo produto.

Compartilhar

Qual a sua opinião?