Desde a sua criação, Pokémon tenta inovar, explorando novos ângulos das queridas bichinhos, desde uma série de stop-motion sobre um resort Pokémon até o filme com Detetive Pikachu. As pequenas criaturas ganharam os corações de gerações sendo muito mais do que apenas as habituais rinhas. No entanto, isso não era o caso há 25 anos, quando um importante spin-off ajudou a impulsionar Pokémon em uma nova direção, dando vida à série como nunca antes.
O Surgimento de Pokémon Snap
Lançado para o Nintendo 64 em 21 de março de 1999, Pokémon Snap foi um dos primeiros spin-offs da série, seguindo os passos de Pokémon Stadium e Hey You, Pikachu. Como este último, Snap foi fundamental para mostrar como os Pokémon interagem com o mundo ao seu redor, fazendo-os sentir como criaturas vivas e respirantes, e não apenas tokens para batalhas.
A Experiência de Pokémon Snap
O título tem você jogando como Todd, que se inscreve para ajudar o Professor Carvalho em seus projetos de pesquisa. Embora haja uma história leve, esta é uma experiência construída inteiramente em seus sistemas de jogabilidade – e nas adoráveis criaturas, é claro.

Jogabilidade
Pokémon Snap é um jogo enganosamente simples, seu objetivo é tirar fotos perfeitas dos Pokémon enquanto você se move ao longo de uma trilha pré-determinada em um carrinho. Conforme você avança no jogo, desbloqueia uma variedade de acessórios que podem ser usados para interagir com Pokémon, como maçãs para atraí-los para lugares específicos ou uma Poké-Flauta que pode afetar seu comportamento.

A Magia de Pokémon Snap
Uma descrição adequada é chamar Snap de National Geographic dos jogos Pokémon. É tudo sobre estudar comportamentos e tentar influenciar as criaturas o suficiente para conseguir a foto perfeita. A verdadeira alegria do jogo está nos pequenos momentos emergentes que surgem – como um grupo de Charmanders enlouquecendo por uma maçã ou Jigglypuff ficando furiosa quando você interrompe seu concerto na caverna.

Embora seja possível completar o jogo inteiro em cerca de dez horas, há um ciclo de jogabilidade intensamente cativante em seu núcleo. Voltar aos níveis para encontrar cada pequeno segredo e aperfeiçoar suas fotos é imensamente satisfatório. Isso ajuda a manter a experiência fresca, mesmo que você precise jogar o mesmo nível várias vezes.
O Impacto de Pokémon Snap
Mais do que qualquer outra coisa, Snap funcionou em conjunto com o mega sucesso da série de anime para dar vida ao mundo de Pokémon. Fez os Pokémon parecerem vivos de uma forma que nenhum outro jogo havia feito. Isso ajudou a preparar o terreno para inúmeros outros jogos, programas de TV e filmes que exploram como seria um mundo repleto de Pokémon na realidade. Nesse sentido, Pokémon Snap é um dos jogos mais importantes que a franquia já viu.

Qual a sua opinião?