+ Jogos

A mudança de linear para aberto: um mergulho profundo em jogos de ação e aventura 

Jogos de ação e aventura naturalmente sempre tiveram um apelo forte para sua narrativa e história

A mudança de linear para aberto: um mergulho profundo em jogos de ação e aventura  1
Compartilhar

No início dos videogames, ter uma progressão linear a cada etapa era a normativa principal. Mesmo em jogos de ação, os roteiros eram pré-definidos, as fases eram bastante estruturadas e havia uma liberdade limitada para exploração do espaço e do ambiente como um todo. Porém, com o passar do tempo, a indústria testemunhou significativas evoluções, passando para um modelo cada vez mais aberto e dinâmico. A seguir, vamos falar sobre como os jogos de ação e aventura evoluíram, analisando os impactos na experiência dos jogadores e as possibilidades para o futuro deste nicho.  

Os jogos lineares 

Jogos de ação e aventura naturalmente sempre tiveram um apelo forte para sua narrativa e história. Especialmente nos anos 80 e 90, os títulos ofereciam desafios bem estruturados, com caminhos demarcados e objetivos claros. No entanto, a progressão era controlada pelo próprio jogo, e, com isso, cada jogador tinha uma experiência parecida, independentemente do modo como jogasse. 

Nesta linha, um dos benefícios principais deste formato era a possibilidade de contar histórias de forma controlada e, ao mesmo tempo envolvente. Estes jogos conduziam os jogadores por meio de eventos e acontecimentos roteirizados, sem chances significativas de mudar a história.  

Entretanto, com o avanço da tecnologia, foi natural que o universo dos jogos também fosse impactado. Com isso, houve um aumento da demanda de imersão, surgindo também a necessidade da expansão de limites, de uma jogabilidade ainda mais apurada e, consequentemente, de uma liberdade cada vez maior para os jogadores. Surge, assim, os jogos em Mundo Aberto. 

O surgimento dos jogos de Mundo Aberto 

A transição dos jogos de lógica linear para aqueles que contam com modo aberto ganhou força principalmente com o advento de títulos como Grand Theft Auto, o popular GTA, e, também, The Elder Scrolls. Estes jogos permitiam que os jogos pudessem explorar grandes cenários, definindo a ordem de suas missões e o modo como seria sua interação com o mundo. Seu desenvolvimento, no entanto, é bastante robusto e trabalhoso, demandando meses e, frequentemente, anos para sua conclusão. 

Nos últimos anos, essa abordagem foi refinada e aprimorada. Lançamentos como The Witcher ajudaram a consolidar esse universo, principalmente por trazerem uma narrativa envolvente e, ao mesmo tempo, equilibrada. Ao invés de propor um caminho linear, estes jogos trazem a possibilidade de explorar, tomar decisões e influenciar o desenrolar da história a partir de suas atitudes. Esse tipo de joga desperta sentimentos de excitação, animação e adrenalina, semelhante ao que acontece em jogos de cassino online, como jetx, por exemplo. 

Mundo aberto: benefícios e desafios 

A evolução para o formato aberto trouxe consigo uma série de mudanças e, consequentemente, vantagens para a experiência dos jogadores. Isso ajuda a explicar os motivos pelos quais estes jogos são tão populares e, também, os motivos pelos quais tantos jogos se beneficiaram desta tendência. Em jogos desse tipo, ao invés de seguir uma linha predefinida, os jogadores podem escolher o seu próprio caminho. 

Esse modo de jogo oferece uma liberdade de escolha maior para os jogadores, além de trazer diferentes abordagens para a resolução de problemas e das situações dos jogos. Justamente por isso, estes jogos trazem um maior tempo de jogo e de “rejogabilidade”, afinal, esse formato incentiva que os jogadores gastem mais tempo explorando os espaços, completando missões e experimentando abordagens e narrativas distintas. 

No entanto, com todos estes pontos, para alguns jogadores a experiência pode ser justamente contrária: podem se sentir perdidos, desconectados ou sem um fio condutor. Além disso, algumas pessoas consideram que estes jogos podem, com o tempo, causar uma experiência cansativa. 

Conclusão: o futuro dos jogos 

Falar sobre o futuro dos jogos é como olhar para um quadro em branco: tudo pode ocorrer. Hoje, com todos os avanços na Inteligência Artificial e no desenvolvimento de novas tecnologias, apontar quais caminhos o mundo do entretenimento vai seguir é um caminho complexo e difícil. O que é fato, é que este universo certamente seguirá em constante evolução. 

A transição dos jogos lineares para os de mundo aberto trouxe grandes revoluções para o gênero, especialmente por trazerem a ação e a aventura por outras perspectivas. Isso tudo proporciona experiências dinâmicas e de grande envolvimento. Apesar de todos estes desafios, a tendência é que os jogos continuem explorando cada vez mais formas de imersão e interatividade e, indo nesta linha, os jogos de mundo aberto tem muito a contribuir. 

Compartilhar
Escrito por
Galáxia Nerd

Explore um universo de entretenimento na Galáxia Nerd! Fique por dentro das últimas notícias, participe de comunidades apaixonadas e mergulhe na cultura nerd.

Qual a sua opinião?

Você pode gostar também
GTA Online em Novembro
+ JogosPCPlayStationXbox Series

GTA Online em Novembro – Assaltos em Destaque no GTA Online

Neste mês de novembro, GTA Online traz uma comemoração especial para os...

GTA 6
+ JogosPS5Xbox Series

GTA 6 – O que Podemos esperar dessa Revolução no Universo dos games?

O lançamento de Grand Theft Auto VI (GTA 6) está gerando uma...