Hell Clock – Se você é um(a) jogador(a) veterano(a), com toda certeza já experimentou inúmeros games baseados em guerras e conflitos históricos do nosso mundo real. E dá pra afirmar, sem medo de errar, que basicamente 100% desses jogos tiveram eventos europeus, norte-americanos ou até asiáticos como fonte histórica.
Então, que tal dessa vez experimentar um RPG de ação sombrio, no melhor estilo Diablo, que tem nossa famosa Guerra de Canudos como inspiração? Se curtiu a ideia, então anime-se! Pois essa é exatamente essa a premissa do super promissor Hell Clock!
Desenvolvido pelo estúdio brasileiro Rogue Snail em parceria com a distribuidora Mad Mushroom, Hell Clock é um RPG de ação roguelike com câmera isométrica que remete a clássicos como Diablo e Hades. Mas seu grande diferencial no que diz respeito a gameplay estará no dinamismo e na ação frenética, já que cada masmorra será literalmente uma batalha contra o tempo do relógio do inferno.
Como citamos anteriormente, a trama de Hell Clock é inspirada na Guerra de Canudos. Mas se você já saiu da escola há muito tempo e não lembra mais deste sangrento episódio da história brasileira, a gente refresca sua memória.
A Guerra de Canudos
A Guerra de Canudos foi um conflito que aconteceu no sertão da Bahia dentro do período que marcou a queda da monarquia e o início do regime republicano no Brasil, mais especificamente entre 1896 e 1897. Neste período de transição, o interior do nordeste se viu abandonado pelo poder público, agonizando em meio à fome e a à seca.
Neste contexto, um peregrino chamado Antônio Conselheiro começou a criar grandes mobilizações ao tecer críticas à política de transição de governo e afirmar que era um enviado de Deus para acabar com a desigualdade. Com este discurso, Conselheiro reuniu cerca de 25 mil seguidores e tomou a fazenda de Belo Monte, fundando ali a Comunidade de Canudos.

Com essas ações, o ex-peregrino acabou fazendo cinco grandes inimigos de uma vez só, sendo eles a Igreja, que se via perdendo cada vez mais fiéis para o “enviado de Deus”, os latifundiários, que temiam uma invasão de terras em massa após a tomada de Belo Monte, além do governo da Bahia, o governo federal e o exército, que enxergavam Conselheiro e seus seguidores como uma ameaça potencial ao poder, tratando-os como rebeldes traidores da pátria.
E após 3 tentativas de invasão frustradas por parte dos militares, o governo decidiu mobilizar 5 mil homens armados e diversos canhões para acabar completamente com a Comunidade de Canudos, que sucumbiu em um confronto que registrou um total de aproximadamente 25 mil mortos, entre militares e rebeldes. Curiosamente, o líder Antônio Conselheiro havia morrido três meses antes da quarta incursão militar, por causas ainda desconhecidas.
A história de Hell Clock
Na trama de Hell Clock, assumimos o papel de Pajeú, um ex-escravo e combatente da Guerra de Canudos que acaba sendo misteriosamente enviado para um purgatório futurista com o objetivo de resgatar seu falecido líder Antônio Conselheiro.

Em sua jornada, Pajeú descobre que o conflito nas terras da Bahia transcende o plano físico, envolvendo sistemas de opressão enraizados na história do Brasil que seguem mostrando suas marcas até os dias de hoje.
Hell Clock tem lançamento previsto para o segundo trimestre de 2025, exclusivamente para PC.

Qual a sua opinião?