Home + Jogos Final Fantasy Tactics – Remake de Clássico É Reconstruído do Zero Após Código Fonte Ser Perdido
+ JogosPCPS5Xbox Series

Final Fantasy Tactics – Remake de Clássico É Reconstruído do Zero Após Código Fonte Ser Perdido

A Square Enix revelou que Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles, precisou ser totalmente reconstruído do zero.

Final Fantasy Tactics
Compartilhar

Final Fantasy Tactics – A Square Enix revelou recentemente que Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles, o aguardado remake do clássico tático de 1997, precisou ser totalmente reconstruído do zero. O motivo? O código fonte original foi perdido, uma consequência de práticas antigas de desenvolvimento e da ausência de ferramentas eficazes de preservação naquela época.

Final Fantasy Tactics - Remake de Clássico É Reconstruído do Zero Após Código Fonte Ser Perdido 1
Final Fantasy Tactics

Um Remake Literalmente Novo

Em um post no blog oficial do PlayStation, Kazutoyo Maehiro, que foi planejador de eventos no jogo original e agora dirige o remake, explicou que o processo de desenvolvimento em meados dos anos 90 envolvia sobrescrever o código constantemente a cada correção de bug ou adição de nova funcionalidade. Isso, somado à inexistência de ferramentas modernas de gerenciamento de recursos, resultou na perda total do código original.

Final Fantasy Tactics - Remake de Clássico É Reconstruído do Zero Após Código Fonte Ser Perdido 2
Final Fantasy Tactics

Com isso, a equipe da Square Enix optou por reconstruir todo o jogo do zero, ao invés de utilizar emulação, justamente para poder aplicar melhorias modernas sem comprometer a essência da obra.

Duas Experiências em Um Só Pacote

Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles trará duas versões do jogo: uma Clássica, que recria a experiência original com fidelidade, e uma Aprimorada, que se baseia na reconstrução para oferecer melhorias mais sutis e refinamentos modernos.

Final Fantasy Tactics - Remake de Clássico É Reconstruído do Zero Após Código Fonte Ser Perdido 3
Final Fantasy Tactics

A decisão de evitar emuladores, segundo Maehiro, foi motivada pela limitação que esse método impõe à implementação de ajustes granulares, algo essencial para alinhar o jogo aos padrões contemporâneos sem sacrificar sua identidade tática e narrativa.

Compartilhar

Qual a sua opinião?

Você pode gostar também
Review Onimusha: Way of the Sword (PC)
85%
+ JogosGamesPCReviews

Review Onimusha: Way of the Sword (PC)

A Capcom traz de volta a franquia Onimusha com Way of the...

PlayStation pode voltar atrás na decisão de acabar com mídia física após pressão
GamesPlayStationPS5

PlayStation pode voltar atrás na decisão de acabar com mídia física após pressão

A Sony iniciou uma grande pesquisa com desenvolvedores e pode reconsiderar o...

Sony registra patente curiosa para pareamento de partidas online com base em dados de busca
GamesPlayStationPS5

Sony registra patente curiosa para pareamento de partidas online com base em dados de busca

A Sony registrou uma nova patente de matchmaking com IA que analisa...

Xbox negocia megapacote com mais de 12 franquias para filmes e séries em Hollywood
FilmesMicrosoftSéries

Xbox negocia megapacote com mais de 12 franquias para filmes e séries em Hollywood

Xbox apresenta proposta de mais de US$ 300 milhões para estúdios como...