Fãs esperam há quase 15 anos pelo livro inédito de George R.R. Martin, mas The Winds of Winter foi mencionado há mais de 30 anos

The Winds of Winter é o sexto livro (que ainda não finalizado) da série As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R.R. Martin, mundialmente famosa após a adaptação da HBO em Game of Thrones. A história por trás disso já é conhecida: a série adaptou os cinco primeiros livros, mais ou menos um por temporada (1 a 5). Depois disso, ficou sem material original, e Martin passou aos produtores os principais rumos da trama, que foram usados nas polêmicas temporadas 6 a 8. Mas o autor ainda não revelou esses desdobramentos com suas próprias palavras no papel.
E, embora existam alguns sinais positivos nos últimos anos, ainda não há uma previsão concreta de quando The Winds of Winter será lançado. Os fãs aguardam desde 2011, ano em que Martin publicou A Dance With Dragons. São 14 anos de espera. Porém, a primeira menção a Winds remonta a ainda mais tempo.
Um usuário do Reddit, de nome Expensive-Country801, publicou recentemente um recorte curioso: uma mensagem escrita em janeiro de 1994 sobre a revista Locus, especializada em ficção científica e fantasia. O texto dizia:
“Nossa. De acordo com a edição de dezembro da Locus, George R.R. Martin vendeu uma trilogia de fantasia épica, A Song of Ice and Fire, para a editora Bantam, por uma grande quantia em dinheiro. Os três títulos são: A Game of Thrones, A Dance With Dragons e The Winds of Winter. A má notícia é que o primeiro romance só deve sair no início de 1996.”
De fato, A Game of Thrones chegou às prateleiras em 1996, e nos anos seguintes Martin manteve um ritmo relativamente bom de lançamentos. A primeira grande pausa veio entre o terceiro e o quarto livro: A Feast for Crows demorou cinco anos para ser lançado. Já A Dance With Dragons veio seis anos depois. E, desde então… o silêncio se prolonga.

Curiosamente, no esboço original da série feito por Martin, A Game of Thrones deveria cobrir, sozinho, o que hoje são os três primeiros livros (A Game of Thrones, A Clash of Kings e A Storm of Swords). Depois, A Dance With Dragons trataria da invasão de Westeros por Daenerys Targaryen, e The Winds of Winter encerraria a história. Já os volumes A Feast for Crows e A Dance With Dragons (sim, o mesmo nome foi mantido) surgiram como soluções para preencher as lacunas narrativas e levar os leitores até o momento da esperada invasão de Daenerys.
Ou seja, tecnicamente, ainda nem chegamos a um terço do plano original de Martin.
Por outro lado, esse rascunho inicial pouco tem a ver com o que foi de fato escrito. Para se ter uma ideia, o esboço previa um triângulo amoroso entre Jon Snow, Arya Stark e Tyrion Lannister. Sim, nada a ver com o que foi mostrado nos livros ou na série.
O que se sabe é que The Winds of Winter foi mencionado pela primeira vez em meados dos anos 1990, época em que Bill Clinton era presidente dos EUA, o grunge dominava as paradas e uma certa série chamada Friends fazia sua estreia na TV.
Mais de 30 anos depois, ainda estamos esperando.
Qual a sua opinião?