Nova prévia de Avatar 3 divide opiniões e levanta críticas sobre a franquia de James Cameron
O primeiro trailer de Avatar: Fogo e Cinzas foi lançado nesta segunda-feira (28 de julho) e já está dando o que falar mas não necessariamente de forma positiva. A nova prévia do terceiro filme da franquia sci-fi de James Cameron acumula mais de 9 milhões de visualizações no canal oficial de Avatar no YouTube, mas gerou uma recepção hostil nas redes sociais.
No novo capítulo da saga, Jake Sully (Sam Worthington) e Neytiri (Zoe Saldaña) lidam com perdas pessoais e conhecem uma nova tribo Na’vi, liderada pela personagem inédita Varang (Oona Chaplin). Essa nova tribo está alinhada com o vilão Quaritch (Stephen Lang), que retorna para causar mais conflitos em Pandora.
Apesar da alta qualidade visual, muitos espectadores se mostraram pouco empolgados com o conteúdo do trailer.
Fãs reagem nas redes sociais
No X (antigo Twitter), usuários não economizaram críticas. “Isso parece uma bagunça”, escreveu um. Outro ironizou: “Cada cena parece um papel de parede de computador”.
Vários comentários destacaram que, embora os efeitos especiais continuem impressionantes, a narrativa parece pouco envolvente. “Visualmente é incrível como os outros dois, mas alguém realmente se importa com a história ou com os personagens?”, questionou um usuário. Outro postou: “É um show de CGI, mas o enredo e os personagens são rasos”.
Preocupações com o legado de James Cameron
As críticas também foram direcionadas ao próprio diretor. Alguns fãs demonstraram preocupação com o rumo artístico de Cameron. “James Cameron ficou obcecado com Avatar. Está desperdiçando seu tempo e talento, quando poderia estar fazendo grandes filmes de ação, ficção científica ou terror”, lamentou um usuário.
Outro ainda comparou negativamente com o MCU: “Parece só mais um show genérico da Marvel. Que pena que o James Cameron perdeu o toque”.
Franquia perdeu o encanto?

Alguns comentários mais duros sugerem que o tempo de Avatar 3 já passou. “Perdeu o charme, o mundo seguiu em frente… parece mais do mesmo. Ele deveria ter parado no primeiro e seguido com outras obras-primas”, opinou um internauta.
O que já sabemos sobre Avatar: Fire and Ash?

A estreia de Avatar 3 nos cinemas do Reino Unido está marcada para 19 de dezembro. Em março, James Cameron confirmou que esse será o filme mais longo da franquia até agora. Além disso, no início de julho, o diretor criticou Oppenheimer, de Christopher Nolan, dizendo que o longa “fugiu de discussões importantes”.

Qual a sua opinião?