Quem foi Jack Kirby, criador do Quarteto Fantástico?
Quem foi Jack Kirby, criador do Quarteto Fantástico? – Quando falamos sobre os pilares da cultura geek, fica impossível não mencionar o nome de Jack Kirby. Conhecido como “O Rei dos Quadrinhos“, Kirby não apenas ajudou a moldar o que conhecemos hoje como Universo Marvel, como também foi responsável por dar vida a uma das equipes mais icônicas dos quadrinhos: O Quarteto Fantástico.

Quem foi Jack Kirby? E por que seu legado continua tão vivo, mesmo décadas após sua morte?
Jacob Kurtzberg nasceu dia 28 de agosto de 1917 e encontrou nos quadrinhos uma saída criativa para uma realidade, muitas vezes hostil. Inspirado por animações e tiras de jornal, Kirby desenvolveu um estilo artístico próprio, dinâmico, cheio de energia e com um senso de movimento único.
Em 1940, ele se uniu a Joe Simon, e juntos criaram o Capitão América para a Timely Comics, futura Marvel. E logo na primeira edição e tornou símbolo da resistência americana em plena segunda guerra mundial, já que o Capitão América aparecia dando um soco em Hitler. Kirby e Simon também trabalharam juntos em outras criações, como a revista Boys’ Ranch.
A parceria e tensão com Stan lee
Décadas depois, em 1960, já na Marvel Comics, Kirby se uniu a Stan lee e dessa colaboração nasceram personagens icônicos, como: Thor, Hulk, X-men, Pantera Negra, Homem de Ferro e Quarteto Fantástico.
A estreia da equipe aconteceu com a publicação de “Fantastic Four”. Foi ali que o conceito “super-heróis com problemas reais” ganhou força: Reed Richards, Sue Storm, Johnny Storm e Ben Grimm era uma espécie de família disfuncional cósmica. Eles brigavam, se amavam, enfrentavam dilemas morais e ainda achavam tempo para lutar contra ameaças. Ao contrário dos heróis imaculados da Era de Ouro, o Quarteto era humano demais, e isso conquistou o publico.
Apesar de seu papel fundamental na criação dos personagens, Kirby não teve o reconhecimento que merecia, durante muito tempo Stan Lee foi visto como o único pai da Marvel, enquanto Kirby era somente o “desenhista”.

Em 1970, Kirby acabou migrando para a DC Comics, onde criou o Quarto Mundo, e personagens como Darkseid, que até hoje é um dos vilões mais poderosos do universo da DC. Sem sua mente brilhante, talvez o Universo Marvel nem existisse como o conhecemos. Foi Stan Lee e Kirby que deram o primeiro passo rumo à construção de um mundo compartilhado, algo que hoje é comum nos cinemas, mas era revolucionário nos anos 60.
Jack Kirby faleceu dia 6 de fevereiro de 1994, mas sua influencia permanece viva e forte. De filmes do MCU às animações e jogos, todos os mundos e personagens que ele criou continuam emocionando gerações. Hoje seu nome tem recebido o devido respeito, e a cada nova adaptação, o “Rei” é lembrado como um dos arquitetos do que conhecemos como Universo Geek moderno.
Qual a sua opinião?