Fire Emblem ou Final Fantasy Tactics?
Fire Emblem ou Final Fantasy Tactics? – Os jogadores apreciam RPGs táticos por seu foco no desenvolvimento do personagem, posicionamento cuidadoso e gerenciamento de recursos.
E Aí?
Curiosamente, apesar da existência de jogos que abordam o gênero, alguns títulos simplesmente deixam uma marca enorme na base de jogadores.
Pinceladas
Por exemplo, jogos de sucesso como Fire Emblem e Final Fantasy Tactics oferecem não apenas uma jogabilidade única, mas também histórias envolventes. Por isso, é normal ver fãs de RPG tático se dividirem sobre qual é o “melhor” título do gênero.
Por um lado, Fire Emblem oferece uma abordagem mais flexível aos RPGs táticos. Além de um Triângulo de Armas exclusivo, a série oferece opções de durabilidade de itens e de desenvolvimento de personagens.
Já Final Fantasy Tactics oferece sua rica história característica de Final Fantasy em um RPG tático condizente com a franquia. Assim, a série conta com classes intercambiáveis e elementos básicos de Final Fantasy , transformados para se adequarem aos cenários de seus jogos.
Nesse sentido, qual RPG tático se destaca?
10) Fire Emblem vence: Mitos abrangentes

Semelhante à maioria dos RPGs icônicos, Fire Emblem consegue entregar uma narrativa envolvente e envolvente desde seu lançamento em 1990. Além disso, com 20 jogos (até o momento), incluindo títulos principais, remakes e spin-offs, Fire Emblem consegue compartilhar uma mitologia abrangente. Assim, todos os jogos da série compartilham elementos comuns, mas ainda mantêm seus próprios enredos.
Além de conflitos políticos e territoriais, os jogos Fire Emblem também abordam questões culturais, políticas, religiosas e até filosóficas. Além disso, os jogos exploram muitos desses temas com a ajuda da relação dos humanos com outras espécies, bem como com dragões poderosos.
9) FF Tactics é melhor: tragédia shakespeariana

Talvez o que diferencie Tactics de outros títulos da série principal seja sua direção narrativa. Para esclarecer, o jogo se passa em Ivalice, o mesmo cenário de FF 12. Anos antes da história de Vaan e Penelo, Ivalice acaba envolvida na Guerra dos Leões. A maioria das pessoas em Ivalice sabe que a guerreira Delita Heiral se torna a heroína da Guerra. Enquanto isso, a história marca Ramza Beoulve como um traidor e herege excomungado. Infelizmente, sem o conhecimento da maioria das pessoas, parece haver mais por trás da Guerra dos Leões.
Semelhante a fantasias épicas e contos sombrios, Tactics adota uma direção mais sombria em sua narrativa. Assim, a história fala de nobres em guerra, famílias traidoras e uma conspiração envolvendo instituições poderosas.
8) Fire Emblem vence: Personagens importam

Muitos RPGs giram em torno de alguns indivíduos e de como suas narrativas afetam a história como um todo. No entanto, Fire Emblem tenta mudar essa dinâmica, mudando o foco para o desenvolvimento dos personagens. Além disso, graças ao seu sistema básico de morte permanente, os jogadores precisam sempre ter cuidado com as unidades que enviam para a batalha ou não. Afinal, além de perderem uma unidade para subir de nível, essas “unidades” também têm sua própria parcela de histórias de personagens.
Na verdade, essas unidades podem formar “relacionamentos” entre si e afetar seu desempenho em batalhas. Certas unidades formam laços com outras dependendo de certas condições, e alguns títulos também apresentam sistemas geracionais onde as unidades podem se casar e ter filhos com características em comum.
7) FF Tactics é melhor: todos têm um papel

A maioria dos RPGs gira em torno de alguns personagens. No entanto, nem todas essas configurações de RPG marcam a forma como o jogo compartilha sua história. Felizmente, Tactics oferece profundidade suficiente para garantir que personagens secundários tenham sua própria história para contar. Graças à perspectiva de “narrativa histórica” de Tactics , os jogadores sabem que qualquer um pode influenciar a história .
Mais do que isso, todos os personagens em Tactics não existem para preencher um “estereótipo”. Os jogadores que terminam o jogo sabem que todos, não importa quão pequeno seja o papel, parecem ter um impacto maior na história. E, considerando o quão intrincado o enredo se tornaria, as pessoas frequentemente trocavam de lado ou até morriam pelo bem dos outros personagens.
6) Fire Emblem vence: Triângulos e Trindades

Outra característica notável de Fire Emblem está em seus sistemas exclusivos de “triângulos” para determinar o desempenho de armas e até mesmo tipos de magias em batalha.
Ao contrário de outros RPGs, a jogabilidade tática central de Fire Emblem se baseia neste Triângulo de Armas para determinar os pontos fortes e fracos das armas. Em essência, espadas, machados e lanças funcionam em um sistema de pedra-papel-tesoura.
Enquanto isso, tomos mágicos também se baseiam em seus triângulos para determinar a força das magias. Por exemplo, o Triângulo de Ânima especifica como vento, trovão e fogo também formam seu próprio triângulo de dano elemental. Esses elementos, chamados de Ânima, se enquadram em uma Trindade Magia maior. Nesta última, magias de Ânima, Luz e Trevas interagem.
5) FF Tactics é melhor: equilíbrio maluco

Muitos fãs de Tactics elogiam o jogo por seu sistema de combate simples. Afinal, como outros RPGs táticos, o combate em Tactics se desenrola em uma grade com diferentes alturas. Além disso, os personagens podem se mover e realizar ações com base em contagens específicas. No entanto, ao contrário de outros jogos de equipe contra equipe, Tactics utiliza um sistema de Tempo de Carga para determinar a iniciativa de todos os personagens.
Esse fator leva aos destaques estratégicos de Tactics . Graças ao seu combate simples, os jogadores podem eventualmente usar uma série de elementos estratégicos. Por exemplo, habilidades e magias que demoram para serem lançadas podem se tornar inúteis se os alvos se afastarem. Além disso, outras formações de classes podem causar desequilíbrios absurdos que tornam o jogo frustrantemente divertido e complexo.
4) Fire Emblem vence: Senso único de crescimento

Na maioria dos RPGs, os personagens podem mudar de classe em menus especiais e podem usar apenas armas ou habilidades. Curiosamente, os personagens de Fire Emblem podem desbloquear, mudar e trocar de classe quando atingem um determinado nível e outros requisitos. Por exemplo, a maioria dos jogos Fire Emblem apresenta um requisito secundário (um item real, Exame de Certificação ou Selos) antes das mudanças de classe.
Ao mesmo tempo, subir de nível também aumenta certas estatísticas dos personagens com base em sua taxa de crescimento. Assim, certos personagens se tornam inerentemente fortes em relação a certos arquétipos de classe . Esse sistema dá aos personagens uma sensação única de crescimento, e os jogadores que concluem esses exames de certificação e obtêm os selos certos podem sentir uma sensação de realização.
3) FF Tactics é melhor: progressão de personagem razoável

Ao contrário de outros RPGs, Tactics dá grande ênfase à sua narrativa abrangente. Graças a esse recurso, Tactics oferece bastante personalização aos jogadores, mas apenas o suficiente para evitar confusão. Por exemplo, os jogadores podem alternar rapidamente as profissões dos personagens fora das batalhas, o que lhes dá a oportunidade de experimentar novas opções de personagens.
Além disso, as Classes desbloqueiam gradualmente outros tipos de Classe para cada personagem, permitindo que os jogadores determinem uma progressão específica para seus personagens favoritos. Mais importante ainda, jogar uma Classe específica por tempo suficiente pode conceder habilidades permanentes ao personagem. Isso significa que um Cavaleiro pode ter a habilidade de Salto do Dragão e o arsenal de magias do Mago Negro.
2) Fire Emblem vence: Narrativa Rejogável

Os desenvolvedores de Fire Emblem usaram o termo “simulação de RPG” para descrever a série. Ao contrário de outros RPGs , Fire Emblem combina o desenvolvimento de personagens de RPGs com simulações táticas. Assim, as unidades não são apenas “unidades”, mas sim personagens com os quais os jogadores podem interagir. Além disso, o foco nas narrativas dos personagens acrescenta peso sempre que os jogadores deixam essas unidades morrerem ou se afastarem ao longo da história.
Assim, enquanto a maioria dos RPGs oferece rejogabilidade na forma de dificuldade mais alta, jogar Fire Emblem novamente também beneficia os jogadores do ponto de vista narrativo. Afinal, certos personagens só são recrutados ou permanecem ao interagir com certos personagens. Além disso, os personagens que permanecem com o jogador podem se mostrar capazes de mudar o curso dos eventos na narrativa geral.
1) FF Tactics é melhor: um verdadeiro integrante da franquia Final Fantasy

Graças à popularidade de Final Fantasy , Final Fantasy Tactics contém elementos e tradições suficientes para fazer com que o jogo pertença à franquia. Aliás, além da história principal, Tactics conta com missões secundárias que remetem a muitos jogos Final Fantasy . Há até uma que apresenta o Cloud de Final Fantasy VII !
São esses elementos que dão um toque especial à narrativa geral de Tactics , já que os acontecimentos fora da história principal contribuem muito para a construção do mundo de Ivalice. À medida que os jogadores concluem o jogo em várias partidas, eles sentirão como se estivessem vivenciando diferentes versões da história — cada uma com combinações de classes de personagens, configurações e escalações finais únicas.
Qual a sua opinião?