Série Cancelada de Star Wars
Série Cancelada de Star Wars – A controversa série de Star Wars, The Acolyte, quebrou quase todas as regras em relação aos sabres de luz. A série estreou em 2024 como uma prequela ambientada no final da era da Alta República e 100 anos antes dos eventos de Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma , e acompanha a investigação de um Mestre Jedi sobre crimes que revelam uma ameaça sombria.
Criada por Leslye Headland, a série recebeu críticas mistas e teve uma audiência menor que a de séries anteriores. Após uma única temporada, The Acolyte foi cancelada de forma controversa . Apesar disso, a série conseguiu mudar um dos maiores elementos da história de Star Wars durante sua exibição.

Em uma aparição no podcast Blank Check With Griffin and David , Headland discutiu como ela buscou reinventar o uso de sabres de luz na franquia Star Wars . Ela comentou como, em versões anteriores, os sabres de luz eram mais pesados, enquanto sua preferência por shotos leves significava que a ação em The Acolyte era mais rápida e frenética. Confira seus comentários abaixo:
“Para a nossa série foi muito diferente. Não vou me aprofundar muito nisso. Mas quando cheguei, hum, eu disse: ‘Quero sabres de luz específicos que façam isso . Que sejam leves e possam ser usados rapidamente. E também quero um sabre de luz que tenha um shoto que você possa destravar e puxar.’ Eles perderam a cabeça. Eles ficaram tipo: ‘Do que você está falando? Não podemos criar sabres de luz tão leves. Que sejam tão leves. Não podemos fazer isso. Não podemos fazer as luzes.’ Eu também disse: ‘Quero a luz interna… Quero que seja prática, para que você possa realmente ver a luz no rosto dos atores. Mas o shoto foi um grande negócio porque eles disseram: ‘Não faz sentido o cabo ser tão longo.’ Aliás, esses são caras que eu respeito. Eles estão fazendo o trabalho deles. Mas eu tive que mudar essencialmente a maneira como eles pensavam sobre sabres de luz para, sabe, a era da Disney/televisão.”
O que isso significa para as mudanças no sabre de luz de Acolyte
É fascinante ouvir que Headland queria ter sabres de luz mais leves, mais fáceis de transportar e mais práticos, e isso certamente teria influenciado a coreografia de luta de The Acolyte . Mudar a abordagem sobre o que são os sabres de luz e como eles podem ser usados é um dos elementos mais fortes de The Acolyte .
Do ponto de vista prático, faz sentido que alguns grandes guerreiros queiram armas leves que possam ser sacadas rapidamente em situações de combate, então a lógica de Headland partiu de uma perspectiva prática em termos de narrativa. Resta saber se isso continuará sendo um fator no futuro da franquia Star Wars .
Nossa opinião sobre as mudanças no sabre de luz em Acolyte
Mudar a forma como os sabres de luz são usados no cânone de Star Wars não é um conceito novo, com George Lucas revelando o sabre de luz vermelho de lâmina dupla de Darth Maul no trailer de A Ameaça Fantasma . Do ponto de vista narrativo, o motivo pelo qual os sabres de luz se tornam mais desajeitados e incômodos nos anos seguintes é algo passível de especulação.

The Acolyte pode não ser amplamente considerado um dos melhores seriados de Star Wars , mas tentou fazer algo um pouco diferente da tradição estabelecida de Star Wars , e por isso merece elogios. Isso pode definir o tom para futuras mudanças na franquia, e ainda não se sabe se isso marcará grandes mudanças em futuras produções de Star Wars .
Qual a sua opinião?