Home + Jogos 5 Coisas que os Jogos Retrô Fazem Melhor do que os Modernos
+ JogosNintendoPCPlayStation

5 Coisas que os Jogos Retrô Fazem Melhor do que os Modernos

Como qualquer forma de arte, os videogames evoluíram em função das novas tecnologias e do novo público, mas embora a maioria dos aspectos dos jogos tenha avançado, há algumas áreas em que parece que demos um passo para trás.

5 Coisas que os Jogos Retrô Fazem Melhor do que os Modernos 1
Compartilhar

5 Coisas que os Jogos Retrô Fazem Melhor

Como qualquer forma de arte, os videogames evoluíram em função das novas tecnologias e do novo público, mas embora a maioria dos aspectos dos jogos tenha avançado, há algumas áreas em que parece que demos um passo para trás.

Há simplesmente algumas coisas que, em média, os jogos retrô faziam melhor.

1) Seja um jogo completo

Hoje em dia, graças à internet e à possibilidade de lançar atualizações para jogos após o lançamento, parece ser comum que os desenvolvedores lancem jogos inacabados. A pressão para cumprir o prazo de lançamento e gerar receita muitas vezes se sobrepõe ao desejo de entregar um produto refinado e completo. Não que todo jogo retrô fosse perfeito!

5 Coisas que os Jogos Retrô Fazem Melhor

Os jogos lançados em cartucho e disco também podiam apresentar bugs críticos ou problemas de qualidade, mas, considerando que corrigir esses problemas seria caro e difícil, havia um forte incentivo para fazer tudo certo da primeira vez, com os bugs menores sendo corrigidos em edições posteriores.

Sinceramente, o problema está tão grave hoje em dia que acho difícil recomendar que alguém compre um jogo no lançamento , já que geralmente se paga o preço mais alto pela pior versão do jogo. Certamente é um pesadelo para colecionadores de jogos físicos quando um jogo precisa desesperadamente de um patch de lançamento para estar em um estado jogável.

2) Jogar offline

Desenvolvedores de jogos e plataformas vêm pressionando por sistemas de jogos sempre online há décadas. Os jogadores resistiram, mas esses esforços foram implacáveis. Felizmente, em plataformas como Nintendo Switch e PlayStation 5, ainda é possível ter uma experiência totalmente offline, mas até mesmo alguns jogos para um jogador ou elementos para um jogador em jogos que, de outra forma, seriam online, precisam dessa conexão com a base.

Pessoa conectando um cabo Ethernet a uma porta do sistema Netgear Nighthawk MK93S Tri-Band Mesh Wifi 6E.

Não tenho problema nenhum com jogos que tenham recursos online, mas quando existem requisitos online que não fazem sentido, isso é incrivelmente frustrante. Não se trata apenas de ter acesso à internet, esses serviços também ficam fora do ar de vez em quando. Não adianta ter internet se não há nada a que se conectar!

3) Pode ser zerado em um fim de semana

Lembro com carinho de alugar Metal Gear Solid numa sexta-feira e devolvê-lo na segunda de manhã antes da escola, depois de ter terminado o jogo inteiro. Gosto de jogos longos tanto quanto qualquer outra pessoa, mas definitivamente sinto falta de ter mais jogos que levassem um fim de semana ou dois para terminar, especialmente agora que sou adulto e posso ter apenas 10 horas por semana para jogar. Tenho tantos jogos modernos que adoro jogar, mas parece que nunca acabam!

Uma captura de tela de Metal Gear Solid mostrando os gráficos 3D do PlayStation.

4) Foco na jogabilidade

O que é um jogo? A definição exata é motivo de debate, mas certamente existem alguns “jogos” que se distanciam tanto do conceito e da estrutura essenciais de um jogo que é difícil considerá-los videogames. Sem uma estrutura central ou um ciclo de jogabilidade, alguns títulos são pouco mais do que brinquedos antiestresse digitais ou filmes interativos. Mesmo os jogos modernos que são jogos de verdade em sua essência estão tão repletos de elementos irrelevantes que 90% deles não são jogos.

Um jogo portátil retrô com Super Mario e Sonic na tela.

Isso pode dificultar o aproveitamento de muitos jogos modernos, porque eu venho aqui em busca de uma jogabilidade satisfatória e envolvente, temperada com uma boa história e algumas cenas de corte legais, talvez.

5) Eles terminam!

Os jogos são melhores quando têm começo, meio e fim. Eu gosto de jogos que oferecem uma experiência completa, mas a economia dos jogos modernos parece não exigir isso. Isso tem alguma relação com a duração excessiva dos jogos, mas pelo menos muitos deles têm um final em algum momento. E não estou falando apenas de jogos como serviço, projetados para durar para sempre. Não, até mesmo jogos para um jogador às vezes tendem a se transformar em uma espécie de jogo como serviço offline, com missões geradas aleatoriamente e um fluxo constante de conteúdo novo.

Talvez para jogadores que nunca querem sair de um determinado mundo de jogo, isso não seja tão ruim. No entanto, eu preferiria que os desenvolvedores dedicassem seu tempo a trabalhar em um novo jogo em vez de tentar prolongar o jogo atual, mas essa é apenas a minha opinião!

Compartilhar

Qual a sua opinião?

Você pode gostar também
Double Dragon Revive um soco no saudosismo 3
+ JogosMicrosoftNintendoPCPlayStation

Double Dragon Revive um soco no saudosismo

Double Dragon Revive Está Próximo - Está chegando nos próximos dias o...