Filmes e Séries

13 filmes de terror para assistir na sexta-feira 13

13 filmes de terror para assistir na sexta-feira 13 - Feliz sexta-feira 13! Se este dia tão azarado te deixa com vontade de assistir...

Imaculada, Um Mergulho Tenso e Intrigante no Terror Sobrenatural
Imaculada, Um Mergulho Tenso e Intrigante no Terror Sobrenatural
Compartilhar

13 filmes de terror para assistir na sexta-feira 13

13 filmes de terror para assistir na sexta-feira 13 – Feliz sexta-feira 13! Se este dia tão azarado te deixa com vontade de assistir a um clássico do terror como Sexta-Feira 13, temos algumas recomendações.

Acomode-se com seu gato preto favorito, tome cuidado com as escadas e divirta-se escolhendo entre esses filmes.

Aqui estão 13 filmes clássicos de terror slasher…

Psicose (1960)

13 filmes de terror para assistir na sexta-feira 13
Paramount – Crédito: Cortesia

Os filmes slasher são geralmente definidos como um subgênero do terror onde um assassino (ou às vezes assassinos) persegue uma série de vítimas e as elimina uma a uma, geralmente usando algo cortante.

O filme Psicose, de Alfred Hitchcock, é frequentemente citado como o primeiro filme slasher, embora não comece como tal — trata-se de um tenso drama de relacionamento sobre uma jovem que se torna má (Janet Leigh) e rouba US$ 40.000 de seu chefe para começar uma nova vida com o namorado. Então, ela se hospeda no hotel errado, toma um banho — e o filme sofre uma mudança drástica de gênero.

O cinema nunca mais seria o mesmo.

Natal Negro (1974)

13 filmes de terror para assistir na sexta-feira 13 1
Warner Bros. – Crédito: Cortesia

Que oportuno: um filme de terror perfeito para a sexta-feira 13 e para as festas de fim de ano.

Algumas pessoas dizem que o filme canadense de terror Black Christmas foi o primeiro filme de terror do gênero na América do Norte, mas nós discordamos: tanto Psicose quanto O Massacre da Serra Elétrica vieram antes. ( O Massacre da Serra Elétrica estreou bem a tempo do Halloween , e Black Christmas , claro, bem a tempo do Natal.)

Ainda assim, este filme de Bob Clark — cuja variada lista de filmes eventualmente incluiria Porky’s , A Christmas Story e Baby Geniuses — estabeleceu para o público norte-americano a premissa bastante familiar de um grupo de jovens mulheres, que geralmente frequentam a faculdade, jogam em um time esportivo ou são líderes de torcida juntas, sendo atacadas por um estranho misterioso e assustador.

Black Christmas se destaca de outros filmes de terror com um elenco estelar que inclui Margot Kidder (a futura Lois Lane nos filmes do Superman), Keir Dullea (que apenas seis anos antes havia estrelado em 2001 : Uma Odisseia no Espaço ) e Olivia Hussey (que estrelou Romeu e Julieta em 1968, o mesmo ano em que Dullea apareceu em 2001 ).

Massacre da Serra Elétrica (1974)

13 filmes de terror para assistir na sexta-feira 13 2
Bryanston Distributing Company – Crédito: Cortesia

Hesitamos um pouco em chamar “O Massacre da Serra Elétrica” ​​de “filme de assassino em série”, porque “filme de assassino em série” implica o uso de uma faca, mas vamos usar esse termo porque as serras elétricas têm lâminas. Lâminas muito rápidas.

O Massacre da Serra Elétrica, com os interessantes paralelos traçados pelo diretor Tobe Hooper entre as vítimas humanas e os animais de fazenda, foi um dos primeiros filmes de terror a oferecer uma crítica social. Pode-se interpretá-lo como um apelo contra o consumo de carne, se assim desejar, mas nós o vemos como uma crítica à Guerra do Vietnã.

O fato de tantas pessoas diferentes terem interpretado o filme de maneiras tão distintas é uma prova do seu poder.

Halloween (1978)

13 filmes de terror para assistir na sexta-feira 13 3
Sony Pictures – Crédito: Cortesia

Este filme de John Carpenter, estrelado por Jamie Lee Curtis, filha de Janet Leigh, deu início tanto à ilustre carreira de Curtis quanto à febre dos filmes de terror slasher dos anos 80. Carpenter e o co-roteirista/produtor tiveram a ideia arrepiante de abrir Halloween com uma sequência da perspectiva do assassino, tornando o público involuntariamente cúmplice da matança de Michael Myers.

Por mais artístico que Halloween tenha sido, muitos de seus imitadores se preocuparam menos com técnicas cinematográficas provocativas do que em acumular o maior número possível de mortes. O que torna Halloween tão atraente (e difícil de superar) é a maneira como o filme dedica tempo a estabelecer a realidade de Haddonfield, Illinois (nomeada em homenagem à encantadora cidade de Nova Jersey onde Hill cresceu) e sua atmosfera implacavelmente gélida.

Sexta-feira 13 (1980)

13 filmes de terror para assistir na sexta-feira 13 4
Paramount – Crédito: Cortesia

Inspirado pelo sucesso de Halloween , Sexta-Feira 13 criou um cenário sombrio, turvo e onírico de violência horrenda em um acampamento, infligida a campistas desavisados ​​que nem sempre demonstraram bom senso.

É claro que todos nos lembramos da série de filmes por causa de Jason, o assassino mascarado, mas Jason não é o assassino no primeiro Sexta-Feira 13 , como a personagem de Drew Barrymore foi brutalmente lembrada na cena de abertura de outro filme desta lista.

Para o bem ou para o mal, este é um dos primeiros filmes que vêm à mente quando se pensa em filmes de terror slasher. E nos apresentou Kevin Bacon, que é praticamente idêntico a Jeannine Taylor na imagem acima.

Massacre na Festa do Pijama (1980)

13 filmes de terror para assistir na sexta-feira 13 5
New World Pictures – Crédito: Cortesia da New World Pictures

Sabemos: o título deste filme não sugere exatamente a “Criterion Collection”. Mas o filme apareceu recentemente no Criterion Channel por causa do que a Criterion descreve como uma “abordagem inteligente, subversiva e levemente satírica da fórmula dos filmes de terror slasher dos anos 80”.

Os filmes de terror slasher são frequentemente acusados ​​de misoginia — o livro de Carol J. Clover, com o título perfeito ” Homens, Mulheres e Motosserras”, tem muito a dizer sobre o assunto — mas a Criterion observa que ” Massacre na Festa do Pijama” , da diretora Amy Holden Jones, foi escrito pela autora lésbica e feminista Rita Mae Brown.

É um filme de terror interessante, pois inclui muitos elementos gratuitos, mas também parece ter plena consciência de como os utiliza. E é um filme deliciosamente cheio de suspense e belissimamente controlado — até o momento do massacre.

A Nightmare on Elm Street (1984)

13 filmes de terror para assistir na sexta-feira 13 6
New Line Cinema – Crédito: Cortesia

O filme A Hora do Pesadelo, de Wes Craven, revolucionou o gênero slasher de diversas maneiras, incluindo a introdução de um assassino que ataca suas vítimas em seus sonhos.

De uma criatividade infinita e com uma execução impecável do roteirista e diretor Wes Craven, o filme também nos apresentou um assassino com luvas de lâminas e sobrevivente de queimaduras, Freddie Krueger (Robert Englund), creditado originalmente como “Fred Krueger”, uma heroína inteligente e corajosa, Nancy Thompson (Heather Langenkamp), e um início promissor para um jovem ator chamado Johnny Depp.

O filme estreou com críticas extremamente positivas — especialmente para o seu gênero, que não era muito respeitado na época — e, claro, gerou muitos spin-offs e sequências, além de um remake em 2010.

Massacre na Festa do Pijama II (1987)

13 filmes de terror para assistir na sexta-feira 13 7
Novo Concorde – Crédito: Cortesia do Novo Concorde

Talvez o filme de terror mais divertido já feito, Slumber Party Massacre II se passa cinco anos após o original, com uma viagem de fim de semana que inclui Courtney Bates (Crystal Bernard), a irmã mais nova de Valerie Bates (Robin Stille) do primeiro Slumber Party Massacre .

O que faz de Slumber Party Massacre 2 um clássico trash e uma fabulosa cápsula do tempo dos anos 80 é o assassino — interpretado por Atanas Ilitch — uma espécie de psicopata rockabilly que dança como Michael Jackson e elimina suas vítimas com uma furadeira em forma de guitarra.

Ao contrário de muitos filmes de terror com atores sérios, este é o epítome da diversão boba, e é preciso ser muito inteligente para conseguir algo tão perfeitamente ridículo. Ele ocupa um lugar de honra em nossa lista de filmes dos anos 80 que só os descolados lembram.

Pânico (1996)

13 filmes de terror para assistir na sexta-feira 13 8
Dimension Films – Crédito: Cortesia

Escrito por Kevin Williamson e dirigido pelo gênio por trás de A Hora do Pesadelo, Wes Craven , Scream levou a sério todos os anos de desconstrução acadêmica dos filmes de terror slasher para criar um filme de terror metalinguístico, vibrante e emocionante, tão típico da Geração X quanto possível. Ele reconhece todos os clichês que utiliza, mas também os subverte de maneiras inteligentes e surpreendentes — e é extremamente divertido desde a primeira cena, a já mencionada cena com Drew Barrymore.

A decisão de Scream de matar horrivelmente seu rosto mais famoso nos primeiros 12 minutos do filme reescreveu as regras dos filmes de terror slasher e estabeleceu que o público precisaria ficar mais esperto — os dias dos filmes slasher bobos terminaram com Scream .

Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado (1997)

13 filmes de terror para assistir na sexta-feira 13 9
Sony – Crédito: Cortesia

Outro filme de terror com roteiro de Kevin Williamson, Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado, também apareceu recentemente no catálogo da Criterion. Ele se destaca como um thriller notavelmente realista e bem construído, quase impossível de prever, com reviravoltas hitchcockianas que colocam seus protagonistas — especialmente a fenomenalmente cativante Julie (Jennifer Love Hewitt) — em uma situação emocional extremamente difícil enquanto tentam evitar serem fisgados.

O elenco de primeira linha também inclui as excelentes Anne Heche, Ryan Phillippe, Sarah Michelle Gellar e Freddie Prinze Jr.

E quem disse que filmes de terror não têm nada de romântico? Prinze e Gellar, casados ​​há mais de 20 anos, se conheceram no set de filmagem.

X (2022)

13 filmes de terror para assistir na sexta-feira 13 10
Crédito: C/O

Nosso filme de terror favorito dos últimos anos, este filme de Ti West, ambientado durante as filmagens de um filme adulto dos anos 70, é fortemente inspirado em O Massacre da Serra Elétrica e serve como uma reflexão muito moderna sobre a culpa sexual. Enquanto em muitos filmes de terror do passado, jovens eram mortos por cederem aos seus impulsos sexuais, em X , a repressão sexual e a vergonha são a fonte da violência.

O magnífico elenco de estrelas em ascensão inclui Jenna Ortega e Mia Goth, que se destaca especialmente em um papel duplo.

Goth reprisou o papel de uma de suas personagens na excelente sequência de X, Pearl , e interpreta sua outra personagem em MaXXXine.

Terrifier 2 (2022)

13 filmes de terror para assistir na sexta-feira 13 11
Cinedigm

De longe o filme mais perturbador desta lista, Terrifier 2 foi um sucesso estrondoso, em grande parte devido aos inúmeros relatos de pessoas que passaram mal ou desmaiaram durante as sessões. O filme capitalizou em cima da repercussão, e o público se dispôs a encarar o desafio de assistir ao filme até o final.

Gostamos de sentir coisas, e Terrifier 2 definitivamente cumpre esse requisito — há toda uma metanarrativa acontecendo em segundo plano enquanto você se pergunta se o roteirista e diretor do filme, Damien Leone, é realmente uma pessoa má por querer infligir tudo isso ao público. 

Você também pode gostar da divertida narrativa sobre Art, o Palhaço, finalmente encontrando sua rival na figura da anjo vingadora Lauren LaVera, Sienna Shaw (acima).

A Última Casa à Esquerda (1972)

13 filmes de terror para assistir na sexta-feira 13 12

A estreia na direção de Wes Craven, futuro ícone de Scream e A Hora do Pesadelo , A Última Casa da Rua é uma história difícil de assistir sobre duas jovens mulheres aterrorizadas por fugitivos da prisão.

Por fim, os pais buscam vingança. Mas antes disso, você precisa assistir a uma cena profundamente desagradável em que os condenados tratam as mulheres de forma horrível, e uma delas caminha desesperadamente para a água, destinada à morte, em vez de deixar a situação continuar.

É vagamente baseado em A Fonte da Donzela , de Ingmar Bergman , e trazia o infame slogan: “Para evitar desmaiar, continue repetindo: ‘É só um filme… Só um filme… Só um filme…'”

Na nossa opinião, este é o filme mais assustador já feito. Porque tudo isso poderia acontecer, e já aconteceu.

Compartilhar

Qual a sua opinião?