Steam e Microsoft Unidas na Próxima Geração
Steam e Microsoft Unidas na Próxima Geração – O especialista em jogos Jez Corden, citando suas próprias fontes, relatou que o Xbox entrou em negociações com proprietários de lojas digitais, incluindo Epic Games e Valve (Steam). A empresa está discutindo a possibilidade de trazer plataformas de terceiros para consoles de última geração.
Essas informações confirmam declarações de longa data do chefe do Xbox, Phil Spencer, que há vários anos expressou seu desejo de ver a Epic Game Store e o Steam nos consoles da Microsoft.

A Microsoft lançou acidentalmente recentemente uma imagem conceitual mostrando um filtro Steam no aplicativo Xbox para PC. Embora a imagem tenha sido rapidamente removida, ela conseguiu se espalhar pela Internet e causar uma onda de discussão.
Os aspectos técnicos dessa integração ainda não estão claros. A próxima geração de consoles Xbox supostamente funcionará mais de perto com as versões de PC dos jogos, seja por meio de emulação ou suporte nativo.
A possível integração do Steam no Xbox criará uma série de benefícios técnicos:
- Acesse os jogos do PlayStation por meio de suas versões no Steam
- Capacidade de usar modificações através da plataforma Steamworks
- Expanda sua biblioteca de jogos sem precisar comprar jogos na Microsoft Store
Também há sérias consequências econômicas: a empresa pode perder a comissão de 30% que atualmente recebe das vendas no ecossistema do Xbox. Ainda não está claro como os lucros serão distribuídos no caso de integração do Steam ou do EGS. Além disso, não houve comentários oficiais das empresas.
Jez Corden espera que novos consoles Xbox estejam disponíveis em 2027. De acordo com fontes internas, a Microsoft está trabalhando em duas versões: um sucessor para o Xbox Series X e um concorrente do SteamDeck e do Nintendo Switch 2.
Qual a sua opinião?