A GLSEN (Gay, Lesbian, and Straight Entertainment Network) anunciou que presenteará a DC Comics com o Visionary Award, prêmio dado a empresas que tem compromisso em contar historias incluindo diversidade.
O motivo da premiação é pelo fato da DC incluir personagens LGBTQ em praticamente todas as suas mídias: A GLSEN destacou a Batwoman que é a primeira super-heroína lésbica a ser líder de uma equipe nos quadrinhos e a colega de quarto da Batgirl, Alysia Yeoh como “primeira personagem trans dos quadrinhos” que inclusive se casou no primeiro casamento transgênero da historia dos quadrinhos.
Nas HQs também foram mencionados os personagens Meia-Noite e Rene Montoya ( que são homossexuais) e a Mulher Gato ( que é bissexual).
Também fizeram menção as séries da CW principalmente a Supergirl em que a irmã da super-heroína, Alex, é lésbica.
Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Eliza Byard,Diretora Executiva da GLSEN disse:
“Os super-heróis possuem uma posição poderosa na cultura popular. Igualmente poderosa é a oportunidade do público jovem LGBTQ poder ver semelhantes em nosso mundo, e a DC permite exatamente isso“
“O comprometimento da DC em representar personagens LGBTQ em todas as suas mídias é incrivelmente importante e empoderador.“
Diane Nelson, a Presidente da DC Entertainment, feliz com o reconhecimento, disse:
“Na DC estamos comprometidos em contar histórias que refletem e inspiram nossos públicos diversificados e estamos empolgados para celebrar com os estudantes e ativistas LGBTQ de todo o país“
A entrega do prêmio fará parte da cerimônia GLSEN’s Respect Awards que será realizada no dia 20 de outubro no Beverly Wilshire Hotel em Los Angeles.
E temos que aplaudir a DC e a Marvel por incluírem em suas historias personagens que representam minorias e dar diversidade as historias. O mundo não é feito apenas de homens brancos e héteros! Diversidade importa e muito!