Dica de HQ - 10 historias do Batman que você precisa ler!
1
1 point

Olá tripulantes da nave Galáxia Nerd! Tudo bom  com vocês? No sábado será comemorando o “Batman Day” e para celebrarmos esses  dia resolvi trazer para vocês não uma, mas 10 dicas de HQs do Batman que devem ser lidas por todos os fãs do personagem e apreciadores de boas historias em  quadrinhos.

As  historias citadas não estão na ordem da pior para a melhor, mas é claro que as 10 escolhidas são do meu gosto pessoal, então se vocês acham que ficou faltando alguma historia, podem cita-la nos comentários.

Advertisement

Então, vamos a lista:

BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS

Resultado de imagem para BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS hq

Publicada em 1986

Roteiro e arte: Frank Miller

Já começamos a lista com a MELHOR HISTORIA DO BATMAN E NA OPINIÃO DE MUITOS UMA DAS MELHORES HQS DE TODOS OS TEMPOS!

Em O Cavaleiro das Trevas vemos um futuro em que todos os heróis foram extintos e o único que sobrou, o Superman, trabalha para o governo. Com o aumento da criminalidade, Bruce Wayne, que tinha se aposentado da vida de Batman pois já estava com 55 anos, decide voltar a vestir o uniforme do morcego para salvar sua cidade do caos e isso deixa o mundo em polvorosa obrigando o governo a colocar o Superman no encalço do herói.

Imagem relacionada

O grande charme dessa historia é a forma como ela é contada através da narração de um Batman atormentado e de noticias na tv. Cheia de momentos épicos como a apresentação da primeira Robin menina, a  luta contra o lider da gangue mutante, o encontro com o Coringa e a já clássica luta contra o Superman, O Cavaleiro das Trevas é um clássica absoluto que redefiniu o personagem.

A historia foi publicada no Brasil tanto em edições avulsas, quanto em encadernados. Foi relançada recentemente, então é fácil de encontrar!

BATMAN – ANO 1

Resultado de imagem para BATMAN - ANO 1

Publicada em 1987

Roteiro: Frank Miller

Arte: David Mazzucchelli

Mais uma do mestre Miller! Ao lado do artista David Mazzucchelli ( que trabalhou com o roteirista na sensacional Demolidor- A Queda de Murdock) Miller conta a origem definitiva do Batman mostrando um Bruce Wayne retornando a Gotham após anos viajando pelo mundo após a morte de seus pais se preparando fisicamente e mentalmente para se tornar o defensor de Gotham.

A historia mostra um Batman em começo de carreira, ainda inexperiente e cometendo erros! Quem não gosta do Batman por achar o personagem apelão demais se deliciará com essa historia que lembra que o Batman é apenas um humano.

Resultado de imagem para BATMAN - ANO 1

Batman  – Ano 1  tambem poderia se chamar Gordon- ano 1 pois conta como o personagem chegou a Gotham e cresceu dentro da policia até se tornar comissário.

Uma historia inteligente e sombria que tambem foi publicada no Brasil de diversas formas, o encadernado é recente então pesquisando na internet é possivel encontrar para comprar.

 BATMAN – O LONGO DIA DAS BRUXAS

Resultado de imagem para BATMAN - O LONGO DIA DAS BRUXAS

Publicada em 1996

Roteiro: Jeph Loeb

Arte: Tim Sale

Nessa ótima historia, um misterioso assassino chamado de “Feriado” começa a matar um membro das famílias de mafiosos de Gotham a cada feriado ou dia comemorativo e deixa um bico, e Batman, Harvey Dent e Comissário Gordon se unem para investigar o caso.

Resultado de imagem para BATMAN - O LONGO DIA DAS BRUXAS

A historia figura entre uma das melhores do personagem pois unem conceitos como violencia, o clima dark e a investigação de forma bem orgânica e por ter um mistério que pega a todos de surpresa no final!

O Longo Dia das Bruxas foi publicado em encadernado que hoje em dia se tornou bem raro, mas é possível encontra-la naquela coleção de graphics da Eaglemoss. Compre, vale muito a pena!

A PIADA MORTAL

Resultado de imagem para A PIADA MORTAL

Publicada em 1988

Roteiro: Allan Moore

Arte: Brian Bolland

Outro clássico indiscutível! Na historia que é considerada por muitos a origem definitiva do Coringa, vemos que “um dia ruim” levou o antes comediante fracassado a loucura e ele abraçou seu lado mau!

Nessa historia temos a clássica cena em que o Coringa atira em Barbara Gordon e a deixa paraplégica.Uma cena forte que até hoje choca quem vê.

Resultado de imagem para barbara gordon e coringa

A cena final em que o Conringa conta uma piada ao Batman e o morcego cai na gargalhada junto com o vilão é um dos momentos mais iconicos dos quadrinhos.

Um clássico atemporal do mestre Moore que foi republicado mas hoje em dia é bem dificil de ser encontrado. Tente no Mercado Livre.

BATMAN – O MESSIAS

Resultado de imagem para BATMAN - O MESSIAS

Publicada em 1988

Roteiro: Jim Starlin

Arte: Bernie Wrightson

Uma das minhas historias favoritas do Batman! Starlin mostra o Batman derrotado por um vilão chamado Diácono Blackfire que mexe com a mente do herói o fazendo ficar praticamente maluco ( mais do que já é!) tendo os mais diversos tipos de pensamentos insanos.

Imagem relacionada

Essa é outra historia que mostra um Batman mais humano, errante e frágil desconstruindo o personagem numa abordagem muito interessante.

Batman – o Messias foi publicado por aqui pela editora Abril em revistas avulsas e em encadernado pela Panini na coleção Grandes Clássicos DC em 2007. Tá na hora de republicar, Panini!!

BATMAN – SILÊNCIO

Resultado de imagem para BATMAN - SILÊNCIO

Publicada em 2002

Roteiro: Jeph loeb

Arte: Jim Lee

Mais uma do tio Loeb! Nessa historia surge um novo vilão chamado Silêncio que persegue Batman e o coloca para lutar contra os mais variados inimigos.

A historia é uma grande homenagem ao Batman trazendo a participação de quase todo os seus vilões clássicos, de seus aliados e com momentos bem interessantes como o momento em que o Batman perde a razão e tenta matar o Coringa.

Resultado de imagem para BATMAN - SILÊNCIO

Se o roteiro não é espetacular, a arte de Jim Lee compensa pois ela é sensacional sendo considerada pelo próprio artista o melhor trabalho de sua carreira.

Silêncio foi lançada aqui no Brasil em dois tipos de encadernado: um de capa mole ( esse eu tenho!) e um capa dura que hoje em dia é bem raro de se encontrar. Uma opção são os encadernados da Eaglemoss no qual a historia foi publicada em duas partes nas duas primeiras edições da coleção.

A QUEDA DO MORCEGO

Resultado de imagem para A QUEDA DO MORCEGO

Publicada em 1993

Roteiro: Foi idealizada por Dennis O’Neil porem teve vários roteiristas diferentes.

Arte: Vários

Ah, os anos 90! a época de ouro dos quadrinhos! hahaha!

Devaneios a parte, alguns podem discordar dessa historia ser colocada numa lista ao lado de clássicos absolutos como Ano 1 e O Cavaleiro das Trevas, mas é inegável que A Queda do Morcego teve seu impacto no universo do homem morcego: numa saga que durou DOIS ANOS e envolveu todas as revistas ligadas ao Batman, vemos o surgimento do novo vilão chamado Bane que liberta todos os criminosos do Asilo Arkham, o que coloca o Batman numa corrida desesperada para mandar todos de volta ao xilindró e aproveitando o momento de cansaço físico e mental do herói, Bane numa das cenas mais clássicas das HQs, quebra a coluna do homem morcego.

Imagem relacionada

O restante da trama é bem conhecido: incapaz de continuar sendo o Batman, Bruce Wayne escolhe  Jean Paul Valley para substituí-lo ( sendo este um assassino com uma mente instável  que era controlado por uma organização secreta! Pô, Bruce! Não era melhor ter escolhido o Dick?)  e o cara perde o controle e se torna um Batman cruel, que expulsa o Robin da Bat-caverna, usa uma armadura e mata seus inimigos sem dó nem piedade. Paralelo a isso, Bruce Wayne encara uma jornada para se reerguer e ao final enfrentar Valley e recuperar o manto do Batman.

A Queda do Morcego venho no embalo da Morte do Superman, pois a DC tinha percebido que ferrar a vida de seus heróis vendia gibizinho pra caramba e foi bem sucedida nesse quesito. Apesar da saga ser uma bagunça devido a mudança de roteiristas e desenhistas ( alguns bem ruins), ela traz momentos interessantes como a batalha entre Bane e o novo Batman e a batalha final entre os Batmen.

Resultado de imagem para A QUEDA DO MORCEGO

Ela foi publicada na integra aqui nos formatinhos da Abril, a Panini chegou a lançar um encadernado em 2008 porem não lançou o restante. Quem sabe um dia, né? Mas, se lançarem, prepare o bolso pois serão muitos, mas muitos encadernados!

BATMAN- O FILHO DO DEMÔNIO

Imagem relacionada

Publicada em 1987

Roteiro: Mike W. Barr 

Arte: Jerry Bingham 

Nessa graphic novel, Batman se alia ao seu inimigo Ra’s Al Ghul para enfrentarem um grupo terrorista, mas esse não é o foco da historia: o foco é na revelação que Talia, a filha de Ra’s Al Ghul está esperando um filho do Batman! A novidade mexe muito com todos os personagens e num momento bem triste, Talia ao perceber que ter um filho traria ainda mais preocupações ao herói, finge um aborto. É um momento de cortar o coração.

Essa historia, apesar de ótima, por anos foi desconsiderada do cânone, porem o genial escritor Grant Morrison trouxe  o filho perdido do Batman de volta a tona o chamando de Damian Wayne e fazendo ele se tornar Robin.

O Filho do Demônio foi publicado aqui no Brasil tanto pela Abril quanto pela Panini em encadernados. A edição da Panini ainda é possível achar em lojas especializadas.

MORTE EM FAMÍLIA

Resultado de imagem para MORTE EM FAMILIA

Publicada em 1988

Roteiro: Jin Starlin

Arte: Jim Aparo

É nessa historia que ocorre a morte de Jason Todd, o segundo Robin, que é espancado e morto numa explosão pelo Coringa.

Na época,a DC anunciou uma votação por telefone para que os leitores decidissem se Jason deveria ou não morrer. As chamadas foram feitas após a publicação da revista com a cena em que Jason e sua mãe estão presos no armazém.

Após dez mil votos, uma grande maioria decidiu pela morte de Jason e o garoto acabou batendo as botas!

Resultado de imagem para MORTE EM FAMILIA

Anos depois, O’Neil teria admitido que milhares de votos contra Jason foram dados por um único votante, deixando em dúvida a honestidade do procedimento. Ele disse a uma entrevista para a Newsarama conduzida pelo escritor Judd Winick:

“Eu ouvi que um cara tinha programado seu computador para discar o número do polegar para baixo (opção pela morte) a cada noventa segundos, por oito horas, o que teria feito toda a diferença”.

Apesar disso, A Morte em Família é uma grandiosa historia em que vemos um momento triste da vida do Batman, um momento em que ele falhou e deixou um soldado de seu pelotão morrer e essa culpa o perseguiu por anos.

Mas é claro que o hoje em dia o Jason tá vivão é se tornou o herói Capuz Vermelho! Quadrinhos, né!

ASILO ARKHAM

Resultado de imagem para asilo arkham grant morrison cover

Publicada em 1989

Roteiro: Grant Morrison

Arte: Dave McKean

Grant Morrison é um escritor que divide opiniões: alguns ( eu tô nesse grupo!) o consideram um gênio, outros o consideram um louco superestimado. Morrison teve uma passagem de 7 ANOS pelas HQs do Batman numa fase , na minha opinião, bem interessante que trouxe ótimos momentos como o Robin Damian Wayne, a morte de Bruce Wayne com Dick assumindo seu lugar como Batman e a corporação Batman, um projeto de Bruce de recrutar vários Batmen para patrulharem o mundo.

Mas não é dessa fase que falarei ( mas indico ela fortemente!), e sim de um dos primeiros trabalhos de Morrison com o homem morcego: Asilo Arkham é uma graphic novel em que os vilões presos no Asilo liderados pelo Coringa tomam o controle do lugar e exigem a presença do Batman.

Imagem relacionada

Dentro do Asilo, Batman passa por uma jornada de tortura física e mental nunca vistas antes! Morrison desconstrói o personagem de uma forma cruel mostrando o quanto o herói é frágil,atormentado e apenas um humano.  Sabe o que aconteceu em Batman- O Messias? Multiplique por 100!

O clima  de loucura é reforçado pela arte de McKean que é praticamente uma pintura surrealista que se adapta a psique de cada um dos vilões que Batman confronta!

Um dos momentos mais icônicos da historia é quando o Coringa, no intuito de desestabilizar ainda mais o Batman, passa a mão na bunda dele. sério!

Resultado de imagem para ASILO ARKHAM hq

Asilo Arkham é uma obra sensacional que merece figurar na coleção de qualquer fã de quadrinhos! Recomendadíssima!

A historia foi republicada aqui no Brasil várias vezes! A ultima foi em um encadernado lançado ano passado, em lojas especializadas é possível encontrar. Vale muito a pena!

Então é isso, pessoal! Espero que tenham gostado das dicas de quadrinhos de hoje! e bora comemorar o Batman Day!

Resultado de imagem para batman dando joia

Até a próxima!

 

 

 

 

Advertisement

Ixi! E agora, qual sua reação?

Gostei Gostei
1
Gostei
Uau Uau
0
Uau
Nãaoo Nãaoo
0
Nãaoo
Confuso Confuso
1
Confuso
Cristiano de Andrade
Colecionador de quadrinhos ( especialmente Marvel) , gamer e viciado em séries, ele não entende por que os nerds que na sua época eram tão unidos agora se dividiram em facções: é Caixista contra Sonysta, Marvete contra Decenauta e etc... Bora esquecer rivalidade e se divertir, galera!
Choose A Format
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Convencional
Formatted Text with Embeds and Visuals
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes