Olá tripulantes da nave Galáxia Nerd! Tudo bom com vocês? No sábado será comemorando o “Batman Day” e para celebrarmos esses dia resolvi trazer para vocês não uma, mas 10 dicas de HQs do Batman que devem ser lidas por todos os fãs do personagem e apreciadores de boas historias em quadrinhos.
As historias citadas não estão na ordem da pior para a melhor, mas é claro que as 10 escolhidas são do meu gosto pessoal, então se vocês acham que ficou faltando alguma historia, podem cita-la nos comentários.
Então, vamos a lista:
BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS
Publicada em 1986
Roteiro e arte: Frank Miller
Já começamos a lista com a MELHOR HISTORIA DO BATMAN E NA OPINIÃO DE MUITOS UMA DAS MELHORES HQS DE TODOS OS TEMPOS!
Em O Cavaleiro das Trevas vemos um futuro em que todos os heróis foram extintos e o único que sobrou, o Superman, trabalha para o governo. Com o aumento da criminalidade, Bruce Wayne, que tinha se aposentado da vida de Batman pois já estava com 55 anos, decide voltar a vestir o uniforme do morcego para salvar sua cidade do caos e isso deixa o mundo em polvorosa obrigando o governo a colocar o Superman no encalço do herói.
O grande charme dessa historia é a forma como ela é contada através da narração de um Batman atormentado e de noticias na tv. Cheia de momentos épicos como a apresentação da primeira Robin menina, a luta contra o lider da gangue mutante, o encontro com o Coringa e a já clássica luta contra o Superman, O Cavaleiro das Trevas é um clássica absoluto que redefiniu o personagem.
A historia foi publicada no Brasil tanto em edições avulsas, quanto em encadernados. Foi relançada recentemente, então é fácil de encontrar!
BATMAN – ANO 1
Publicada em 1987
Roteiro: Frank Miller
Arte: David Mazzucchelli
Mais uma do mestre Miller! Ao lado do artista David Mazzucchelli ( que trabalhou com o roteirista na sensacional Demolidor- A Queda de Murdock) Miller conta a origem definitiva do Batman mostrando um Bruce Wayne retornando a Gotham após anos viajando pelo mundo após a morte de seus pais se preparando fisicamente e mentalmente para se tornar o defensor de Gotham.
A historia mostra um Batman em começo de carreira, ainda inexperiente e cometendo erros! Quem não gosta do Batman por achar o personagem apelão demais se deliciará com essa historia que lembra que o Batman é apenas um humano.
Batman – Ano 1 tambem poderia se chamar Gordon- ano 1 pois conta como o personagem chegou a Gotham e cresceu dentro da policia até se tornar comissário.
Uma historia inteligente e sombria que tambem foi publicada no Brasil de diversas formas, o encadernado é recente então pesquisando na internet é possivel encontrar para comprar.
BATMAN – O LONGO DIA DAS BRUXAS
Publicada em 1996
Roteiro: Jeph Loeb
Arte: Tim Sale
Nessa ótima historia, um misterioso assassino chamado de “Feriado” começa a matar um membro das famílias de mafiosos de Gotham a cada feriado ou dia comemorativo e deixa um bico, e Batman, Harvey Dent e Comissário Gordon se unem para investigar o caso.
A historia figura entre uma das melhores do personagem pois unem conceitos como violencia, o clima dark e a investigação de forma bem orgânica e por ter um mistério que pega a todos de surpresa no final!
O Longo Dia das Bruxas foi publicado em encadernado que hoje em dia se tornou bem raro, mas é possível encontra-la naquela coleção de graphics da Eaglemoss. Compre, vale muito a pena!
A PIADA MORTAL
Publicada em 1988
Roteiro: Allan Moore
Arte: Brian Bolland
Outro clássico indiscutível! Na historia que é considerada por muitos a origem definitiva do Coringa, vemos que “um dia ruim” levou o antes comediante fracassado a loucura e ele abraçou seu lado mau!
Nessa historia temos a clássica cena em que o Coringa atira em Barbara Gordon e a deixa paraplégica.Uma cena forte que até hoje choca quem vê.
A cena final em que o Conringa conta uma piada ao Batman e o morcego cai na gargalhada junto com o vilão é um dos momentos mais iconicos dos quadrinhos.
Um clássico atemporal do mestre Moore que foi republicado mas hoje em dia é bem dificil de ser encontrado. Tente no Mercado Livre.
BATMAN – O MESSIAS
Publicada em 1988
Roteiro: Jim Starlin
Arte: Bernie Wrightson
Uma das minhas historias favoritas do Batman! Starlin mostra o Batman derrotado por um vilão chamado Diácono Blackfire que mexe com a mente do herói o fazendo ficar praticamente maluco ( mais do que já é!) tendo os mais diversos tipos de pensamentos insanos.
Essa é outra historia que mostra um Batman mais humano, errante e frágil desconstruindo o personagem numa abordagem muito interessante.
Batman – o Messias foi publicado por aqui pela editora Abril em revistas avulsas e em encadernado pela Panini na coleção Grandes Clássicos DC em 2007. Tá na hora de republicar, Panini!!
BATMAN – SILÊNCIO
Publicada em 2002
Roteiro: Jeph loeb
Arte: Jim Lee
Mais uma do tio Loeb! Nessa historia surge um novo vilão chamado Silêncio que persegue Batman e o coloca para lutar contra os mais variados inimigos.
A historia é uma grande homenagem ao Batman trazendo a participação de quase todo os seus vilões clássicos, de seus aliados e com momentos bem interessantes como o momento em que o Batman perde a razão e tenta matar o Coringa.
Se o roteiro não é espetacular, a arte de Jim Lee compensa pois ela é sensacional sendo considerada pelo próprio artista o melhor trabalho de sua carreira.
Silêncio foi lançada aqui no Brasil em dois tipos de encadernado: um de capa mole ( esse eu tenho!) e um capa dura que hoje em dia é bem raro de se encontrar. Uma opção são os encadernados da Eaglemoss no qual a historia foi publicada em duas partes nas duas primeiras edições da coleção.
A QUEDA DO MORCEGO
Publicada em 1993
Roteiro: Foi idealizada por Dennis O’Neil porem teve vários roteiristas diferentes.
Arte: Vários
Ah, os anos 90! a época de ouro dos quadrinhos! hahaha!
Devaneios a parte, alguns podem discordar dessa historia ser colocada numa lista ao lado de clássicos absolutos como Ano 1 e O Cavaleiro das Trevas, mas é inegável que A Queda do Morcego teve seu impacto no universo do homem morcego: numa saga que durou DOIS ANOS e envolveu todas as revistas ligadas ao Batman, vemos o surgimento do novo vilão chamado Bane que liberta todos os criminosos do Asilo Arkham, o que coloca o Batman numa corrida desesperada para mandar todos de volta ao xilindró e aproveitando o momento de cansaço físico e mental do herói, Bane numa das cenas mais clássicas das HQs, quebra a coluna do homem morcego.
O restante da trama é bem conhecido: incapaz de continuar sendo o Batman, Bruce Wayne escolhe Jean Paul Valley para substituí-lo ( sendo este um assassino com uma mente instável que era controlado por uma organização secreta! Pô, Bruce! Não era melhor ter escolhido o Dick?) e o cara perde o controle e se torna um Batman cruel, que expulsa o Robin da Bat-caverna, usa uma armadura e mata seus inimigos sem dó nem piedade. Paralelo a isso, Bruce Wayne encara uma jornada para se reerguer e ao final enfrentar Valley e recuperar o manto do Batman.
A Queda do Morcego venho no embalo da Morte do Superman, pois a DC tinha percebido que ferrar a vida de seus heróis vendia gibizinho pra caramba e foi bem sucedida nesse quesito. Apesar da saga ser uma bagunça devido a mudança de roteiristas e desenhistas ( alguns bem ruins), ela traz momentos interessantes como a batalha entre Bane e o novo Batman e a batalha final entre os Batmen.
Ela foi publicada na integra aqui nos formatinhos da Abril, a Panini chegou a lançar um encadernado em 2008 porem não lançou o restante. Quem sabe um dia, né? Mas, se lançarem, prepare o bolso pois serão muitos, mas muitos encadernados!
BATMAN- O FILHO DO DEMÔNIO
Publicada em 1987
Roteiro: Mike W. Barr
Arte: Jerry Bingham
Nessa graphic novel, Batman se alia ao seu inimigo Ra’s Al Ghul para enfrentarem um grupo terrorista, mas esse não é o foco da historia: o foco é na revelação que Talia, a filha de Ra’s Al Ghul está esperando um filho do Batman! A novidade mexe muito com todos os personagens e num momento bem triste, Talia ao perceber que ter um filho traria ainda mais preocupações ao herói, finge um aborto. É um momento de cortar o coração.
Essa historia, apesar de ótima, por anos foi desconsiderada do cânone, porem o genial escritor Grant Morrison trouxe o filho perdido do Batman de volta a tona o chamando de Damian Wayne e fazendo ele se tornar Robin.
O Filho do Demônio foi publicado aqui no Brasil tanto pela Abril quanto pela Panini em encadernados. A edição da Panini ainda é possível achar em lojas especializadas.
MORTE EM FAMÍLIA
Publicada em 1988
Roteiro: Jin Starlin
Arte: Jim Aparo
É nessa historia que ocorre a morte de Jason Todd, o segundo Robin, que é espancado e morto numa explosão pelo Coringa.
Na época,a DC anunciou uma votação por telefone para que os leitores decidissem se Jason deveria ou não morrer. As chamadas foram feitas após a publicação da revista com a cena em que Jason e sua mãe estão presos no armazém.
Após dez mil votos, uma grande maioria decidiu pela morte de Jason e o garoto acabou batendo as botas!
Anos depois, O’Neil teria admitido que milhares de votos contra Jason foram dados por um único votante, deixando em dúvida a honestidade do procedimento. Ele disse a uma entrevista para a Newsarama conduzida pelo escritor Judd Winick:
“Eu ouvi que um cara tinha programado seu computador para discar o número do polegar para baixo (opção pela morte) a cada noventa segundos, por oito horas, o que teria feito toda a diferença”.
Apesar disso, A Morte em Família é uma grandiosa historia em que vemos um momento triste da vida do Batman, um momento em que ele falhou e deixou um soldado de seu pelotão morrer e essa culpa o perseguiu por anos.
Mas é claro que o hoje em dia o Jason tá vivão é se tornou o herói Capuz Vermelho! Quadrinhos, né!
ASILO ARKHAM
Publicada em 1989
Roteiro: Grant Morrison
Arte: Dave McKean
Grant Morrison é um escritor que divide opiniões: alguns ( eu tô nesse grupo!) o consideram um gênio, outros o consideram um louco superestimado. Morrison teve uma passagem de 7 ANOS pelas HQs do Batman numa fase , na minha opinião, bem interessante que trouxe ótimos momentos como o Robin Damian Wayne, a morte de Bruce Wayne com Dick assumindo seu lugar como Batman e a corporação Batman, um projeto de Bruce de recrutar vários Batmen para patrulharem o mundo.
Mas não é dessa fase que falarei ( mas indico ela fortemente!), e sim de um dos primeiros trabalhos de Morrison com o homem morcego: Asilo Arkham é uma graphic novel em que os vilões presos no Asilo liderados pelo Coringa tomam o controle do lugar e exigem a presença do Batman.
Dentro do Asilo, Batman passa por uma jornada de tortura física e mental nunca vistas antes! Morrison desconstrói o personagem de uma forma cruel mostrando o quanto o herói é frágil,atormentado e apenas um humano. Sabe o que aconteceu em Batman- O Messias? Multiplique por 100!
O clima de loucura é reforçado pela arte de McKean que é praticamente uma pintura surrealista que se adapta a psique de cada um dos vilões que Batman confronta!
Um dos momentos mais icônicos da historia é quando o Coringa, no intuito de desestabilizar ainda mais o Batman, passa a mão na bunda dele. sério!
Asilo Arkham é uma obra sensacional que merece figurar na coleção de qualquer fã de quadrinhos! Recomendadíssima!
A historia foi republicada aqui no Brasil várias vezes! A ultima foi em um encadernado lançado ano passado, em lojas especializadas é possível encontrar. Vale muito a pena!
Então é isso, pessoal! Espero que tenham gostado das dicas de quadrinhos de hoje! e bora comemorar o Batman Day!
Até a próxima!