Evo: Um Evento Marcante
Olá Nerds…
O universo gamer tem crescido e evoluído das maneiras mais diversas possíveis, e com esse crescimento, “medir forças” em torneios tornou-se cada vez menos casual e mais profissional. Os eSports estão em alta, equipes surgem, fazem história, arenas são lotadas para acompanhar os mais diversos tipos de jogos competitivos, mas, houve um passado.
No início dos ano 90, o melhor jeito de jogar um X1 era em um arcade, já que, internet e computadores caseiros eram extremamente raros em um Brasil de crise econômica e inflação assombrosa. Com isso, muitos amantes de arcades e especialmente apreciadores de jogos de luta, se juntavam para fazer aquele belo torneio da rua para mostrar quem era o maioral do bairro.
Em um belo dia, em 1996, Tom Cannon, “idólatra” de games de luta e fundador do site Shoryuken, criou o B3, Battle by the Bay, evento que seis anos mais tarde seria rebatizado como Evolution Championship Series, ou EVO, e é sobre este evento que falaremos em nosso texto.
Do que se trata?
A EVO é o maior torneio de games de luta do mundo, envolvendo os maiores jogadores do momento, para se enfrentarem nos títulos da atualidade; Mortal Kombat, Street Fighter e inúmeros outros games interessantes, que sempre estão a vista de todos.
Ano após ano, o evento tem gerado lances históricos e premiações interessantes, fazendo o evento ter cada vez mais prestigio, seja da mídia ou mesmo dos gamers, o fato é que aquele campeonato de Fliperama de bairro cresceu e se tornou um maravilhoso evento mundial.
História
Parece difícil de acreditar, mas segundo Tom Cannon, a primeira edição da EVO, em 1996 (ainda B3) foi para resolver um “problema” de rivalidades entre jogadores da parte Sul e Norte da Califórnia, e para ver quem era o melhor, nada melhor que um belo campeonato. Os campeões deste torneio foram Graham Wolfe e Alex Valle, isso porque a disputa foi realizada em 2 games; Super Street Fighter II Turbo e Street Fighter Alpha 2, e para que o torneio ocorresse com força máxima, as disputas foram realizadas em máquinas de arcade, já que nelas, os games rodavam da melhor forma.
Apesar de interessante, o torneio oficial entrou em recesso, e só voltou a ocorrer no ano 2000, com uma estrutura muito similar a que é conhecida hoje, esta edição ocorreu em Las Vegas, sendo ainda mais badalado, com os 5 melhores jogos de luta até então; Super Street Fighter II Turbo, Street Fighter Alpha 2, Street Fighter Alpha 3, Street Fighter III: 3rd Strike e Marvel vs. Capcom 2.
Dai em diante, o público e o número de jogadores só cresceu, tendo no torneio jogadores de todo o mundo, e é claro, os japoneses são sempre presença garantida, com partidas fantásticas e quase inacreditáveis. Em decorrência do sucesso, a EVO ocorre anualmente e cativa cada vez mais o público. Como um desses lances históricos e maravilhosos, podemos citar a final do torneio de 2004, que realmente, foi de tirar o folego:
Já que o sucesso era muito maior que o esperado e os gamers japoneses estavam invadindo Las Vegas, a EVO expandiu suas fronteiras e organizou em Janeiro de 2018 sua primeira edição no Japão, trazendo torneios de jogos populares no país asiático, como Super Smash Bros. Melee, BlazBlue: Central Fiction e Arms; infelizmente o evento deu um prejuízo de US$ 1 milhão, muito em função das entradas gratuitas e da falta de interesse de patrocinadores.
EVO 2019
Com uma ótima e atualizada Line Up, o evento de 2019 foi a última que contou com a participação física dos gamers, aconteceu também no Mandalay Bay, em Las Vegas, nos dias 2, 3 e 4 de Agosto, com transmissões oficiais na Twitch TV, Capcom e Sites Oficiais da EVO.
E é claro, o Brasil não poderia ficar de fora de um evento deste calibre, apesar de serem apenas 13 jogadores, as terras tupiniquins foram representadas em meio as 14 mil inscrições feitas:
- Super Smash Bros. Ultimate: Henrique “BlackJet” Hsieh, João Pedro “Joaoarara” Castello Branco, Lucas “DaftMind” Fidalgo e Luis Felipe “Luffy” Abreu de Carvalho.
- Street Fighter V: Igor “Flamezord” M., Jae “Jae HW” Hyung Woo, Keoma Pacheco, Raphael “Zenith” Puglielli, Renato “DidimoKOF” Martins e Rodrigo Miura.
- Mortal Kombat 11: Caio “Battousai-Q7G” do Monte, Igor “Flamezord” M., Matheus Henrique “Baba Yaga” Oliveira Rodrigues e Rodrigo Miura.
- Tekken 7: Caio “Battousai-Q7G” do Monte, Gleisson “Oldchoplee” Oliveira e Matheus Henrique “Baba Yaga” Oliveira Rodrigues
- Soul Calibur VI: Caio “Battousai-Q7G” do Monte, Gleisson “Oldchoplee” Oliveira e Rodrigo Miura.
- Samurai Shodown: Caio “Battousai-Q7G” do Monte, Jae “Jae HW” Hyung Woo, Renato “DidimoKOF” Martins e Rodrigo Miura.
- Under Night: Henrique “BlackJet” Hsieh
Ponto Final
Como grande novidade da Evo, dia 18 de Março de 2021, a Sony anuncia a compra do grandioso evento, isso significa que agora é a Sony quem comanda o evento, ou seja, a companhia decide onde e quando ele acontece. Os cofundadores da competição, Tony e Tom Cannon, continuam fazendo parte da gerência, porém, a marca japonesa fica com a decisão final.
A EVO é mais um evento gamer maravilhoso, e para quem ama games de luta, você estará no lugar certo.
Qual a sua opinião?