0

Hoje faz 50 anos do lançamento da revista O Poderoso Thor nº11  e isso marca a primeira aparição do Homem-Aranha em quadrinhos aqui no Brasil.

Para celebrarmos tal data, que tal 10 curiosidades sobre o cabeça de teia favorito da galera?

Advertisement

Então chega de enrolação( nas teias!) e bora conferir 10 fatos sobre a vida do amigão da vizinhança:

 

1- A PRIMEIRA TEIA DO ARANHA

 

A primeira aparição do Homem-Aranha foi na revista Amazing Fantasy nº 15 lançada em 1962.

Imagem relacionada
A origem do Homem-Aranha em Amazing Fantasy 15

 

No Brasil,como já enfatizamos acima, sua primeira aparição foi em O Poderoso Thor nº 11. Detalhe que nessa primeira aparição, traduziram o nome apenas para “Aranha”.

Resultado de imagem para O Poderoso Thor nº 11
O “Aranha” faz sua estreia no Brasil!

 

2- GENTE COMO A GENTE!

 

Um dos principais criadores do Homem-Aranha foi Stan Lee: partiu dele a ideia de criar um herói que fosse diferente do padrão da época em que todos os heróis eram homens adultos superfortes, com empregos fixos e em alguns casos muito ricos. Ele queria um herói mais humano com problemas comuns como falta de dinheiro só que em meio a tudo isso, tivesse superpoderes e combatesse o crime.

Resultado de imagem para stan lee spiderman creator
Stan Lee e sua maior criação!

 

O fato de ele ser adolescente também era novidade, pois naquela época os adolescentes geralmente eram os parceiros mirins dos heróis principalmente na DC que tinha Robin, Kid Flash e etc.

Somado a isso o fato dele não ser um cara popular, mas perseguido no colégio e sem sorte com as mulheres foi a combinação perfeita para que os leitores se identificassem com ele e o sucesso foi garantido!

Resultado de imagem para homem aranha steve ditko
Um herói com problemas do cotidiano = sucesso garantido!

 

3- MEDO DE ARANHAS

Quando Stan Lee levou a ideia da criação do Homem-Aranha para a Marvel, o dono da empresa chamado Martin Goodman a principio não curtiu muito não! Na visão dele, as aranhas eram animais terríveis que as pessoas detestavam e isso poderia fazer que elas detestassem o novo personagem também.

Apesar disso, Goodman deu uma chance a Stan Lee, pois o cara já tinha emplacado algumas revistas com boas vendagem e não custava nada ver se esse tal de “Homem Aranha” cairia nas graças de público né?

Acho que depois desse dia Goodman começou a gostar mais de aracnídeos!  Hahaha!

Resultado de imagem para Martin Goodman
Martin Goodman: quase que o Homem-Aranha não existe por causa desse cara!

 

4- A TRETA DOS DESENHISTAS

Até hoje rola uma treta sobre quem criou o uniforme do Homem-Aranha: alguns dizem ser o deus Jack Kirby e outros dizem ser Steve Ditko. Ditko afirmou em uma entrevista que o primeiro desenho do Homem-Aranha feito por Kirby parecia um personagem de ficção cientifica que possuía pistolas que disparavam teias e o uniforme era totalmente diferente do que conhecemos hoje que é a versão que Ditko afirma ter desenhado.

Imagem relacionada
O Homem-Aranha de Jack Kirby!

 

 

A favor de Kirby temos o fato que ele foi o desenhista da capa da icônica Amazing Fantasy 15 em que o personagem apareceu pela primeira vez.

Curioso que essa não foi a única treta entre os dois desenhistas, pois eles também disputaram para ver quem foi o criador do visual da armadura clássica do Homem de Ferro!

Seja como for, mesmo se não for Kirby que tenha desenhado o uniforme do Homem-Aranha pela primeira vez não podemos negar que ele também teve importância na criação do personagem, pois segundo dizem as ideias de Peter ter sido picado por uma aranha radioativa e ele ser um órfão criado pelos tios foram dele.

Imagem relacionada
Jack Kirby e Steve Ditko: os outros dois pais do Homem-Aranha!

 

 

 

 

5- COADJUVANTES PRECURSORES

Uma coisa que pouca gente sabe é que a revista do Homem-Aranha foi a pioneira em incluir personagens afrodescendentes nas historias em quadrinhos.

Numa época em que predominavam nas historias personagens caucasianos, Stan Lee e o desenhista John Romita criaram personagens coadjuvantes afrodescendentes como o editor do Clarim Diário Robbie Robertson e seu filho Randy.

A inclusão dos dois foi um passo importante para o surgimentos de novos personagens afrodescendentes inclusive super-heróis como Luke Cage e Pantera Negra.

Resultado de imagem para Robbie Robertson and randy
Robbie e seu filho: os primeiros personagens afrodescendentes da Marvel!

 

 

 

6- ARANHA GARANHÃO!

O Homem-Aranha já teve diversas namoradas nos quadrinhos: além de Gwen Stacy e Mary Jane, que são as duas mais famosas, ele também já namorou Liz Allen (que foi sua primeira namorada), Betty Brant, Carlie Cooper, Michelle Gonzalez, Debra Whitman além das heroínas Sabre de Prata, Seda e até a Capitã Marvel (que na época ainda se chamava Miss Marvel).

Resultado de imagem para spider man's girlfriends
“Já tive mulheres de todas as cores, de vários uniformes, de vários criadores”

Esse Peter não é fraco não!

 

7- DRIBLANDO A CENSURA

A revista do Homem-Aranha também foi pioneira em outra coisas além de incluir diversidades: duas de suas revistas foram as primeiras a serem publicadas sem a aprovação do Comics Code Authority (CCA), uma entidade que regulamentava os quadrinhos e impunha diversas censuras a eles.

Resultado de imagem para Comics Code Authority (CCA)
o selo temido!

A primeira edição foi a Amazing Spider-Man 97 lançada em 1971 que mostrava o personagem Harry Osborn usando drogas e isso era proibido na época por causa da censura mesmo que a historia tivesse uma mensagem antidrogas o que era a ideia de Stan Lee para a historia que estava produzindo.

Resultado de imagem para Amazing Spider-Man 97
Harry Osborn consumindo tóxicos para esquecer os problemas! Tabu na época!

Apoiado pelo diretor Martin Goldman, Stan Lee levou a ideia à frente e essa foi a primeira edição de super-heróis americanos a ser publicada sem a aprovação do CCA desde que este fora criado, na década de 50.

Resultado de imagem para Amazing Spider-Man 97
A edição anti-selo!!!

Outra edição que foi ousada na época foi a Amazing Spider-Man 100 que trazia como vilão o vampiro Morbius e isso era outro desafio ao Código, porque este proibia o uso de criatura místicas tais como os vampiros, porque se pensava que os quadrinhos de horror eram prejudiciais às crianças e jovens (e você achanado que o mundo tá chato hoje em dia!).

Resultado de imagem para the amazing spider 100 morbius
Morbius: vampiros eram proibidos na época!

O escritor da historia Roy Thomas inventou que os poderes de Morbius eram derivados de um experimento mau sucedido e nada tinham a ver com algo sobrenatural então a historia pode ser publicada e a Marvel deu um drible na censura!

Resultado de imagem para Roy Thomas
Roy Thomas deu um jeitinho de driblar a censura e sua historia pode ser publicada!

8- ARANHAS DE CARNE E OSSO!

 

Muito antes de Tobey Maguire, Andrew Garfield e Tom Holland, outros dois atores deram vida ao Homem-Aranha fora dos quadrinhos:

Em 1977, o ator Nicholas Hammond foi o Peter Parker/Homem Aranha num seriado pra lá de tosco que durou apenas 13 episódios! Eu achava engraçada a mascara, pois parecia que estava apertada no ator, pois marcavam o nariz e as orelhas!

O Homem-Aranha dos anos 70: trash mas clásisco!

Em 1978 tivemos o Homem Aranha japonês, ou melhor, o “Supaidaman” uma série de 41 episódio no estilo Tokusatsu (Jaspion, Jiraiya, National Kid, Changeman, Ultraman) produzida pela Toei. Nela a identidade secreta do herói era de Takuya Yamashiro e o Homem-Aranha tinha até um robô gigante chamado Leopardon. 

Imagem relacionada
Supaidaman e seu robô Leopardon!

Inclusive, o Supaidaman e seu robô chegaram a aparecer nas HQS na saga Aranhaverso que reunia Homens-Aranhas de vários universos diferentes!

Imagem relacionada
Supaidaman em Aranhaverso: deu ruim para o robozão!

9-  OU CASA OU MORRE!

Uma das historias mais famosas do Homem-Aranha é a morte de Gwen Stacy e essa historia quase não foi publicada: Quem teve a ideia da morte da garota foi o desenhista John Romita que sugeriu para Stan Lee que a principio não gostou de ideia, pois em algumas edições anteriores já tinham matado o pai da moça, o capitão Stacy e ele achou que essa repetições de ideias não ia ser legal, porem Romita convenceu Lee que a morte de Gwen abrira espaço para Peter se relacionar com Mary Jane que na visão dele era uma personagem mais interessante e a relação de Peter e Gwen estava bem estacionada e não acontecia nada interessante. Dizem que Romita falou assim para Lee: “ Só vejo duas saídas para a relação dos dois: ou eles terminam ou se casam!”.

Imagem relacionada
A Morte da Gwen Stacy até hoje é considerada um dos momentos mais icônicos das HQs!

Como terminar seria uma repetição de ideias, pois isso já tinha acontecido e Lee não queria casar o Homem-Aranha, ele acabou concordando com a morte da loirinha!

Valeu tio Romita!

Resultado de imagem para john romita
John Romita Sr ou Romitão para os íntimos! O cara que convenceu o Stan Lee a matar a Gwen Stacy!

10-  O SALÁRIO É PAGO EM DIA, NÉ?

O Homem-Aranha demorou muito tempo para fazer parte de uma equipe: isso só foi acontecer em 2005 quando o herói é convidado para fazer parte dos Vingadores pelo próprio Capitão América e acaba aceitando!

É engraçado que Peter ficou empolgado em ingressar na equipe, pois sabia que os Vingadores eram bem pagos, mas nessa época o grupo estava em fase de reconstrução e não teria salários pagos pelo Governo! Coitado!

Resultado de imagem para novos vingadores bendis
Em 2005, o Homem-Aranha fez parte dos Novos Vingadores! Não tinha salário mas tinha os maiores heróis da Marvel como colegas de equipe!

 

Então é isso, galera! Espero que tenham gostado dessas curiosidades!

Até a próxima!

 

Advertisement

Ixi! E agora, qual sua reação?

Gostei Gostei
1
Gostei
Uau Uau
0
Uau
Nãaoo Nãaoo
0
Nãaoo
Confuso Confuso
0
Confuso
Cristiano de Andrade
Colecionador de quadrinhos ( especialmente Marvel) , gamer e viciado em séries, ele não entende por que os nerds que na sua época eram tão unidos agora se dividiram em facções: é Caixista contra Sonysta, Marvete contra Decenauta e etc... Bora esquecer rivalidade e se divertir, galera!
Choose A Format
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Convencional
Formatted Text with Embeds and Visuals
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes