Olá Nerds…
Graças aos jogos Mobile, o mundo dos games tem mudado muito nos últimos anos. Grandes empresas, nomes emblemáticos, gráficos, e mais uma série de padrões que costumeiramente usamos, não ditam mais tendências.
Nos anos 90, algo que existia, mas “mortais” apenas viam em filmes, era o telefone celular (ter uma linha telefônica em casa era algo difícil, imagina só ter um telefone em seu bolso), este apetrecho era apenas para ligações, nada mais. Porém os anos foram passando, e o aparelho ganhou sua popularização e passou a ter mais ferramentas, inclusive, jogos.
Provavelmente você já jogou Snake em algum fantástico celular de display monocromático de meados dos anos 2000, ou Parachute Panic, aquele joguinho de paraquedas dos celulares Nokia; sim, dava pra passar um tempo com eles, mas ninguém imaginava o que esta por vir…
Hoje em dia os celulares dominam nossas mentes e derretem nosso cérebros (ou quase isso) e de modo sucinto, o que quero dizer é que os celulares tornaram-se parte de nosso cotidiano, seja você um jovem de 15 anos ou um poderoso gerente de 50 anos, o caso é, você tem um celular.
Com isso, grandes desenvolvedoras e pequenos programadores buscaram atrair os jogadores para a plataforma Mobile. Grandes jogos foram desenvolvidos, puzzles, plataforma, jogos de corrida, de cartas, aventura, tiro, muitos se equiparam a jogos de consoles de mesa…
Posso facilmente citar alguns aqui:
- Angry birds
- Real Racing
- Real Futebol
- Arena of Valor
- Crash Royale
- Asphalt
- FreeFire
- Pokémon Go
- Zumbi Tsunami
- Fruit Ninja
A lista é praticamente infinita, e observando o crescimento deste nicho, empresas conhecida decidiram dar o braço a torcer e entrar no “mundo mobile”. A Sega, disponibilizou uma série de jogos clássicos para download no app Sega Forever, algo que é bem interessante, já que são jogos casuais, para serem jogados em qualquer lugar. Sendo assim, a nossa amada Nintendo não ficou de fora, e tem lançado títulos para esta plataforma, Mario Run, Mario Kart Tour, Fire Emblem são ótimos exemplos disso. Sem Contar que a Square Enix tem aplicado alguns títulos de Final Fantasy aos Mobiles, a Konami tem investido pesado na franquia PES Mobile e um novo Castlevania esta por vir, Call of Duty, PUBG e muitos outros games tem feito a alegria dos player e gerado muito dinheiro para as produtoras, sim, os Mobiles dominaram totalmente o universo dos games.
Nesta rápidas pinceladas caro leitor, qual sua opinião sobre o crescente mercado dos games Mobile, isso seria um grande perigo aos consoles ou não há com o que se preocupar?
Qual a sua opinião?