Com o sucesso de Batman (1989), Tim Burton (Os Fantasmas Se Divertem) ganhou maior controle criativo para a realização da sequência, Batman Returns (1992). O que acabou resultando em um filme mais bizarro, gótico, sombrio e recheado de humor negro. Totalmente inspirado no Expressionismo Alemão (Movimento cinematográfico na década de 20), caracterizado pela distorção de cenários e personagens. Vale ressaltar que, mesmo não sendo fiel ao material original (quadrinhos), a visão do diretor contribuiu de forma positiva para com o universo de Batman. Um bom exemplo que prova isso, é a Série Animada de Batman (1992-1994), que soube aproveitar muito bem o estilo que Burton estabeleceu. Aliás, o Pinguim da série animada, possui um visual bem semelhante ao vilão do filme.
Batman Returns representa um dos grandes marcos na carreira de Tim Burton, e muito mais, um dos melhores filmes baseados em quadrinhos, contudo, dentro de uma visão autoral, é claro. Em 19 de Junho, há alguns dias, o filme completou 25 anos, e por isso decidimos fazer uma lista de algumas curiosidades relacionadas a essa produção.
CURIOSIDADES
Danny Devito passava duas horas por dia para a maquiagem de Pinguim, o ator foi proibido (contrato) de dar detalhes sobre o visual de seu personagem para qualquer pessoa, inclusive sua família.
A pedido do ator Michael Keaton, os roteiristas reduziram um bom número de diálogos de Batman para intensificar o tom misterioso do personagem.
O diretor Tim Burton foi substituído no terceiro filme por Joel Schumacher, devido os altos níveis de violência e sexualidade em Batman Returns. Burton foi duramente criticado.
A principio, Tim Burton não queria o ator Christopher Walken como Max Shreck no elenco de Batman Returns, devido o mesmo morrer de medo do ator. Entretanto, o diretor gostou do trabalho do ator em A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (1999).
A roupa do Homem-Morcego pesava em torno de 25 quilos.
Em seis semanas de filmagens, Michelle Pfeiffer usou 60 trajes de Mulher-Gato. Cada peça custava em torno de 1.000.
O Batman de Michael Keaton mata sem remorso. Essa historia do personagem matar não começou em Batman Vs Superman: A Origem da Justiça (2016).
Os anúncios de Mulher-Gato em paredes de ônibus eram frequentemente roubados. A Warner Bros recolocava os cartazes, mas a situação ficou tão feia que policiais começaram a patrulhar o lugar.
Confira o Trailer da Batman Returns:
Qual a sua opinião?