CEO da Amazon Games fala sobre o uso de IA em jogos
Enquanto o sindicato SAG-AFTRA mantém uma greve contra grandes fabricantes de videogames em busca de melhores proteções contra o uso de inteligência artificial (IA), o CEO da Amazon Games, Christoph Hartmann, deu declarações polêmicas que prometem agitar o setor.
Em uma entrevista recente, Hartmann minimizou o impacto da IA na substituição de atores em videogames, afirmando que “não há realmente atuação” envolvida nos jogos da empresa. Segundo ele, a IA é uma ferramenta para otimizar processos e reduzir custos, sem afetar diretamente o emprego de atores.
“Esperamos que a IA nos ajude a otimizar os processos para que o trabalho feito manualmente seja mais rápido. Idealmente, podemos reduzi-lo a três anos para podermos iterar mais, o que então reduzirá um pouco os orçamentos,” declarou Hartmann. Ele enfatizou que a IA poderia impulsionar a inovação ao gerar novas ideias de jogabilidade, um processo que não está diretamente ligado a tirar empregos de ninguém. “Se levar algo, serão realmente as partes chatas,” acrescentou.
Repercussões das declarações de Christoph Hartmann
As declarações de Hartmann surgem em um momento delicado para a indústria. A greve do SAG-AFTRA, que representa 2,5 mil atores de videogames, além de outros 160 mil profissionais de diversas áreas, foi motivada pelo crescente uso de IA na indústria de entretenimento digital. O sindicato exige maior controle sobre como as interpretações dos atores são usadas, buscando impedir que vozes e movimentos sejam reutilizados indefinidamente sem compensação adicional.
A percepção de que os jogos “não têm atuações de verdade” gerou críticas imediatas de profissionais da indústria e defensores dos direitos dos trabalhadores. A declaração de Hartmann ignora o papel vital que atores de voz e captura de movimento desempenham em jogos modernos, onde suas performances são essenciais para criar personagens convincentes e experiências imersivas.
“Queremos impedir que nossas vozes e atuação sejam reutilizadas eternamente sem recompensas”, disse um representante do SAG-AFTRA, destacando a necessidade de maior transparência e controle sobre o uso de IA.
Amazon Games e o futuro
Amazon Games é a divisão de videogames da Amazon, focada no desenvolvimento e publicação de jogos para diversas plataformas. Criada para explorar o potencial da empresa no mercado de entretenimento digital, a Amazon Games busca inovar com tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, e atrair jogadores ao redor do mundo.
A Amazon Games parece estar decidida a adotar tecnologias de IA em seus processos, desde a programação até a localização de títulos, sem considerar amplamente as preocupações levantadas pelos sindicatos. Para muitos na indústria, o “timing” da declaração de Hartmann não poderia ser pior, sugerindo uma desconexão entre a empresa e os profissionais que moldam os jogos.
O uso de IA em jogos é um tópico controverso. Embora muitos reconheçam seu potencial para inovação, há um medo crescente de que ela possa substituir humanos em áreas criativas. A declaração de Hartmann de que “a maioria da equipe está na programação e isso não vai desaparecer porque é tudo sobre inovação” reflete uma visão centrada na tecnologia, que pode não se alinhar com as expectativas de atores e artistas que trazem alma e vida aos personagens dos jogos.
À medida que a greve do SAG-AFTRA continua e as negociações prosseguem, as palavras de Hartmann podem ter um impacto duradouro na percepção pública da Amazon Games e no debate mais amplo sobre o uso de IA na indústria de entretenimento digital. O futuro dos videogames e da IA permanece incerto, mas uma coisa é clara: a discussão sobre o equilíbrio entre inovação tecnológica e respeito pelos direitos dos trabalhadores está longe de terminar.
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