Bungie na PlayStation Studios
Bungie na PlayStation Studios – A Sony continua a expandir a sua influência sobre a Bungie com o anúncio de que a sua divisão Creative Studios, responsável pela “visão criativa” e branding dos jogos da Bungie, é agora oficialmente parte da PlayStation Studios.
O anúncio foi feito por Bridget O’Neill, ex-diretora sênior de estúdios criativos da Bungie e agora diretora sênior de criação do PlayStation Studios. Ela observou em sua página do LinkedIn que sua equipe se juntou ao PlayStation Studios para criar uma base criativa que apoiará todos os jogos de serviço ao vivo do PlayStation.
A oportunidade de compartilhar nossa experiência trabalhando em jogos da Bungie com outros estúdios que desenvolvem jogos de serviço ao vivo é emocionante. Os serviços Live são um empreendimento complexo com desafios únicos, e o trabalho conjunto da PlayStation e da Bungie proporcionará um enorme impulso ao desenvolvimento de novos jogos neste mercado competitivo.
Apesar da transição, O’Neill enfatizou que sua equipe continuará trabalhando em Destiny 2 e Marathon.
Essa mudança já demorou muito para acontecer. A aquisição da Sony pela Bungie em 2022 foi motivada em parte pelo desejo da Sony de obter a experiência e a tecnologia que a Bungie desenvolveu no espaço de serviços de jogos. A influência da Bungie ficou evidente, por exemplo, na decisão de adiar e posteriormente cancelar o jogo multiplayer The Last of Us depois que a Bungie expressou dúvidas sobre seu sucesso.
No entanto, recentemente as relações entre a Bungie e a Sony tornaram-se tensas. O presidente da PlayStation, Hiroki Totoki, já expressou insatisfação com a gestão da Bungie, exigindo maior “responsabilidade” pelos orçamentos e cronogramas de desenvolvimento. Em julho, a recém agregada demitiu 220 funcionários, e o CEO Pete Parsons anunciou que outros 155 funcionários seriam transferidos para a Sony, representando cerca de 12% da força de trabalho total do estúdio. Um dos projetos de incubação da Bungie também será dividido em um estúdio separado sob o PlayStation.
Dadas estas mudanças, a PlayStation precisa claramente de uma equipe experiente para liderar os seus jogos baseados em serviços. Após os problemas com Helldivers 2 e o fracasso do Concord, a equipe criativa de O’Neill poderia desempenhar um papel importante em uma possível reinicialização do Concord, se tal coisa for planejada.
Qual a sua opinião?