MOBA: Um estilo Singular
0

Olá Nerds…

Em busca de novidades no mercado gamer, as produtoras sempre lançam um novo estilo de jogo ou sub gêneros, como MOBA, visando inovações, lucros, giro de capital e coisas do tipo. Assim como tantos outros, os MOBAs, que já estão a um certo tempo no mercado de jogos, são frutos disso, e tem ampliado seus territórios para todas as plataformas possíveis.

Do que se trata?

A sigla MOBA tem por significado Arena de Batalha para Vários Jogadores (Multiplayer Online Battle Arena), este estilo de jogo mistura elementos de games RPG e Ação, resultando assim em jogos competitivos e dinâmicos. O gênero MOBA ou ARTS (Action Real-Time Strategy) não deve ser confundido com RPGs Online, visto que, em um RPG os jogadores estão em controle de um personagem, em um mundo aberto, dentro de um jogo sem fim, já o MOBA, tem por base batalhas entre times 5 vs 5 ou 3 vs 3 na maioria das vezes, o player pode escolher 1 personagem de seu game e participar da Batalha na Arena, buscando derrubar torres inimigas e aniquilar os personagens do time rival.

Advertisement

MARVEL Super War tem data de lançamento revelada | AD Gaming

O herói controlado pelo jogador ataca os adversários usando habilidades específicas, para ganhar experiência e dinheiro, matando unidades inimigas, alcançando determinada experiência e assim, o player consegue progredir para o próximo nível, melhorando seus atributos e habilidades. O dinheiro serve para comprar itens consumíveis ou que melhoram as habilidades. Matar jogadores do time adversário costuma ser bem recompensador com experiência e dinheiro, assim como morrer para um jogador adversário também pode ser custoso ao time, quando morre o jogador tem que esperar um determinado tempo até reviver novamente na sua base.

Os cenários geralmente possuem caminhos abertos que ligam as bases inimigas chamados lanes ou faixas, os cenários costumam ter 2 ou 3 faixas, cenários com duas faixas costumam colocar times de até 3 jogadores, cenários com três faixas costumam colocar times com até 5 jogadores, as faixas costumam ser chamadas de topo (top), meio (mid) e baixo (bot), são nas faixas que ficam as torres de defesa dos times e por onde se movimentam as tropas controladas por computador.

A área do cenário que fica fora das faixas é chamada de jungle ou selva, na selva costumam ficar buffs (que aumentam os atributos do jogador por um tempo) e os chefes que podem ser derrotados para conseguir itens ou fazer com que eles lutem ao lado do time do jogador.

Início

Em 2009 foi lançado Demigod, da produtora Gas Powered Games, o primeiro MOBA independente de outros games, já que, todos seus antecessores eram mutações de outros jogos.

Demigod Gameplay PC HD - YouTube

Nos primórdios deste estilo, nos deparamos no ano de 1989 com Herzog Zwei, um jogo de estratégia em tempo real do Mega Drive. Future Cop: LAPD, lançado em 1998 também é considerado um precursor do gênero, este deu origem indireta a Aeon of Strife, que é um game baseado em Star Craft II, este, foi a mola propulsora para a criação do Defense of the Ancients, ou DotA como é conhecido, um mapa modificado do jogo Warcraft III, onde se tornou extremamente popular na comunidade de Warcraft, sendo referência no quesito MOBA, recebendo várias atualizações.

Atualidades

Este gênero gamer cresceu muito nos últimos 10 anos, e com isso, MOBA de todos os estilos, para todos os tipo de plataforma surgem, mas alguns, ganham supremo destaque:

 League of Legends (PC)


Em LoL, os jogadores assumem o papel de “invocadores”, controlando campeões com habilidades únicas e que lutam com seu time contra outros invocadores ou campeões controlados pelo computador. No modo mais popular do jogo, o objetivo de cada time é destruir o nexus da equipe adversária, uma construção localizada na base que é protegida por outras estruturas. Cada partida de League of Legends é distinta, pois os campeões sempre começam fracos e progridem através da acumulação de ouro e da experiência ao longo do jogo.

Wild Rift: Requisitos do novo jogo da Riot são revelados

League of Legends foi bem recebido desde o seu lançamento e sua popularidade cresceu ao decorrer dos anos. Em julho de 2012, foi o jogo para computador mais jogado na América do Norte e Europa, em termos de número de horas jogadas. Até janeiro de 2014, mais de 67 milhões de pessoas jogavam League of Legends por mês, 27 milhões por dia e mais de 7,5 milhões durante o horário de pico.

DOTA 2 (PC)


O jogo é baseado em partidas on e off-line, em cada uma delas o objetivo é derrotar a equipe adversária e, para isso, é indispensavelmente destruir o “Ancient”, que, por sua vez, se localiza no centro da base inimiga. Cada base é defendida por torres e ondas de unidades que percorrem os caminhos principais do mapa  que levam à suas bases.

The Annual Return To Dota 2 – TEAM XBOX INFINITE

Cada jogador controla um personagem, chamado de “herói”, sendo que, atualmente, o game disponibiliza mais de 100 heróis, com o possível lançamento de mais. Os combates geralmente acontecem ao longo de do cenário padronizado de três trilhas e floresta. Os heróis iniciam no nível 1, podendo chegar até o nível 25 e avançando de nível conforme ganham pontos de experiência. A cada nível avançado, os heróis recebem 1 ponto para ser usado para melhorar suas habilidades especiais ou acrescentar talentos, em níveis específicos. Então, quanto maior o nível do herói, melhor são seus talentos e maior será a potência ou utilidade de suas habilidades.

Smite (PC e consoles 8ª Geração)


Os jogadores, aqui, controlam figuras mitológicas, este é um MOBA, porém não com uma visão panorâmica, mas sim, com uma visão em terceira pessoa, tornando assim, a jogatina mais imersiva (em termos) e buscando um estilo diferente de jogadores que não se adaptaram a outros MOBA.

Smite Comes To The Epic Games Store – TEAM XBOX INFINITE

Lançado em 25 de Março de 2014, o game vive altos e baixos, possuindo sete modos diferentes de jogos, e cinco estilos padronizados de classes, fazendo uma interessante mescla entre MOBA, RPG e FPS, algo interessante, mais que custa a engrenar e a conquistar de vez seu espaço no universo gamer.

Ponto Final

Claro, não podemos nos esquecer de tantos outros MOBAs, como Arena of Valor, Heros of the Storm, Marvel Super Wars e muitos outros aplicados para o universo Mobile, visto que o estilo combina bem com os celulares e tablets e essa globalização do gênero, tem feito com que mais e mais gamers passem a amar este modo de jogo e busquem seus favoritos, visto que, além da diversão, dinamismo e competitividade, boa partes deles é Free to Play, tendo apenas micro transações internas que não mudam a experiência de jogabilidade.

Visto o crescimento dos MOBAs, estaria o mercado gamer já saturado com este gênero ou ainda existe muito mais por vir?

Advertisement

Ixi! E agora, qual sua reação?

Gostei Gostei
0
Gostei
Uau Uau
2
Uau
Nãaoo Nãaoo
0
Nãaoo
Confuso Confuso
0
Confuso
Choose A Format
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Convencional
Formatted Text with Embeds and Visuals
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes