Em Junho de 1987, Predador chegava às telonas do mundo inteiro! A história, dos “roteiristas-de-primeira-viagem” Jim and John Thomas, era centrada na missão do Major Dutch Schaefer (Arnold Schwarzenegger, que então ainda não havia entrado de vez para a “Lista A” de Hollywood), líder de um time de mercenários que é enviado pelo governo para uma selva na América Central para resgatar reféns. No decorrer da missão, Dutch e seus companheiros se deparam com um caçador alienígena que faz das cabeças dos homens os seus troféus.
O filme, dirigido por John McTiernan, combinava excelentes efeitos-especiais, frases de efeito “de macho”, sangue e vísceras, armas e mais armas, tiros, explosões e uma criatura que se tornaria icônica, desenhada pelo grande Stan Winston. A obra foi um grande sucesso em seu lançamento, faturando mais de US$90 milhões nas bilheterias, contra um orçamento de US$15 milhões (em valores da época), mas a reação da crítica não foi das melhores. Anos depois essa reação mudaria e veríamos Predador em diversas listas de “melhores”.
Dele surgiram duas sequências, Predador 2 (1990) and Predadores (2010), e dois crossovers com a série Alien, Alien vs. Predador (2004) and Aliens vs. Predador: Requiem (2007), e há outro filme, The Predator, com estréia prevista para 2018.
A primeira sequência, com Danny Glover, é bacana, mas os demais são péssimos, mas ainda assim, o legado do filme original merece o nosso respeito!
Abaixo, vamos relembrar alguns momentos desse clássico do Domingo Maior (na Rede Globo, onde mais vi o filme quando criança):
One ugly motherfucker!!!
Quem poderia esquecer o primeiro momento que o Predador removeu sua máscara para revelar sua demoníaca face com sua horripilante mandíbula? A história do cinema receberia um de seus monstros mais memoráveis, graças a Stan Winston, que desenhou a criatura rapidamente durante um voo, com uns palpites de James Cameron, enquanto o filme passava por uma crise devido à ridícula criatura que estava sendo usada nas filmagens.
Dutch vs. Predador
Ver Danny Glover lutando com o Predador na sequência do filme foi demais, claro, mas a luta entre o monstro e dutch na selva é um momento verdadeiramente clássico!
A fúria do “Tiranossauro Sexual” é liberada!
Falando de lutas clássicas, o filme original tem uma das cenas de ação mais legais da história, quando o futuro governador do estado de Minnesota, Jesse “The Body” Ventura, libera a fúria de sua arma contra uma pequena vila. Corpos e balas voam para todos os lados em meio a formidáveis explosões!
A Visão do Predador
O Predador é um monstro fantástico! Ele pode se camuflar como um camaleão, e matar seus oponentes de diversas maneiras. É quase impossível se esconder dele, graças a sua incrível visão de calor. O efeito e os sons se tornariam clássicos.
Lama
Como você mata um Predador que pode vê-lo em qualquer lugar? Cubra seu corpo com lama gelada! Esse é um dos motivos pelos quais Dutch é tão legal! Ele foi mais esperto que o Predador, e viveu para contar a história!
Essa vida de burocrata te obriga a empunhar muitos… lápis!
O filme original de Predador nos ensinou o que acontece quando você levanta muitos lápis em um emprego burocrático: você ganha um esquálido braço de menininha! Ele também gerou um meme bem famoso…
Abaixo, mais algumas da melhores cenas do filme:
https://www.youtube.com/watch?v=OLj4pY2N-vY
Qual a sua opinião?