Activision autoriza uso de IA Generativa na criação de artes, de acordo com ex-funcionários
Uso de Ferramentas de IA Generativa Aprovado
A Activision Blizzard teria aprovado o uso de ferramentas de IA generativa, incluindo Midjourney e Stable Diffusion, para produzir arte conceitual e materiais de marketing. Isso é de acordo com uma investigação recente da Wired, que obteve um memorando interno do então diretor de tecnologia da Activision, Michael Vance, que aprovou o uso dessas ferramentas de IA generativa. Vance deixou o cargo em janeiro de 2024, mas ainda trabalha para a Activision como engenheiro de software associado.
Garantias e Preocupações dos Funcionários
Um ex-funcionário afirmou que a editora “garantiu aos seus artistas que a IA generativa seria usada apenas para conceitos internos, e não para ativos finais do jogo” e que “a IA não seria usada para substituí-los“. No entanto, há preocupações sobre o impacto dessa tecnologia no emprego dos artistas.
Diferenças com a Blizzard
O relatório da Wired destacou que, ao contrário da Activision, a Blizzard não permite que desenvolvedores usem geradores de IA disponíveis publicamente e está, em vez disso, desenvolvendo suas próprias ferramentas de IA.
Impacto das Demissões e Treinamento em IA
Um ex-funcionário citou as demissões da Microsoft em janeiro, que resultaram na eliminação de 1.900 funcionários de sua divisão de jogos, incluindo muitos artistas 2D da Activision. O funcionário afirmou que “os artistas conceituais restantes foram forçados a usar IA para ajudar em seu trabalho” e que tiveram que se inscrever para treinamentos de IA.
Resposta da Riot e Tendências no Mercado
A investigação também descobriu que a Riot está desenvolvendo seu próprio sistema de IA generativa interno, com o chefe de pesquisa em tecnologia Wesley Kerr dizendo que a empresa está explorando “ferramentas de IA generativa que poderiam melhorar a experiência do jogador de maneiras que estão alinhadas com [seus] valores.” Kerr acrescentou que “sabemos que a IA é uma questão complexa e seremos transparentes com os jogadores sobre nossas intenções.”
Uso de IA Generativa na Indústria de Videogames
Um relatório recente da empresa de consultoria CVL Economics descobriu que quase 90% das empresas de videogame já haviam usado IA generativa durante o desenvolvimento, incluindo para gerar storyboards, designs de personagens, renders e animações.
Questões de Consentimento
Muitas ferramentas de IA generativa, como o Midjourney, são treinadas ao coletar arte da internet sem o consentimento do artista original. Falando à Forbes no ano passado, o CEO do Midjourney, David Holtz, disse que a empresa não busca consentimento para trabalhos protegidos por direitos autorais devido a problemas em identificar sua origem.
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