Conteúdo
A série de jogos Dragon Quest, criada pela desenvolvedora japonesa Enix (agora Square Enix), é uma das franquias mais icônicas e influentes no mundo dos RPGs (Role-Playing Games). Lançada pela primeira vez em 1986 no Japão, Dragon Quest estabeleceu muitos dos padrões do gênero, como batalhas por turnos, narrativas épicas e um vasto mundo de fantasia para explorar.
O design de personagens e monstros da série foi criado por Akira Toriyama, famoso por seu trabalho na série de mangás e animes Dragon Ball, conferindo à série uma estética única e imediatamente reconhecível.
Apesar de seu legado no segmento dos games, a série Dragon Quest enfrenta atualmente o desafio de se atualizar tecnologicamente. Segundo o criador Yuji Horii, manter os gráficos à altura das expectativas dos jogos modernos é uma das principais dificuldades que a franquia enfrenta hoje.
Criador acredita que gráficos podem transformar a narrativa de Dragon Quest
O renomado criador do título, Yuji Horii, concedeu uma entrevista ao Denfaminicogamer, onde abordou alguns desafios inesperados relacionados à criação de gráficos mais realistas na série. À medida que os modelos de personagens exigem maior detalhamento nas expressões faciais, a possibilidade de manter um protagonista simbólico como o Horii-San se torna inviável. Segundo Yuji, um personagem que permanece inerte parece “um idiota”.
Yuji Horii destacou que não há uma solução fácil para esse problema, pois fazer o personagem reagir a eventos poderia comprometer a imersão do jogo. Ele acredita que esse desafio se tornará ainda maior no futuro, sugerindo que a série pode eventualmente adotar um tipo diferente de protagonista.
Apesar dessa discussão, o aguardado remake HD-2D de Dragon Quest III manterá a característica do protagonista silencioso, uma marca registrada da série. O remake será lançado para PC, PlayStation 5, Xbox Series X, Xbox Series S e Nintendo Switch.
Qual a sua opinião?