Um Novo PSP Estaria em Desenvolvimento pela Sony
Um Novo PSP Estaria em Desenvolvimento – De acordo com a Bloomberg, a Sony está nos estágios iniciais de desenvolvimento de um novo console portátil da PlayStation que irá competir diretamente com o Nintendo Switch. Fontes dizem que os planos ainda estão em fase de discussão e podem nunca chegar à implementação final. Este estado de coisas lembra a situação do console portátil Xbox que Phil Spencer confirmou recentemente seu desenvolvimento, mas observou que o dispositivo não aparecerá em breve.
A Sony já tem uma história rica em consoles portáteis. A primeira tentativa (PlayStation Portable – PSP) foi lançada no final de 2004 e tornou-se uma resposta ao Nintendo DS. O PSP foi bem recebido no mercado e a Sony conseguiu vender mais de 76,4 milhões de gadgets (em 2012). Porém, apesar do sucesso, o PSP ainda perdeu para o DS em termos de vendas.
O próximo passo foi o PlayStation Vita, lançado em 2011 no Japão e 2012 em outros mercados. Apesar das conquistas técnicas, o PS Vita foi um fracasso comercial e a Sony parou de desenvolver jogos para a plataforma em 2015.
Em 2023, a Sony fez um retorno parcial ao mercado de plataformas portáteis com o PlayStation Portal. Este aparelho, que foca exclusivamente em jogos em nuvem, tem apresentado boas vendas. No entanto, de acordo com a Bloomberg, a Sony inicialmente considerou torná-lo mais próximo em funcionalidade do Steam Deck da Valve, mas abandonou a ideia.
No início deste ano, o insider de Moore’s Law Is Dead relatou que a Sony poderia mais uma vez colaborar com a AMD para desenvolver um novo gadget. Seu relatório mencionou a possibilidade de compatibilidade com jogos PS4 e PS5. Mas segundo a Bloomberg, o novo console será focado apenas no PlayStation 5, o que parece mais lógico, visto que o aparelho aparecerá dentro de alguns anos, quando o suporte ao PS4 não será mais relevante.
Embora sejam apenas rumores, se a Sony lançar um novo console portátil, pode ser uma jogada interessante competir com o Nintendo Switch e outras plataformas portáteis como o Steam Deck.
Qual a sua opinião?