No dia 25 de abril de 2023 foi anunciado que a Autoridade de Mercados e Concorrência do Reino Unido (CMA) bloqueou um acordo entre a Microsoft e a Activision Blizzard. Esta decisão respondeu prontamente ao chefe do segundo Bobby Kotick. Ele afirmou que o trabalho do recurso já havia começado e a própria empresa estava confiante de que estava certo.
“A CMA decidiu hoje não aprovar nossa fusão com a Microsoft. Esta não é a notícia que queríamos ouvir. No entanto, esta não é a última palavra sobre este negócio. Juntamente com a Microsoft, podemos e iremos contestar esta decisão.Já iniciamos o processo de apelação junto ao Tribunal de Apelações de Concorrência do Reino Unido. Estamos confiantes de que estamos certos porque os fatos estão do nosso lado: este negócio é bom para a concorrência.”
Kotick acrescentou que a fusão também ajudará o Reino Unido a fortalecer sua posição de liderança no campo da tecnologia, que as autoridades do país já almejam.
“Durante a ascensão do aprendizado de máquina e da IA, o mercado do Reino Unido se beneficiará da posição da Microsoft nessas áreas. Além disso, podemos aplicar imediatamente essas tecnologias agora.”
Se a decisão da CMA permanecer inflexível, o bloqueio desencorajará o investimento, a concorrência e a criação de empregos na indústria de jogos do Reino Unido, disse Kotick. A Activision Blizzard continuará insistindo por conta própria. O recurso da Microsoft será estudado por até nove meses , portanto o hipotético fechamento do negócio pode ser adiado até 2024.
Mais Sobre a Activision Blizzard
A empresa possui e opera estúdios subsidiários adicionais, como parte da Activision Publishing, incluindo Treyarch, Infinity Ward, High Moon Studios e Toys for Bob. Entre as principais propriedades intelectuais produzidas pela Activision Blizzard estão Call of Duty, Crash Bandicoot, Guitar Hero, Tony Hawk’s, Spyro, Skylanders, World of Warcraft, StarCraft, Diablo, Hearthstone, Heroes of the Storm, Overwatch e Saga Candy Crush.
Sob a Blizzard Entertainment, investiu em iniciativas de e-sports em torno de vários de seus jogos, principalmente Overwatch e Call of Duty. Os títulos da Activision Blizzard quebraram vários recordes de lançamento. Em março de 2018, era a maior empresa de jogos nas Américas e na Europa em termos de receita e capitalização de mercado.
Qual a sua opinião?