Colecionáveis: conheça a história dos bonecos Funko Pop!
0

A linha Pop! da Funko se tornou extremamente popular entre adultos e crianças nos últimos anos. Com seus colecionáveis da cultura pop que vão de personagens da TV e do cinema até esportistas e celebridades políticas, a empresa consegue agradar todo tipo de fãs e expandir cada vez mais o seu universo viciante.

Seja aquele Funko Pop! do Harry Potter em edição especial ou um modelo Funko Pop! de personagens de videogames como Minecraft, você encontra uma versão perfeita para aumentar a sua coleção ou presentear alguém. Mas como essa história de sucesso começou? Para descobrir, acompanhe!

Advertisement

O surgimento dos Funko Pop!

A marca Funko foi fundada em 1998 por Mike Becker, mas depois de uns anos foi vendida ao atual CEO Brian Mariotti, em 2005. E foi a partir disso que a empresa lançou os seus primeiros modelos de Funko Pop!, que incluíam um colecionável do Batman, que pode ser encontrado até hoje! Desde então, a Funko Pop! ganhou centenas de opções de todos os tipos e está sempre criando licenças junto a grandes empresas como a Marvel e a DC para ajudar a divulgar seus filmes e produtos.

E tudo começou com um modelo de boneco colecionável do mascote da rede de fast foods Bob's Big Boy. O mascote, que é um rapaz servindo hambúrgueres, se tornou um símbolo de nostalgia para muitos norte-americanos. E um dos fãs de Bob era justamente o designer Mike Becker. Porém, ao procurar um modelo de colecionável, encontrou apenas bonecos vintage no eBay que eram caros demais.

Ele então percebeu que poderia comprar a licença de Bob e produzir suas próprias opções de bobblehead – e foi o que ele fez em 1998. Assim, o Big Boy ajudou a lançar o novo projeto de Becker, que foi batizado de Funko.

Embora o Big Boy tenha feito algum movimento entre os fãs, a Funko não teve uma história de sucesso nesse início. Então, procurando expandir sua linha de bobblehead, Becker entrou em contato com a New Line Cinema para checar se eles tinham algum tipo de licença disponível. Por sorte, tinha: o filme Austin Powers – Um Agente Nada Discreto, de 1997, estava prestes a sair. Com isso, Becker fez um acordo para produzir bobbleheads do elenco, colocando a Funko de verdade no mercado de colecionáveis.

À medida que a Funko ia crescendo, os licenciadores começaram a procurar Becker, ficando a surpresa por serem recusados. Um exemplo foi quando as equipes da Major League Baseball procuraram a Funko para licenciar colecionáveis que seriam distribuídos durante os jogos. Entretanto, por mais que isso pudesse gerar lucros, Becker evitava se envolver com o universo esportivo, preferindo personagens fictícios e mascotes. A Funko também vetou ofertas da Disney e de celebridades.

A reviravolta aconteceu quando, depois de se cansar do ritmo de trabalho da sua pequena empresa, Becker deixou a Funko em 2005. Seu amigo, Brian Mariotti, foi quem assumiu. Em 2009, Mariotti assinou um contrato com a DC Comics para criar uma linha de bonecos de pelúcia de super-heróis populares como Batman e Superman. Eles deveriam ter uma aparência fofa, e foi aí que os designers da Funko tiveram a ideia de transformar esse projeto em bonecos de vinil.

Assim, a linha Pop! estreou na Comic-Con de San Diego 2010, mas, a princípio fracassou. Os fãs tradicionais da Funko estavam acostumados com o estilo bobblehead e não queriam saber dos bonecos que haviam sido lançados com grandes olhos e jeito doce. Foi só com a chegada das licenças como Game of Thrones e The Walking Dead, que acabaram trazendo novos fãs, que a linha Pop! se tornou o fenômeno que conhecemos.

Com suas características únicas, como os grandes olhos e pequeno nariz, os Funko Pop! são inconfundíveis! A maioria das figuras da Funko provoca uma reação de fofura das pessoas, e essa é a grande estratégia criados pelos seus designers. O diretor de arte da Funko, Sean Wilkinson, disse em uma entrevista que colocar o nariz logo abaixo da linha dos olhos é o que causa essa feição.  Além disso, os personagens que parecem genéricos também podem se tornar únicos, por meio de estilos de cabelos especiais ou usando acessórios exclusivos. 

Incrível essa trajetória de sucesso, né?! E agora que você já sabe como a Funko dominou a cultura pop, que tal escolher os seus favoritos e incrementar sua coleção com seus personagens favoritos? Além dos tradicionais bonecos, há ainda os chaveiro Funko Pop!, que são versões reduzidas dos modelos padrões, para você levar sempre junto com você!

Advertisement

Ixi! E agora, qual sua reação?

Gostei Gostei
0
Gostei
Uau Uau
0
Uau
Nãaoo Nãaoo
0
Nãaoo
Confuso Confuso
0
Confuso
mayksouza

Choose A Format
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Convencional
Formatted Text with Embeds and Visuals
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes