Narrativa; Um diferencial para cada game
0

Olá Nerds…

Já a muito tempo, os games são avaliados por uma série de quesitos (a narrativa está entre os quesitos), e com o passar dos anos, estes quesitos foram tomando as formas dos desenvolvimentos aplicados em cada geração de consoles; gráficos, sons, jogabilidade, desempenho do console, níveis de desenvolvimento e a narrativa, e esta narrativa inserida em boa parte dos jogos, tem obtido um destaque mais que especial com a evolução do games.

Review: Fell Seal: Arbiter’s Mark

Advertisement

Do que se trata?

Uma narrativa ou história é o ato de relatar uma série de eventos, experiências ou similaridades, podendo estes relatos serem reais ou provenientes de qualquer contos irreais. A narrativa pode ser organizada em várias categorias temáticas ou formais:

  • não ficção, que trata de eventos reais;
  • ficcionalização de eventos históricos, utilizada em histórias para compreensão de acontecimentos de modo mais simples, porém, apesar dos pontos adicionados, esta história envolve eventos reais;
  • ficção propriamente dita, relatando histórias variadas, sem um fundo real ou lógica existencial, apenas buscando entreter.

Narrativa

A narrativa é encontrada em todas as formas de criatividade expressadas pela raça humana, arte e entretenimento, literatura, teatro, música, quadrinhos, jornalismo, cinema, televisão, rádio, pintura, escultura, desenho, fotografia e é claro, os amados jogos de videogame; estas citações precisam seguir basicamente uma regra, os fatos devem ser apresentados em uma sequência de eventos.

No caso dos games, alguns quesitos específicos tornam a narrativa dos jogos diferenciada quando comparado a outros meios de narrativas populares (livros e filmes), sendo: a interatividade, não linearidade, controle pelo jogador, colaboração e imersão.

O Primeiro

Gunfight, lançado em 1975 pela Taito Corporation e Midway Games, para Arcade, Bally Astrocade, Commodore 64, Atari 2600, Família Atari de 8-bits e Commodore 128, tornou-se o primeiro game com uma narrativa interna, até isso, todo tipo de histórias dos jogos estavam apenas nos manuais, e nada era aplicado na jogatina em si.

Em Gunfight, um duelo está acontecendo e cabe ao player decidir quem será o vencedor; como objetivo deve-se acertar seu adversário o mais rápido possível, pois ele está tentando lhe atingir para assumir o controle da cidade e o título de gatilho mais rápido do oeste.

Destaques

Por toda esta vasta era de vida dos consoles, muitos games se destacaram por conta de vários quesitos, mas outros, tornaram sua narrativa um ponto inesquecível na experiência de cada player:

The Legend of Zelda


Cito aqui, toda a franquia The Legend of Zelda, tendo seu primeiro game lançado para NES em 1986, o clássico RPG de aventura, exclusivo da Nintendo, sempre tem uma bela história a desenvolver, e isso, somado a toda ação, quests e puzzles, torna a franquia tão fantástica, diferenciada e alvo de muitas cópias, algumas boas e outras não.

The Legend of Zelda: Link's Awakening Remake Preview - Phoneweek

Injustice: Gods Among Us


Injustice é um game de luta lançado pela Warner Bros em 3 de Abril de 2013, tendo o mesmo formato estrutural do mítico Mortal Kombat, porém, com heróis da DC Comics. Esta é uma das mais fantásticas narrativas, o game em si, é mais do mesmo, mas a narrativa é primorosa, o sucesso foi tão grande que além de ganhar uma continuação, o game se transformou em um spin-off da DC nos quadrinhos, e em 2019, foi lançado o quinto ano desta série de Comics.

Samsung Unveils Injustice: Gods Among Us Special Edition Phone

Prince of Persia


Trago aqui, o game de 1989, lançado primeiramente para Apple II e IBM-PC, após portado para inúmeros dispositivos, este jogo tornou-se um verdadeiro clássico dos PCs, com uma jogabilidade e sons buscando o realismo e uma história ótima que impulsiona o player a conclui-la de modo rápido, porém, muitas reviravoltas ocorrem ao decorrer do game.

Ponto Final

Nos dias atuais, ótimas narrativas não faltam, desde histórias profundas e reflexivas a contos fantasiosos similares a filmes; a tendência é que cada vez mais, as narrativas sejam aprofundadas, buscando ganhar players e chamar a atenção de mais empresas de desenvolvimento, e para nós, gamers, ótimas histórias que possam ser portadas para filmes, livros e quadrinhos sempre serão motivos de muita alegria.

Advertisement

Ixi! E agora, qual sua reação?

Gostei Gostei
1
Gostei
Uau Uau
0
Uau
Nãaoo Nãaoo
1
Nãaoo
Confuso Confuso
0
Confuso