Confira a matéria anterior Adaptações de Quadrinhos para a TV e vice-versa.
JERÔNIMO, O HERÓI DO SERTÃO (1972)

Jerônimo, o Herói do Sertão foi uma radionovela brasileira, criada em 1953 por Moysés Weltman para a Rádio Nacional, do gênero nordestern (um western ambientado no Nordeste brasileiro) de bastante sucesso e que recebeu adaptações para a televisão, cinema e histórias em quadrinhos.
Em 1957, Jerônimo ganhou uma revista em quadrinhos pela Rio Gráfica Editora escrita pelo próprio Moysés Weltman e desenhada por artistas como Edmundo Rodrigues e Flavio Colin.
No final da década de 1970, uma nova revista foi publicada pela Bloch Editores, foram publicadas apenas 3 edições em formatinho, novamente desenhada por Rodrigues.
Em 13 de janeiro de 1972, O Herói do Sertão ganhou uma adaptação para o cinema, dirigido por Adolpho Chadler.
Jerônimo começou como uma radionovela, ganhou uma série em quadrinhos, seriado de TV e filme nos cinemas.
Sinopse do Filme:
Baseado no personagem de uma telenovela da extinta TV Tupi, o filme narra a história de um herói rural chamado Jerônimo, que é convocado para auxiliar a solucionar o caso de roubo de um diamante valiosíssimo em uma grande propriedade do interior.
Um enorme diamante – ‘Rainha do Sul’ – é roubado em pleno sertão. Uma firma seguradora de Londres apela para Jerônimo. A fim de recuperar a pedra, Jerônimo, Aninha e Saci têm que enfrentar uma estranha família: a viúva Tabarra, velha senhora, é na verdade chefe de uma quadrilha composta por seus filhos que, por ironia, ostentam nomes bíblicos: Eliezer, Ebenezer, Ezequiel e Esaú. Apenas a filha, Jezebel, que se apaixona por Jerônimo, revela bom caráter e o ajuda. Após muitas proezas, que redundam na morte da maioria dos filhos da viúva, Jerônimo recupera o diamante e encaminha para as grades os remanescentes da quadrilha.
O JUDOKA (1973)

O Judoka foi o nome uma revista em quadrinhos da Editora Brasil-America (EBAL) publicada entre 1969 e 1973. Em 02.12.1973 ganhou a sua adaptação para o cinema, o filme foi dirigido por Marcelo Motta.
O filme narra a história de Carlos, que, após salvar um professor de Judô de um acidente, começa a treinar para se tornar um grande judoka.
O MENINO MALUQUINHO (1995/1998)
Personagem criado por Ziraldo e lançado no ano de 1980 no livro “O Menino Maluquinho“.

Em 1989, começou a publicação da revista e das tirinhas em quadrinhos do personagem.
Em 7 de julho de 1995 estreou nos cinemas “O menino Maluquinho – O filme” dirigido por Helvécio Ratton e produzido por Tarcísio Vidigal, baseado na obra infanto-juvenil “O Menino Maluquinho” de Ziraldo.
Em 1998, o filme ganhou uma continuação chamada “Menino Maluquinho 2 – A Aventura“.
Sinopse do Filme 1:
Em Menino Maluquinho – O Filme, Maluquinho (Samuel Costa), um menino travesso de classe média, adora brincar e pregar peças nos amigos, sofrendo bastante quando seus pais se separam. Mas aí aparece o Vovô Passarinho (Luiz Carlos Arutin), que o leva para umas férias na fazenda, onde vive agitadas aventuras e aprende lições valiosas sobre a estrada da vida.
Sinopse do Filme 2:

Maluquinho (Samuel Costa) vai passar as férias de julho com o vovô Tonico (Stênio Garcia) e com seus amigos tentará ajudar o avô a conseguir verba para as comemorações do centenário da cidade, já que o prefeito Costa (Nélson Dantas) quer demonstrar força e poder e se recusa em liberar o dinheiro. Paralelamente as crianças fazem amizade com uma entidade, o Tatá-mirim (Antônio Pedro), que se assemelha a uma labareda. Porém, surge outra entidade para levá-lo para o centro da terra, antes que ele fique muito fraco e se apague para sempre.
Seriado:
Em 2005 foi produzida uma série para TV na TVE Brasil, posteriormente em posse da TV Brasil. Sua estreia ocorreu em 2006 tendo se tornado um sucesso na época passando a ser exibida pela TV Cultura e Disney Channel no mesmo ano. Durou apenas uma temporada de 26 episódios de meia hora.
Animação:
Em 2014 foram anunciadas a produção de duas séries em desenho animado baseadas no Menino Maluquinho, como parte da parceria de Ziraldo com a empresa Oca Filmes. A primeira série seria baseada nos quadrinhos, contando com animação tradicional em 2D e contou com 26 episódios logo na primeira temporada. Já a segunda série seria baseada nos livros pré-escolares “Bebê Maluquinho” e seria uma animação computadorizada.
Em outubro de 2020, uma nova série foi anunciada para a plataforma de streaming Netflix, produzida pelo estúdio Chatrone, com previsão de estrear no primeiro semestre de 2021, contudo, a série estrearia apenas em em 12 de outubro de 2022, a data foi escolhida por ser o Dia das Crianças.
ED MORT (1995)

Ed Mort é um personagem criado por Luís Fernando Veríssimo em 1979 como paródia das histórias norte-americanas de detetives, principalmente as de Dashiell Hammett e Raymond Chandler. É um detetive particular trapalhão e sempre sem dinheiro, que se mete em todo o tipo de encrencas. Ele divide seu espaço – um escritório em Copacabana, que ele chama apenas de “escri” porque é muito pequeno – com 117 baratas e um rato albino chamado Voltaire.
O personagem também foi adaptado para tiras diárias de quadrinhos desenhadas por Miguel Paiva, peça de teatro, especial de TV, e em 5 de maio de 1997, foi adaptado para o cinema com direção de Alain Fresnot.
Sinopse do Filme:
Em São Paulo, Ed Mort (Paulo Betti) é um detetive de nona categoria, que mora em um cubículo, está sempre sem dinheiro e no café da manhã come pastel e garapa (fiados, obviamente). Um dia, Ed é procurado por Dayse (Roseane Lima), uma sensual e misteriosa mulher que quer ajuda para encontrar o marido, que é um mestre em disfarce. Mas é o marido de Dayse que encontra Ed para revelar-lhe que descobriu na Delbono, uma indústria de salsichas onde trabalha, um maquiavélico plano. Ed se defronta com Nogueira (Ary Fontoura), o presidente da fábrica, e ainda precisa evitar o delegado Mariano (Otávio Augusto), um corrupto que sempre está perseguindo Ed.
TUNGSTÊNIO (2018)
Em 21 de junho de 2018, estreou a adaptação baseada no quadrinho de Marcello Quintanilha: Tungstênio, dirigido por Heitor Dhalia.

Sinopse do Filme:
Salvador, Bahia. O uso de explosivos para pescar na orla atrai a atenção de Ney (José Dumont), um sargento aposentado que não suporta a falta de ordem e respeito ao seu antigo posto. Ao lado de Caju (Wesley Guimarães), ele busca ajuda para prender os pescadores, mas não consegue apoio do exército por ser este um crime ambiental. Após brigar com Ney, Caju liga de um telefone público para o celular do policial Richard (Fabrício Boliveira), que logo corre para o local de forma a prender os meliantes. Paralelamente, Keila (Samira Carvalho), a esposa de Richard, planeja deixá-lo.
O Quadrinho foi lançado, pela Editora Veneta, em Maio de 2014.
MOTORRAD (2018)

Em 1 de março de 2018, estreou no cinema o filme baseado na HQ de Danilo Beyruth: Motorrad. O Longa foi dirigido por Vicente Amorim.
Sinopse do Filme:
Em Motorrad, um dos grandes desejos de Hugo (Guilherme Prates) é conseguir fazer parte do grupo de motocross do seu irmão mais velho. Decidido, ele rouba algumas peças para que possa montar sua motocicleta. Quando consegue o feito, ele encontra com a turma do irmão em uma cachoeira remota, onde fazem uma trilha e se deparam com um antigo muro. Hugo sugere que eles desmontem o muro e sigam a aventura, mas acabam encontrando a dona do ferro-velho de onde Hugo roubou as peças. Ela os convida para um caminho ainda mais radical, só que a diversão vira uma corrida pela sobrevivência quando eles passam a ser perseguidos por motoqueiros sádicos e sobrenaturais.
O DOUTRINADOR (2018)

Em 1 de novembro de 2018, estreou a adaptação de “O Doutrinador”, HQ criada por Luciano Cunha. O filme foi dirigido por Gustavo Bonafé.
O Doutrinador é um título de histórias em quadrinhos criado por Luciano Cunha. O personagem principal, o “Doutrinador” é um vigilante que persegue e mata especificamente políticos corruptos, não só apenas em Brasília, mas também em cidades grandes do sudeste e até em cidades pequenas do nordeste, onde a corrupção é um grande problema.
O Título também ganhou uma série de televisão (Filmada ao mesmo tempo do longa).
Sinopse do Filme:
Um vigilante mascarado surge para atacar a impunidade que permite que políticos e donos de empreiteiras enriqueçam às custas da miséria e do trabalho da população brasileira. A história do homem por trás do disfarce de “Doutrinador” envolve uma jornada pessoal de vingança na qual um agente traumatizado decide fazer justiça com as próprias mãos.
TURMA DA MÔNICA (2019/2021)

Turma da Mônica é uma série de histórias em quadrinhos e uma franquia de mídia produzida pela Maurício de Sousa Produções, criada pelo cartunista e empresário Mauricio de Sousa. Foi criada no ano de 1959 em tirinhas de jornal, na qual os personagens principais eram Bidu e Franjinha.
Em 27 de junho de 2019, a série de HQs ganhou uma adaptação para o cinema, com direção de Daniel Rezende.
Sinopse do Filme 1 (TURMA DA MÔNICA – LAÇOS):
Floquinho, o cachorro do Cebolinha (Kevin Vechiatto), desapareceu. O menino desenvolve então um plano infalível para resgatar o cãozinho, mas para isso vai precisar da ajuda de seus fiéis amigos Mônica (Giulia Benite), Magali (Laura Rauseo) e Cascão (Gabriel Moreira). Juntos, eles irão enfrentar grandes desafios e viver grandes aventuras para levar o cão de volta para casa.
Sinopse do Filme 2 (TDM Lições – 30 de dezembro de 2021)

Em Turma da Mônica – Lições, Mônica (Giulia Benitte) é transferida para outra escola, desencadeando a separação do grupo formado por ela, Cebolinha (Kevin Vechiatto), Magali (Laura Rauseo) e Cascão (Gabriel Moreira). A decisão foi tomada pelos pais dos quatro amigos, que acham que eles estão passando tempo demais juntos e que isso pode prejudicá-los em suas responsalibidades. A partir dessa ruptura, eles são forçados a encontrarem novos amigos e enfrentarem seus próprios medos e inseguranças, e decidem tomar uma medida drástica: fugir. A turma terá então que encarar as consequências de suas decisões, amadurecer e descobrir o real valor e sentido da palavra amizade. O longa é uma sequência do filme Laços.
Turma da Mônica a série
No dia 21 de julho de 2022, foi lançada, no serviço de streaming Globoplay (Grupo Globo), a série “Turma Da Mônica – A Série”. Produzida pelos Estúdios Globo, em co-produção com a Biônica Filmes e Mauricio de Sousa Produções. Sendo esse um spin-off totalmente original com 8 episódios e sucessor aos filmes: Laços e Lições. Com direção de Daniel Rezende e redação final de Mariana Zatz.
SETE CORES DA AMAZÔNIA
A História em Quadrinhos de Ademar Vieira e Tieê Santos, lançada em 2018 pelo estúdio independente Black Eye, foi adaptada para o cinema, com direção de Ana Lígia Pimentel.
Aguarde a atualização com pôster e data de estreia nos cinemas