Olá pessoal! Hoje no 10 Curiosidades vamos falar do meu herói favorito: o Demolidor!!! Bora conhecer 10 fatos sobre o vigilante cego da Cozinha do Inferno? Bora então!!!
1- Quem afinal criou o Demolidor?
Até hoje existe uma grande controversa sobre quem foram os criadores do Demolidor, é fato que foi o Stan Lee que criou o conceito e a história do personagem, mas a grande dúvida é quem foi o primeiro a desenhar o personagem? Apesar de Bill Everett ganhar crédito como co-criador do personagem porque ele é o desenhista de Demolidor 1, muitas fontes afirmam que quem criou o visual do personagem e o desenhou pela primeira vez foi Jack Kirby que desenhou a capa de Demolidor 1 pois era o desenhista oficial de capas na época e segundo dizem as capas eram desenhadas antes das histórias.
Outras fontes da época dizem que Bill Everett por problemas pessoais não chegou a terminar os desenhos de Demolidor 1 e Steve Ditko (desenhista do Homem-Aranha) teve que terminar o trabalho.
Então vocês devem estar perguntando: com todos esses rumores por que Bill Everett ganhou os créditos pela criação do Demolidor? A resposta para essa pergunta, segundo muitos, diz que Stan Lee quis ajudar Everett que sofria de alcoolismo e dar os créditos da criação do personagem foi uma forma de Lee dar uma força ao desenhista a vencer seu vício. Ao que tudo indica, o incentivo funcionou, pois, Everett começou a se tratar e voltou a colaborar com a Marvel trabalhando em revistas como X-Men, Vingadores, Hulk e Doutor Estranho.
2- A Vida curta do uniforme amarelo
É de conhecimento de muitos que o primeiro uniforme que o Demolidor teve nos quadrinhos era na cor amarela. O que muito não sabem é que esse uniforme durou apenas 6 edições. Na edição 7 de sua revista o herói já apareceu com o famoso uniforme vermelho. O design do uniforme foi criado pelo desenhista Wally Wood com o aval de Stan Lee.
É engraçado que na história não tem nenhuma explicação do porquê da mudança do uniforme, simplesmente o Demolidor aparece com o uniforme vermelho, diz que é um traje novo e vida que segue! O uniforme amarelo de vez em quando volta a aparecer em algum flashback e teve destaque na minissérie Demolidor: Amarelo, feita pela dupla Jeph Loeb e Tim Sale em 2001, que recontou a origem do herói.
3- O “Irmão gêmeo” de Matt Murdock
Uma das ideias mais bizarras que Stan Lee teve quando era o roteirista da revista do Demolidor foi a introdução do “irmão gêmeo” de Matt Murdock. Vou explicar o porquê das aspas: na edição 25 de Demolidor, O Homem-Aranha, que era um dos poucos que sabia na época que Matt Murdock e o Demolidor eram a mesma pessoa, envia uma carta para Matt jurando que não revelaria seu segredo a ninguém, porem a carta vai parar nas mãos de Foggy Nelson, o melhor amigo de Matt, e Karen Page, sua secretária, (olha a merda que você fez, Homem-Aranha!). Para despistar seus amigos, Matt cria a identidade de Mike Murdock, fingindo ser o irmão gêmeo dele mesmo! A ideia era fazer Foggy e Karen acreditarem que Mike era o Demolidor e o pior é que eles acreditaram nisso!
Matt foi tão a fundo no seu plano mirabolante que quando aparecia como Mike Murdock mudava totalmente sua personalidade agindo de forma convencida e arrogante e sempre de óculos escuros para esconder os olhos sem visão, pois Mike, ao contrário de Matt, enxergava normalmente.
Confuso né? Pois é, até o Matt se confundiu e começou a ter uma crise de personalidade se questionando se o seu eu verdadeiro era Matt ou Mike!
Por mais bizarra que a ideia fosse, ela durou mais de 20 edições e por fim, na edição 41, Matt finge a morte de Mike Murdock e dá a entender que ele ( Mike) tinha treinado um outro Demolidor para substitui-lo tirando assim qualquer suspeita de que ele (Matt) tivesse alguma ligação com o Demolidor! Genial! Parabéns, Matt!
4- O “Rolo” Com a Viúva negra.
Quando Stan Lee deixou os roteiros da revista do Demolidor, as vendas começaram a cair. Para dar um folego novo a revista, a Viúva Negra foi introduzida na história e virou praticamente uma das personagens principais da história, tanto que a revista teve seu título alterado para Daredevil and the Black Widow (Demolidor e a Viúva Negra) a partir da edição 97.
Nesse período os dois personagens tiveram um relacionamento e inclusive o Demolidor chegou a ir embora de Nova York para morar em Los Angeles com a Viúva Negra. A parceria entre os dois personagens deu certo pois as vendas aumentaram por um período.
5- Marv Wolfman
Marv Wolfman ficou muito famoso na DC escrevendo a mega-saga Crise das Infinitas Terras e criando os Novos Titãs, mas o que poucos sabem é que antes de fazer historia na DC, ele teve uma passagem pela Marvel e trabalhou na revista do Demolidor!
As contribuições mais importantes que Wolfman trouxe ao universo do Demolidor foi a criação de coadjuvantes importantes como a nova namorada do herói chamada Heather Glenn, o promotor Black Tower (que chegou a aparecer na segunda temporada de Demolidor e em Luke Cage, ambas séries da Netflix), além disso ele trouxe o herói de volta para Hell’s Kitchen depois do longo período em São Francisco junto da Viúva Negra e criou um dos vilões mais importantes do Demolidor: o Mercenário.
6- A Revolução de Frank Miller.
Sem sombra de duvidas, Frank Miller é o artista mais importante que trabalhou com o Demolidor: Inicialmente apenas como desenhista, aos poucos ele também foi fazendo os roteiros e criou uma das fases mais fantásticas do personagem deixando as historias mais realistas, colocando o Demolidor para enfrentar o crime organizado e criando personagens muito importantes como Elektra e Stick.
Além disso, ele pegou o Rei do Crime, que era um vilão meia-boca do Homem-Aranha, e transformou no principal inimigo do Demolidor.
Nessa fase, a revista do Demolidor se tornou umas das mais vendidas da Marvel
7- O Dia em que o amor da sua vida quase destruiu a sua vida.
Karen Page é o grande amor da vida de Matt Murdock: a moça começou como sua secretária no escritório de advocacia e logo eles se apaixonaram, começaram a namorar e chegaram a até ficar noivos, porem acabam terminando e voltando diversas vezes.
Karen na primeira vez que se afastou de Matt tentou se tornar atriz em Hollywood mas se tornou viciada em drogas e começou a trabalhar na indústria de filmes pornôs. Ela vende a identidade do Demolidor em troca de uma dose de heroína e a informação acaba chegando o Rei do Crime que a usa para destruir a vida de Matt Murdock: o advogado perde a casa, sua licença de advogado, todas as suas economias e quase morre. Apesar de tudo isso ter sido por culpa da Karen, Matt a perdoa e eles voltam a morar juntos. Matt ajuda Karen a vencer seu vicio e moça começa a trabalhar como radialista.
Na saga Diabo da Guarda em que um bebê que alguns dizem ser o anticristo e outros dizem ser o Messias encarnado é deixado aos cuidados do Demolidor, Karen é assassinada pelo Mercenário. Ao final da historia Matt descobre que tudo não passava de um plano do vilão Misterio e o bebê era apenas uma criança comum. Ele entrega o bebê para a adoção e ao ser questionado qual é o nome do bebê, ele diz: “o nome dela é Karen”.
8- A Esposa do demônio.
{O Demolidor já foi casado! Isso aconteceu na fase escrita por Brian Michael Bendis: Matt conhece uma moça chamada Milla Donovan que é cega como ele, eles começam a sair e após um ano juntos acabam se casando. Porem, como sorte no amor e Demolidor são palavras que não combinam, a moça fica achando que Matt só se casou com ela para esquecer sua finada namorada Karen Page. Esse fato aliado a uma droga que o vilão Sr. Medo injeta nela, a faz cometer um assassinato, faz Milla ficar louca e ser internada em um hospício obrigando Matt a assinar o divorcio.
9- A Longa Jornada de Nocenti
O roteirista que permaneceu por mais tempo a frente das historias do Demolidor na verdade é uma roteirista: Ann Nocenti que pegou uma pedreira pois ela assumiu a revista na fase pós-Frank Miller em que nenhum roteirista conseguia se firmar na revista por não conseguir produzir historias no mesmo nível do velho Miller.
Ann chegou cheia de ousadia criando historias do Demolidor com um tom mais social lidando com temas como racismo, sexismo e desigualdade. Ela também afastou o Demolidor do tom urbano implantado por Miller e fez ele interagir com outros heróis como X-Men e Homem-Aranha. É fato que ela forçou a barra colocando o Demolidor para enfrentar vilões como Ultron (oi?) e Mefisto (o Mefisto eu até dou um desconto pois a historia foi legal), mas sua habilidade de contar boas historias fez com que ela permanecesse por 4 anos e meio como roteirista da revista Demolidor.
A maior contribuição de Nocenti foi a criação da vilã Mary Tifoyd e do vilão Coração Negro (ou Blackheart, que participou dos jogos da Capcom Marvel Super Heroes, Marvel vs Street Fighter e Marvel vs Capcom 2)
10- Demolidor vingador
Em uma historia o Demolidor é convidado para fazer parte dos Vingadores e não aceita! O motivo é que na época a vida dele estava um inferno pois sua identidade secreta tinha sido exposta na mídia e vários jornalistas ficavam no encalço dele.
Apesar da insistência do Capitão América que foi pessoalmente convida-lo, o Demônio não aceita mas indica uma pessoa para fazer parte da equipe no lugar dele: a lutadora surda Eco que inicialmente tinha sido enviada pelo Rei do Crime para mata-lo porem os acabaram se tornando aliados.
Bastante tempo depois, quando os Vingadores se dividem em duas equipes (Vingadores liderada pelo Bucky quando ele ainda era o Capitão América e Novos Vingadores liderado pelo Luke Cage), o Demolidor ajuda os Novos Vingadores numa missão e acaba aceitando fazer parte da equipe, porem sua vida de Vingador dura apenas 16 edições pois o roteirista Brian Michael Bendis deixa o título e seu sucessor Jonathan Hickman muda totalmente a equipe e não inclui o Demolidor em sua formação.
Curiosidade Bônus
11- O menino sem medo!
Na verdade essa não é uma curiosidade sobre o Demolidor e sim sobre a vida deste que vos escreve: como muitos sabem o Demolidor é o meu personagem favorito dos quadrinhos e eu resolvi fazer uma homenagem a ele no nome do meu filho: a princípio a homenagem seria apenas no nome Matheus ( o português de Matthew que é o nome verdadeiro do herói) mas aí o lado nerd falou mais forte e o resultado está aí na foto!
Completem Matheus Murdock: o menino sem medo que está com quase 4 meses e é a alegria do papai coruja aqui!
Loucura né? Nerd é tudo louco mesmo! hahaha! Mas não me arrependo não! Duvido que algum garoto na escola terá um nome mais legal que o dele! hehe!
Abaixo mais alguma fotinhas para vocês:
E pra finalizar uma montagem que fizeram num grupo que participo no Facebook. Os caras são fogo! hahaha!
Então é isso, galera! Espero que tenham gostado dessas curiosidades sobre o Demolidor!
Até a próxima!
1 Comentário