10 Curiosidades sobre o Demolidor
0

Olá pessoal! Hoje no 10 Curiosidades vamos falar do meu herói favorito: o Demolidor!!! Bora conhecer 10 fatos sobre o vigilante cego da Cozinha do Inferno? Bora então!!!

1- Quem afinal criou o Demolidor?

Até hoje existe uma grande controversa sobre quem foram os criadores do Demolidor, é fato que foi o Stan Lee que criou o conceito e a história do personagem, mas a grande dúvida é quem foi o primeiro a desenhar o personagem? Apesar de Bill Everett ganhar crédito como co-criador do personagem porque ele é o desenhista de Demolidor 1, muitas fontes afirmam que quem criou o visual do personagem e o desenhou pela primeira vez foi Jack Kirby que desenhou a capa de Demolidor 1 pois era o desenhista oficial de capas na época e segundo dizem as capas eram desenhadas antes das histórias.

Advertisement
Resultado de imagem para daredevil 1
A capa de Daredevil 1 desenhada por Jack Kirby!

Outras fontes da época dizem que Bill Everett por problemas pessoais não chegou a terminar os desenhos de Demolidor 1 e Steve Ditko (desenhista do Homem-Aranha) teve que terminar o trabalho.

Resultado de imagem para steve ditko
Steve Ditko: um dos criadores do Homem-Aranha e quebra-galho na edição 1 de Demolidor!

Então vocês devem estar perguntando: com todos esses rumores por que Bill Everett ganhou os créditos pela criação do Demolidor? A resposta para essa pergunta, segundo muitos, diz que Stan Lee quis ajudar Everett que sofria de alcoolismo e dar os créditos da criação do personagem foi uma forma de Lee dar uma força ao desenhista a vencer seu vício. Ao que tudo indica, o incentivo funcionou, pois, Everett começou a se tratar e voltou a colaborar com a Marvel trabalhando em revistas como X-Men, Vingadores, Hulk e Doutor Estranho.

Resultado de imagem para Bill Everett
Bill Everett: Sua vida foi salva pelo Demolidor!

2- A Vida curta do uniforme amarelo

É de conhecimento de muitos que o primeiro uniforme que o Demolidor teve nos quadrinhos era na cor amarela. O que muito não sabem é que esse uniforme durou apenas 6 edições. Na edição 7 de sua revista o herói já apareceu com o famoso uniforme vermelho. O design do uniforme foi criado pelo desenhista Wally Wood com o aval de Stan Lee.

Imagem relacionada
Wally Wood: o desenhista que aposentou o uniforme amarelo do Demolidor.

É engraçado que na história não tem nenhuma explicação do porquê da mudança do uniforme, simplesmente o Demolidor aparece com o uniforme vermelho, diz que é um traje novo e vida que segue! O uniforme amarelo de vez em quando volta a aparecer em algum flashback e teve destaque na minissérie Demolidor: Amarelo, feita pela dupla Jeph Loeb e Tim Sale em 2001, que recontou a origem do herói.

Resultado de imagem para demolidor amarelo
O bendito uniforme amarelo!

3- O “Irmão gêmeo” de Matt Murdock

Uma das ideias mais bizarras que Stan Lee teve quando era o roteirista da revista do Demolidor foi a introdução do “irmão gêmeo” de Matt Murdock. Vou explicar o porquê das aspas: na edição 25 de Demolidor, O Homem-Aranha, que era um dos poucos que sabia na época que Matt Murdock e o Demolidor eram a mesma pessoa, envia uma carta para Matt jurando que não revelaria seu segredo a ninguém, porem a carta vai parar nas mãos de Foggy Nelson, o melhor amigo de Matt, e Karen Page, sua secretária, (olha a merda que você fez, Homem-Aranha!). Para despistar seus amigos, Matt cria a identidade de Mike Murdock, fingindo ser o irmão gêmeo dele mesmo! A ideia era fazer Foggy e Karen acreditarem que Mike era o Demolidor e o pior é que eles acreditaram nisso!

Imagem relacionada
Com vocês: Mike Murdock!!!

Matt foi tão a fundo no seu plano mirabolante que quando aparecia como Mike Murdock mudava totalmente sua personalidade agindo de forma convencida e arrogante e sempre de óculos escuros para esconder os olhos sem visão, pois Mike, ao contrário de Matt, enxergava normalmente.

Confuso né? Pois é, até o Matt se confundiu e começou a ter uma crise de personalidade se questionando se o seu eu verdadeiro era Matt ou Mike!

Por mais bizarra que a ideia fosse, ela durou mais de 20 edições e por fim, na edição 41, Matt finge a morte de Mike Murdock e dá a entender que ele ( Mike) tinha treinado um outro Demolidor para substitui-lo tirando assim qualquer suspeita de que ele (Matt) tivesse alguma ligação com o Demolidor! Genial! Parabéns, Matt!

Resultado de imagem para mike murdock daredevil
A morte de Mike Murdock!

4- O “Rolo” Com a Viúva negra.

Quando Stan Lee deixou os roteiros da revista do Demolidor, as vendas começaram a cair. Para dar um folego novo a revista, a Viúva Negra foi introduzida na história e virou praticamente uma das personagens principais da história, tanto que a revista teve seu título alterado para Daredevil and the Black Widow (Demolidor e a Viúva Negra) a partir da edição 97.

Resultado de imagem para daredevil 97
Demolidor teve que dividir sua revista com a Viúva Negra!

Nesse período os dois personagens tiveram um relacionamento e inclusive o Demolidor chegou a ir embora de Nova York para morar em Los Angeles com a Viúva Negra. A parceria entre os dois personagens deu certo pois as vendas aumentaram por um período.

Imagem relacionada
“Para de querer roubar meu protagonismo, garota!”

5- Marv Wolfman

Marv Wolfman ficou muito famoso na DC escrevendo a mega-saga Crise das Infinitas Terras e criando os Novos Titãs, mas o que poucos sabem é que antes de fazer historia na DC, ele teve uma passagem pela Marvel e trabalhou na revista do Demolidor!

Resultado de imagem para Marv Wolfman
Marv Wolfman: antes de brilhar na DC fez estágio na concorrente!

As contribuições mais importantes que Wolfman trouxe ao universo do Demolidor foi a criação de coadjuvantes importantes como a nova namorada do herói chamada Heather Glenn, o promotor Black Tower (que chegou a aparecer na segunda temporada de Demolidor e em Luke Cage, ambas séries da Netflix), além disso ele trouxe o herói de volta para Hell’s Kitchen depois do longo período em São Francisco junto da Viúva Negra e criou um dos vilões mais importantes do Demolidor: o Mercenário.

Resultado de imagem para mercenario marv wolfman
O Mercenário! Um dos maiores inimigos do Demolidor!

6- A Revolução de Frank Miller.

Sem sombra de duvidas, Frank Miller é o artista mais importante que trabalhou com o Demolidor: Inicialmente apenas como desenhista, aos poucos ele também foi fazendo os roteiros e criou uma das fases mais fantásticas do personagem deixando as historias mais realistas, colocando o Demolidor para enfrentar o crime organizado e criando personagens muito importantes como Elektra e Stick.

Resultado de imagem para frank miller
Frank Miller: o homem que tornou o Demolidor gigante!

Além disso, ele pegou o Rei do Crime, que era um vilão meia-boca do Homem-Aranha, e transformou no principal inimigo do Demolidor.

Nessa fase, a revista do Demolidor se tornou umas das mais vendidas da Marvel

Resultado de imagem para frank miller kingpin
Nas mãos de Miller, o Rei do Crime se tornou um adversário a ser temido.

7- O Dia em que o amor da sua vida quase destruiu a sua vida.
Karen Page é o grande amor da vida de Matt Murdock: a moça começou como sua secretária no escritório de advocacia e logo eles se apaixonaram, começaram a namorar e chegaram a até ficar noivos, porem acabam terminando e voltando diversas vezes.

Imagem relacionada
A lindíssima Karen Page!

Karen na primeira vez que se afastou de Matt tentou se tornar atriz em Hollywood mas se tornou viciada em drogas e começou a trabalhar na indústria de filmes pornôs. Ela vende a identidade do Demolidor em troca de uma dose de heroína e a informação acaba chegando o Rei do Crime que a usa para destruir a vida de Matt Murdock: o advogado perde a casa, sua licença de advogado, todas as suas economias e quase morre. Apesar de tudo isso ter sido por culpa da Karen, Matt a perdoa e eles voltam a morar juntos. Matt ajuda Karen a vencer seu vicio e moça começa a trabalhar como radialista.

Na saga Diabo da Guarda em que um bebê que alguns dizem ser o anticristo e outros dizem ser o Messias encarnado é deixado aos cuidados do Demolidor, Karen é assassinada pelo Mercenário. Ao final da historia Matt descobre que tudo não passava de um plano do vilão Misterio e o bebê era apenas uma criança comum. Ele entrega o bebê para a adoção e ao ser questionado qual é o nome do bebê, ele diz: “o nome dela é Karen”.

Resultado de imagem para matt murdock e karen
A trágica morte de Karen Page!

8- A Esposa do demônio.

{O Demolidor já foi casado! Isso aconteceu na fase escrita por Brian Michael Bendis: Matt conhece uma moça chamada Milla Donovan que é cega como ele, eles começam a sair e após um ano juntos acabam se casando. Porem, como sorte no amor e Demolidor são palavras que não combinam, a moça fica achando que Matt só se casou com ela para esquecer sua finada namorada Karen Page. Esse fato aliado a uma droga que o vilão Sr. Medo injeta nela, a faz cometer um assassinato, faz Milla ficar louca e ser internada em um hospício obrigando Matt a assinar o divorcio.

Resultado de imagem para Milla Donovan

9- A Longa Jornada de Nocenti

O roteirista que permaneceu por mais tempo a frente das historias do Demolidor na verdade é uma roteirista: Ann Nocenti que pegou uma pedreira pois ela assumiu a revista na fase pós-Frank Miller em que nenhum roteirista conseguia se firmar na revista por não conseguir produzir historias no mesmo nível do velho Miller.

Imagem relacionada
Ann Nocenti: A unica roteirista que conseguiu fazer a galera parar de pensar no Frank Miller na época!

Ann chegou cheia de ousadia criando historias do Demolidor com um tom mais social lidando com temas como racismo, sexismo e desigualdade. Ela também afastou o Demolidor do tom urbano implantado por Miller e fez ele interagir com outros heróis como X-Men e Homem-Aranha. É fato que ela forçou a barra colocando o Demolidor para enfrentar vilões como Ultron (oi?) e Mefisto (o Mefisto eu até dou um desconto pois a historia foi legal), mas sua habilidade de contar boas historias fez com que ela permanecesse por 4 anos e meio como roteirista da revista Demolidor.

Imagem relacionada
O Demolidor de Nocenti encara o Ultron!

A maior contribuição de Nocenti foi a criação da vilã Mary Tifoyd e do vilão Coração Negro (ou Blackheart, que participou dos jogos da Capcom Marvel Super Heroes, Marvel vs Street Fighter e Marvel vs Capcom 2)

Resultado de imagem para Ann Nocenti mary tifoid
Mary Tifoid!
Imagem relacionada
Coração Negro!

10- Demolidor vingador

Em uma historia o Demolidor é convidado para fazer parte dos Vingadores e não aceita! O motivo é que na época a vida dele estava um inferno pois sua identidade secreta tinha sido exposta na mídia e vários jornalistas ficavam no encalço dele.

Resultado de imagem para daredevil new avengers refuses
O que? Vingadores? Tô fora!

Apesar da insistência do Capitão América que foi pessoalmente convida-lo, o Demônio não aceita mas indica uma pessoa para fazer parte da equipe no lugar dele: a lutadora surda Eco que inicialmente tinha sido enviada pelo Rei do Crime para mata-lo porem os acabaram se tornando aliados.

Resultado de imagem para ronin eco new avengers
Eco: primeiro inimiga depois aliada!

Bastante tempo depois, quando os Vingadores se dividem em duas equipes (Vingadores liderada pelo Bucky quando ele ainda era o Capitão América e Novos Vingadores liderado pelo Luke Cage), o Demolidor ajuda os Novos Vingadores numa missão e acaba aceitando fazer parte da equipe, porem sua vida de Vingador dura apenas 16 edições pois o roteirista Brian Michael Bendis deixa o título e seu sucessor Jonathan Hickman muda totalmente a equipe e não inclui o Demolidor em sua formação.

Demolidor recebe um cartão de membro dos Vingadores!

Curiosidade Bônus

11- O menino sem medo!

Na verdade essa não é uma curiosidade sobre o Demolidor e sim sobre a vida deste que vos escreve: como muitos sabem o Demolidor é o meu personagem favorito dos quadrinhos e eu resolvi fazer uma homenagem a ele no nome do meu filho: a princípio a homenagem seria apenas no nome Matheus ( o português de Matthew que é o nome verdadeiro do herói) mas aí o lado nerd falou mais forte e o resultado está aí na foto!

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Completem Matheus Murdock: o menino sem medo que está com quase 4 meses e é a alegria do papai coruja aqui!

A imagem pode conter: 1 pessoa

Loucura né? Nerd é tudo louco mesmo! hahaha! Mas não me arrependo não! Duvido que algum garoto na escola terá um nome mais legal que o dele! hehe!

Abaixo mais alguma fotinhas para vocês:

A imagem pode conter: Cristiano de Andrade

E pra finalizar uma montagem que fizeram num grupo que participo no Facebook. Os caras são fogo! hahaha!

 

 

 

Então é isso, galera! Espero que tenham gostado dessas curiosidades sobre o Demolidor!

Até a próxima!

Advertisement

Ixi! E agora, qual sua reação?

Gostei Gostei
1
Gostei
Uau Uau
0
Uau
Nãaoo Nãaoo
0
Nãaoo
Confuso Confuso
0
Confuso
Cristiano de Andrade
Colecionador de quadrinhos ( especialmente Marvel) , gamer e viciado em séries, ele não entende por que os nerds que na sua época eram tão unidos agora se dividiram em facções: é Caixista contra Sonysta, Marvete contra Decenauta e etc... Bora esquecer rivalidade e se divertir, galera!