O presidente da Capcom, Haruhiro Tsujimoto, afirmou recentemente que os preços dos jogos de vídeo são muito baixos, considerando o aumento dos custos de desenvolvimento e dos salários na indústria. Em uma entrevista, durante a Tokyo Game Show 2023, Tsujimoto disse que os preços dos games deveriam ser mais altos, para refletir o valor e as oportunidades de receita dos seus títulos em 2023 e 2024.
Segundo Tsujimoto, os custos de desenvolvimento dos jogos são cerca de 100 vezes maiores do que na época do Famicom, mas os preços dos games não subiram tanto. Ele disse que há uma necessidade de aumentar os salários, pois os salários estão subindo na indústria como um todo. Ele disse que acredita que elevar os preços das obras é uma opção saudável para o negócio.
Tsujimoto relatou que a confiança dos consumidores e os preços altos têm pouca relação com a indústria, também mencionou que mesmo em tempos de recessão, as pessoas não deixam de ir ao cinema ou aos shows dos seus artistas favoritos e afirmou que os títulos de alta qualidade continuarão a vender.
A Capcom é uma das poucas editoras que ainda não aumentou os preços de seus títulos para a atual geração de consoles, mantendo-os em US$ 60. Alguns dos seus lançamentos recentes, como Resident Evil 4, Street Fighter 6 e Exoprimal, foram vendidos por esse valor, enquanto outras editoras, como Activision e Electronic Arts, cobraram US$ 70 pelos seus produtos.
A Capcom ainda não anunciou se pretende aumentar os preços dos seus jogos no futuro, mas é possível que isso aconteça com os seus próximos lançamentos, como Dragon’s Dogma 2, que será exclusivo para a atual geração.
Qual a sua opinião?