Digital Foundry Primeiras Impressões PS5 Pro Hands-On – A Digital Foundry forneceu suas primeiras impressões do próximo console da Sony, o PlayStation 5 Pro, após um recente evento privado, lançando um vídeo de uma hora analisando as melhorias (incluindo entrevistas com desenvolvedores) e novas imagens de vários games.
Digital Foundry Primeiras Impressões PS5 Pro Hands-On
A principal descoberta foi a melhoria dos gráficos (inesperadamente!) devido à introdução do PSSR (superamostragem processual com suporte para ray tracing) e uma série de outras inovações.
Assista a Avaliação
Principais conclusões da Digital Foundry:
- F1 24 da Codemasters : Três efeitos de traçado de raio para oclusão, transparência e reflexos. A filtragem anisotrópica foi aprimorada, o que aproxima visualmente os gráficos da nova geração. No entanto, a estabilidade da imagem no modo ray tracing é inferior à do PS5 básico devido ao PSSR e ao ruído desses efeitos
- Gran Turismo 7 : PS5 Pro da Polyphony Digital oferece dois modos – ray tracing em tempo real durante as corridas e um modo de qualidade de imagem baseado em PSSR. O traçado de raio é limitado e não afeta todos os elementos do caminho, e a qualidade e estabilidade da imagem são inferiores às do PS5 básico
- Horizon Forbidden West da Guerrilla Games : O jogo usa uma nova técnica de anti-aliasing que foi desenvolvida para projetos futuros. Não está associado ao PSSR ou à renderização em tabuleiro de xadrez e, segundo o DF, parece mais detalhado e estável
- Marvel’s Spider-Man 2 da Insomniac Games : PSSR no modo Performance Pro funciona de maneira diferente do modo Quality no PS5, melhorando alguns detalhes, mas degradando outros com o dobro da taxa de quadros. A Insomniac planeja melhorar ainda mais o modo de qualidade e introduzir ray tracing mais avançado para PS5 Pro
- Ratchet & Clank: Rift Apart : PSSR melhora a qualidade da imagem e mostra melhor estabilidade em comparação com o Homem-Aranha 2 da Marvel, provavelmente devido à menor carga
- Returnal : No PS5 Pro, os detalhes do modo de desempenho foram bastante melhorados graças ao PSSR, embora ainda persistam problemas com estabilidade de imagem e detalhes em longas distâncias
- Demon’s Souls : PS5 Pro melhora a resolução e introduz efeitos de sombra para gráficos mais impressionantes. O PSSR tem um desempenho melhor do que a antiga renderização em tabuleiro de xadrez, embora haja alguns problemas com a iluminação global
A Digital Foundry enfatiza que o PSSR só vai melhorar com o passar dos anos, pois é uma técnica baseada em aprendizado de máquina. Portanto, os resultados atuais no PS5 Pro só podem ser chamados de preliminares.
Em relação ao preço de US$ 699 (Próximo a R$ 7.000 no Brasil) do PlayStation 5 Pro, DF observa que as principais melhorias serão perceptíveis para quem valoriza altas taxas de FPS superior a 60.
Qual a sua opinião?