0

Olá pessoal! Tudo bem com vocês?

Hoje dando continuidade as matérias sobre o projeto Graphic MSP, onde artistas brasileiros criam historias ao seu estilo com os personagens criados pelo Mauricio de Souza, falaremos do que eu considero a fase 3 do projeto que são as edições lançadas em 2016 e tambem falarei das edições que foram lançadas no ano passado pois são apenas 3!

Para conferir os textos sobre a fase 1 e 2 basta clicar AQUI e AQUI.

No mesmo esquema dos textos anteriores, falarei quem são os artistas que trabalham em cada edição e o que eu acho das historias as classificando com uma nota de 0 a 5.

PAPA-CAPIM – NOITE BRANCA

Resultado de imagem para PAPA-CAPIM – NOITE BRANCA

Data de publicação: abril de 2016

Artistas: Marcela Godoy (roteiro) e Renato Guedes (arte)

Essa edição é focada no universo da Turma do Papa-Capim, um menino índio que em suas historias vive aventuras na floresta e muitas vezes passa lições de amor e preservação da natureza.

Marcela cria um roteiro com toques de terror em que Papa-Capim e sua tribo têm que enfrentar uma ameaça sobrenatural. Ela ousa também colocando violência, canibalismo, possessões e mortes, coisas que nunca veríamos nas historias clássicas do Papa-Capim.

A arte de Renato é estranha! De inicio, ela incomoda um pouco, porem com o passar da historia você vai se acostumando e a arte se torna bastante agradável.

Renato Guedes é conhecido do grande publico, pois já desenhou muita coisa para Marvel e DC como Wolverine, Vingadores Secretos, Superman e Constantine (Novos 52).

Noite Branca é um historia interessante, porem é muito corrida da metade em diante. É uma aventura divertida, mas comparada a outras historias do projeto é inferior.

NOTA: 3,5/5

MÔNICA – FORÇA

Resultado de imagem para MÔNICA – FORÇA

Data de publicação: setembro de 2016

Artista: Bianca Pinheiro (roteiro e arte)

A talentosíssima artista Bianca Pinheiro teve uma responsabilidade ao escrever uma historia solo da Mônica, simplesmente a principal personagem de Mauricio de Souza.

Bianca tira de letra escrevendo uma historia de uma delicadeza impar mostrando Mônica enfrentando um problema que ela não pode vencer utilizando sua força física.

Resultado de imagem para MÔNICA – FORÇA

A arte de Bianca é bem interessante com um estilo mais cartunesco que transmite uma fofura a historia.

Mônica Força é uma historia muito bonita e que muita gente se identificará e se emocionará. É uma das minhas favoritas da coleção.

NOTA: 4,5/5

BIDU – JUNTOS

Resultado de imagem para BIDU – JUNTOS

Data de publicação: novembro de 2016

Artistas: Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho (roteiro e arte)

Continuação de Bidu- Caminhos de 2014, nessa historia o foco é a relação entre Franjinha e Bidu como dono e bicho de estimação. Alias, a história prega que talvez “dono” não seja a palavra correta e que alimentar e dar abrigo não são suficientes na relação com o animal. Franjinha e Bidu tem que se adaptar um ao outro para que possam viver juntos( daí o título da historia!).

A arte continua bonita igual a Caminhos, com destaque as expressões faciais dos animais que transmitem muito sentimento.

Quem tem e gosta de cachorros com certeza se emocionará e quem sabe até aprenderá bastante com a historia. Considero melhor que a anterior e uma das melhores do projeto.

NOTA: 4,5/5

ASTRONAUTA - ASSIMETRIA

Resultado de imagem para ASTRONAUTA - ASSIMETRIA

Data de publicação: novembro de 2016

Artistas: Danilo Beyruth (roteiro e arte) e Cris Peter (cores)

Quem leu meus textos anteriores sabe que eu não sou muito fã do que Danilo Beyruth vem fazendo com o Astronauta nas Graphic MSP: Magnetar funcionou bem, mas não foi nada espetacular e Singularidade foi fraquíssima em minha opinião.

Em Assimetria, ele cria uma historia meio-termo, não tão boa como Magnetar, mas melhor que Assimetria.

Astronauta vai ao planeta Saturno numa missão investigativa e as coisas se complicam bastante e ele tem que lidar com uma versão dele vinda de uma realidade alternativa e entidades parecidas com o Galactus da Marvel.

Imagem relacionada

Alias, o visual de Saturno e as entidades é uma grande homenagem ao deus Jack Kirby, simplesmente um dos maiores artistas de quadrinhos de todos os tempos que junto de Stan criou os principais personagens da Marvel e criou o Darkseid na DC. Nesse ponto, Danilo acerta em cheio.

É uma pena que o roteiro é cansativo com explicações demais e a motivação das entidades é ridícula.

O final da historia dá um gancho para uma continuação que pode ser interessante, mas não crio muitas expectativas.

NOTA: 3,5/5

CHICO BENTO - ARVORADA

Resultado de imagem para CHICO BENTO - ARVORADA

Data de publicação: abril de 2017

Artistas: Orlandeli (roteiro e arte) 

Arvorada, ao contrário de Pavor Espaciar que também tinha como personagem principal o Chico Bento e era voltada ao humor, traz uma historia muito bonita e sentimental sobre a relação de Chico Bento com sua vó Dita. Quando a velhinha adoece, Chico aprende uma lição sobre aproveitar os momentos únicos da vida, pois eles não voltarão mais.

O roteiro do artista Orlandeli que também faz a arte consegue passar todo o sentimento vivido por Chico Bento e ainda faz uma citação a Mariana, a irmão mais nova de Chico que morreu numa das historias mais tristes dos gibizinhos clássicos e que arrancará lagrimas facilmente dos leitores.

A arte de Orlandeli é deslumbrante com rostos bem expressivos e formas e cores vibrantes. É uma arte diferente do habitual, mas que tem um charme inigualável.

Chico Bento – Arvorada é uma linda lição sobre saber parar de correr e apreciar os pequenos grandes momentos da vida! Na época em que vivemos em que enfiamos a cara num notebook ou celular e não prestamos atenção em nada ao nosso redor, ela é essencial para nos lembrar de que se deixarmos, a vida passa diante de nossos olhos e nem vemos. Por isso atenção redobrada para não perder nenhuma oportunidade e poder desfrutar de cada momento como se não houvesse amanhã!

NOTA: 5/5

CAPITÃO FEIO - IDENTIDADE

Resultado de imagem para CAPITÃO FEIO - IDENTIDADE

Data de publicação: setembro de 2017

Artistas: Magno Costa e Marcelo Costa(roteiro e arte) 

Já falamos dessa HQ em um Dica de HQ anterior. Para ler basta clicar AQUI!

TURMA DA MÔNICA - LEMBRANÇAS

Resultado de imagem para TURMA DA MÔNICA - LEMBRANÇAS graphic msp

Data de publicação: dezembro de 2017

Artistas: Vitor Cafaggi e Lû Cafaggi (roteiro, arte e cores)

Sabem aquela máxima que dizem que numa trilogia o terceiro filme sempre é o mais fraco de todos? Pois é, na despedida oficial dos irmãos Cafaggi do projeto Graphic MSP na trilogia iniciada em Laços e continuada em Lições, eles nos trazem Lembranças que deveria fechar com chave de ouro, porem infelizmente não é isso que acontece!

Não que Lembranças seja um desastre: a historia é fofinha, tem momentos bacanas, porem não tem o mesmo impacto nostálgico de Laços e o mesmo peso emocional de Lições. 

Imagem relacionada

As duas historias anteriores faziam jus aos seus nomes: Laços mostrava os laços de amizade da turminha quando eles se unem em um objetivo em comum e Lições mostrava as lições que eles tiveram que aprender para sobreviverem longe um do outro. Lembranças é uma historia que parece não ter objetivo definido dando a entender que o nome da historia foi escolhido apenas pela referência gramatical, fazendo todas as revistas da trilogia começarem com a letra L e terminarem com Ç na última sílaba.

Os irmãos Cafaggi tem o meu respeito eterno pelo que eles fizeram nesse projeto com Laços e Lições mas eles poderiam ter caprichado um pouco mais em Lembranças.

NOTA: 3/5

PRÓXIMOS LANÇAMENTOS

Para esse ano foram anunciados 4 títulos. confiram quais são eles:

JEREMIAS - PELE

Artistas: Rafael Calça ( roteiro) e Jefferson Costa ( arte)

Previsão de lançamento: abril

Essa graphic sobre um dos únicos garotos negros da Turma da Mônica segundo sinopse divulgadas pelo próprio Sidney Gusman ( editor do projeto Graphic MSP) abordará o racismo na infância (e na vida adulta) de forma dura e emocionante.

Em um evento no Facebook realizado hoje( dia 27), Sidney Gusman divulgou a capa oficial da graphic que é essa que vocês viram acima e algumas paginas. confiram:

Não sei quanto a vocês, mas tô achando que essa historia tem tudo para causar um rebuliço em todos os sentidos! Seja infelizmente para o mal com a galera conservadora que não entende a importância de obras como essa  e vão chamar a graphic de mimizenta, lacradora e oportunista e seja para o bem com a galera que bate palmas para a diversidade! Estou ansioso para ler!!!!

CEBOLINHA ( NÃO TEM TÍTULO OFICIAL ANUNCIADO AINDA!)

Artista: Gustavo Borges

Previsão de lançamento: Agosto ( de acordo com entrevista cedida ao site Diario Cachoeirinha )

Expectativas boas para essa historia pois Gustavo é um talentoso artista que já nos trouxe obras muito boas como Pétalas e Escolhas.

A imagem acima não é a capa oficial.

HORÁCIO ( NÃO TEM TÍTULO OFICIAL ANUNCIADO AINDA!)

Artista:  Fábio Coala

Previsão de lançamento: Não tem mês definido.

Essa é talvez a que eu estou mais curioso para ver pois o Mauricio de Souza tem um carinho especial pelo Horácio e somente ele escreve historias do dinossaurinho sendo dificil ele liberar que outros escrevam o personagem. Para ele ter liberado é porque tem algo muito bom vindo por aí!

A imagem acima também não é a capa oficial.

ASTRONAUTA IV ( NÃO TEM TÍTULO OFICIAL ANUNCIADO AINDA!)

Artista:  Danilo Beyruth

Previsão de lançamento: possivelmente em dezembro

Apesar de eu não gostar muito, possivelmente as graphic do Astronauta devem ser as que mais vendem no projeto por isso teremos a quarta aventura do personagem nas Graphic MSP que pela imagem divulgada será uma continuação direta de Assimetria. Não sei o que esperar disso!

Então é isso pessoal! Espero que tenham gostado de conhecer sobre as Graphic MSP e se tiverem oportunidade de ler e comprar e colecionar:façam isso! Vale muito a pena!!!

Até semana que vem!!!


Veja os comentários abaixo!

0

Ixi! E agora, qual sua reação?

Gostei Gostei
2
Gostei
Uau Uau
2
Uau
Amei Amei
1
Amei
Nãaoo Nãaoo
1
Nãaoo
Confuso Confuso
1
Confuso
Raiva Raiva
0
Raiva
Cristiano de Andrade
Colecionador de quadrinhos ( especialmente Marvel) , gamer e viciado em séries, ele não entende por que os nerds que na sua época eram tão unidos agora se dividiram em facções: é Caixista contra Sonysta, Marvete contra Decenauta e etc... Bora esquecer rivalidade e se divertir, galera!
Choose A Format
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Convencional
Formatted Text with Embeds and Visuals
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes