Em 2017, a Genuine Enabling Technology (GET) entrou com uma ação judicial contra a Sony, pedindo US$ 500 milhões em danos por suposta violação de patente.
GET, sendo um típico troll de patentes, alegou que a Sony violou sua patente intitulada “Método e aparelho para criar um fluxo de dados combinado e recuperar dele um fluxo de entrada do usuário correspondente e pelo menos um sinal de entrada“.
No processo da GET contra a Sony, um argumento importante foi que os consoles PlayStation enviam sinais de botão em uma frequência que varia lentamente, enquanto os controles de movimento usam um sinal de frequência mais alta. GET afirmou que sua patente foi a primeira a permitir que ambos os sinais fossem recebidos simultaneamente. A Sony respondeu questionando a equivalência estrutural de alguns dos componentes do controlador àqueles representados nos esquemas da patente GET.
Como resultado, o juiz ficou do lado da Sony, dizendo que o GET “não conseguiu levantar uma disputa de fato”. Tais processos são comuns. Os trolls de patentes especializam-se em comprar patentes deliberadamente “vagas” que nunca foram usadas por ninguém, para que possam então processar e oferecer um acordo.
Qual a sua opinião?