Olá Nerds…
No universo atual dos jogos, estilos de games não faltam, tudo para agradar a todos os tipos de players, até mesmo os mais específicos deles. Jogos de ação, quando bem elaborados, sempre tendem a fazer um grande sucesso devido a temática imersiva e a dinâmica do game, e o gênero Hack’n Slash, bebe muito desta fonte, mesclando elementos de RPG, com hordas de inimigos, Dungeons e muita ação.
Do que se Trata?
Hack’n Slash é um estilo de game que deriva dos tão clássicos RPGs de mesa, como o muito mais do que clássico D&D, focado em combate corpo a corpo. Em sua maioria, o estilo possuí temáticas medievais, com o uso das tão conhecidas classes do RPG, sempre com alcances diminutos para que o player possa combater de perto e com mestria o maior número de inimigos possíveis; não é para menos que a tradução de Hack’n Slash é “Corta e Massacra”. O gênero, toma como base vários outros estilos, variando entre Beat’n Ups, RPGs e Metroidvania, com o intuito de compilar as melhores características destes e mais algumas peculiaridades, para criar um estilo único.
Jean Wells e Kim Mohan, criaram um artigo na revista Dragon, de meados dos anos 80, com a primeira citação sobre tal gênero:
“Há grande potencial para mais que cortar e bater em D&D ou AD&D; há possibilidade de intriga, mistério e romance que implica ambos os sexos, ao benefício de todos os personagens em uma campanha.”
O artigo continua informando a experiência de uma jogadora de D&D que exigiu que “quando ela joga em torneios, ela realmente se depara com o tipo Hack’n Slash de jogador, mas a maior parte deles são adolescentes do sexo masculino.”
Pioneiro
Para muitos estudiosos do universo dos games, Golden Axe foi o primeiro game a utilizar os conceitos de Hack’n Slash, seja nos arcades, ou no ótimo Mega Drive, o game marcou uma geração apresentando pontos diferenciados dos Beat’n Ups da época, e aplicando novos conceitos ao aclamado estilo.
O game criado pela Sega, foi lançado em 1989, originalmente para as máquina de arcades, e após seu grande sucesso, recebeu ótimos portes para os consoles de mesa da Sega. A franquia possui muitos títulos e ports, mas os três primeiros jogos, marcaram toda uma geração de gamers, especialmente Golden Axe II, com gráficos melhorados, jogabilidade equilibrada e aprimorada, dinâmica imersiva, e tudo que os players da época queriam.
Destaques
O estilo cresceu muito com o decorrer dos anos, e por conta disso, muitos games se destacaram neste estilo, claro, sempre que citamos os Hack’n Slashs, Diablo vem a nossas mentes como o maior game do gênero, porém, existem mais jogos que marcaram a vida dos amantes de games:
Severance: Blade of Darkness
O game da Codemaster foi lançado em Fevereiro 2001, para Pcs Windows, segue as primícias do título em pauta, tendo uma trama muito interessante, o que fez com que o game fosse bem recebido pela crítica.
O Senhor criou o Caos e o dividiu em duas partes, a Luz e as Trevas, ele lhes deu vida e pensamento, e assim nasceram o Espírito da Luz e o Príncipe das Trevas, mas o príncipe tinha o desejo tácito de suplantar seu pai. Ele aprendeu a linguagem secreta da criação e tentou criar um novo ser, mas o recém-nascido não aceitaria os comandos do Príncipe das Trevas e, ficando mais forte, tomou parte de sua própria essência e criou terríveis monstros e demônios. O Senhor e o Príncipe da Luz tentaram detê-lo, e eles travaram uma grande guerra, gradualmente, o ser foi enfraquecido e finalmente derrotado, mas depois disso, o Pai ficou exausto e se retirou para as profundezas do universo, dando espaço para o Príncipe das Trevas crescer novamente.
Devil May Cry
Lançado para PlayStation 2, sob a produção da Capcom, o game definiu o estilo atual dos jogos Hack’n Slash, com muita violência, combos e uma temática menos tradicional, algo que tem sido aplicado em muitos games que querem aderir ao gênero.
A história do jogo usa alusões e é vagamente inspirada no poema A Divina Comédia, incluindo o protagonista Dante (nome inspirado em Dante Alighieri), o seu irmão Vergil (Virgil) e Trish (Beatrice Portinari). Apesar do foco principal do jogo ser a luta com espadas, o jogador ganha novas armas à medida que vai derrotando os chefes, resultando numa variedade de combos que pode executar.
Samurai Warriors
Lançado em 2004 para os consoles da sexta geração, o game toma como base os períodos de guerras do Japão, onde havia atuação direta dos samurais, e além de uma interessante trama, o game conta com uma jogabilidade diferenciada para o estilo.
De modo simples, o jogador toma o papel de um único oficial na batalha e deve defender-se das hordas de soldados inimigos e derrotar o comandante adversário. O gamer tem à sua disposição uma variedade de ataques, combos e movimentos especiais que devastam uma multidão, golpes conhecidos como “ataques de Musou” (Musou attack). A variedade de ataques disponíveis aumentam de acordo com o nível do personagem e ganha novas armas.
Ponto Final
O gênero Hack’n Slash é ótimo, sempre bem avaliado pela crítica e bem recebido pelos gamers, o estilo tem se desenvolvido, especialmente nos MMORPGs, onde quase todos os games tem Diablo como base, e por conta disso, novos títulos estão surgindo e ganhando força para também entrarem para a história dos jogos eletrônicos.
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