GoldenEye 007
O Nintendo 64 foi sem dúvida nenhuma um console que merecia mais reconhecimento, diversos de seus games revolucionaram a indústria e figuram até hoje em listas de melhores jogos de todos os tempos e não é diferente com GoldenEye 007.
Se você é fã de jogos de tiro em primeira pessoa seja single player ou multiplayer, você deve agradecer muito a este título do 64 e eu vou explicar porque.
História :
O game tem sua história baseada no filme de mesmo nome de 1995, em que o famoso agente deve impedir uma arma espacial conhecida como GoldenEye que tem a capacidade de disparar uma pulso eletromagnético em qualquer ponto da terra desabilitando qualquer circuito elétrico.
O jogador controlava um ´´007“ com um visual baseado no ator Pierce Brosnan que interpretava o agente na época.
Jogabilidade :
Este é o ponto mais revolucionário do game e é por ele que o jogo é conhecido como o pai dos FPSs modernos. Há várias coisas a se citar sobre a jogabilidade : A visão em 360 graus e o controle de câmera muito avançados para a época eram surpreendentes, o sistema de mira era extremamente responsivo e não prejudicava em nada a jogabilidade, a quantidade de tipos de armas presentes no jogo e como era possível notar a diferença entre elas na jogabilidade era muito satisfatória, a quantidade e a diversidade de missões também ajudavam a não deixar o jogo cansativo, pois havia uma variação entre eliminar alvos, resgatar reféns, destruir dispositivos, etc, sem contar o multiplayer que era a cereja do bolo, com muitos modos, que eram engraçados, divertidos, e viciantes para se jogar com os amigos.
Gráficos :
Os gráficos eram incríveis, havia uma responsabilidade grande já que se tratava de uma game baseado em um filme, mas mesmo com a tecnologia escassa da época, tanto o rosto e as expressões dos personagens, o design das armas, e dos cenários eram magníficos.
Áudio :
O trabalho de áudio foi primoroso desde a trilha sonora que é uma marca registrada dos filmes do 007, até os efeitos sonoros, como tiros, barulhos de armas, explosões, tudo foi cuidadosamente trabalhado para trazer mais emoção ao game.
Curiosidades :
- A princípio a ideia era que o game tivesse uma jogabilidade em que os jogadores ficassem parados em um trem atirando nos inimigos, ainda bem que a Rare reviu o conceito.
- Um dos pontos altos do game, o multiplayer quase não foi lançado, o jogo seria unicamente para um jogador, pouco antes do lançamento o desenvolvedor Steve Ellis, criou os modos para até 4 jogadores praticamente sozinho.
- Desenvolvedores da Rare afirmaram que o jogo se inspirou em Mario 64, pois as fases eram grandes e tinham vários objetivos cada uma.
- O desenvolvimento do game começou a mais de um ano antes do 64 começar a ser vendido, por isso ele foi desenvolvido com controles do saudoso Sega Saturn.
Qual a sua opinião?