Quem não sabe como criar uma loja de produtos geek não deve desistir do sonho logo no primeiro obstáculo. Isso porque o mercado está em ascensão e promete um retorno bastante interessante para esse segmento.
Aqui, vamos mostrar algumas orientações que deixam esse processo mais tranquilo. Dessa forma, você estará mais preparado para tirar a sua ideia do papel. Acompanhe!
Conheça a sua audiência
Vamos iniciar as nossas dicas falando sobre a importância de conhecer a sua audiência. Os geeks ou “nerds” têm características e necessidades bastante específicas. Por isso, é fundamental entender quais são as suas prioridades para ter sucesso com uma loja virtual.
Geralmente, eles são interessados por cultura pop e tecnologia. A sua rotina é envolvida com muitos games, RPG, literatura, quadrinhos e toda forma de entretenimento.
No entanto, esse cenário é ainda bastante genérico. Por isso, você precisa reservar um período especial para escolher os pontos que estão mais relacionados com o seu consumidor ideal. Isso é essencial para desenvolver tanto as suas estratégias de marketing quanto na comunicação com os consumidores.
De acordo com a Pesquisa Geek Power 2020, realizada pela O&CO Inteligência em parceria com a Mindminers, o perfil dos geeks brasileiros e adultos é representado por homens (63%); 40% estão entre 25 e 35 anos; 72% são solteiros e 42% pertencem às classes A e B.
Escolha o que irá vender
Uma das principais vantagens do mercado geek é que ele contém diversos produtos em que o empreendedor pode comercializar. No entanto, é fundamental focar em uma determinada área para garantir um diferencial competitivo no mercado.
Existem clientes que são apaixonados por smartphones e notebooks. Eles são conhecidos como Tech Geeks. Já os Cult Geeks são aqueles que preferem a cultura pop, cinema, quadrinho, action figures e outros tipos de artes. Um Gamer Geek, por exemplo, tem uma atração especial por jogos e produtos gamers.
Você também pode apostar em moda e vestuário. O mercado ainda oferece oportunidades para eletrônicos, decoração, entre outros. O maior desafio é escolher qual é a área do seu maior interesse e quais são os nichos que vale a pena atuar, ou seja, que trazem um retorno bastante positivo.
Defina qual será o tipo de estabelecimento
Após conhecer a sua audiência e qual produto deseja investir, chegou a hora de definir qual será o tipo do seu estabelecimento. Você pode optar pela loja física ou pela loja online. A segunda alternativa traz vantagens, como: investimento inicial mais baixo, funcionamento 24 horas, menor custo para manutenção, comodidade e melhor monitoramento de resultados.
Já para a loja física, o empreendedor precisa lidar com alguns desafios, como: localização, bom estoque, burocracia, entre outros. Portanto, antes de tomar uma decisão, avalie as duas opções com cuidado, observando os pontos fortes e fracos de cada um.
Use as redes sociais para impulsionar o negócio
Independente se você pretende montar uma loja física ou virtual, esteja presente nas redes sociais. Por meio dessas ferramentas, é possível ter um contato mais próximo com o público.
Nunca é demais lembrar que as redes sociais não podem ser utilizadas somente como canais para divulgar um produto. É essencial ter um cuidado especial com o conteúdo. É preciso gerar valor e, principalmente, fidelizar os consumidores.
Antes de publicar qualquer tipo de material, pense: como essa publicação pode ajudar a minha audiência? A partir daí, fica mais fácil escolher qual é o tipo de postagem que está mais alinhada com o seu público.
Alguns conteúdos são mais indicados para o mercado geek. Você pode, por exemplo, expor opiniões sobre séries e filmes; compartilhar as últimas notícias sobre o mercado; listar os equipamentos mais indicados para os gamers; mostrar bastidores das ficções científicas; entre outros.
Você também deve investir no diálogo com a audiência por meio de enquetes, caixinha de respostas e comentários.
Aqui, mencionamos as dicas mais importantes para criar uma loja de produtos geek. No entanto, procure estudar constantemente para conquistar uma evolução constante em seu empreendimento.
Qual a sua opinião?