Review: Unravel
0

Sabemos que grande parte das vezes, jogos independentes são criados por pequenos grupos de desenvolvedores que sonham em trabalhar no mundo dos games. É muito comum essas equipes trabalharem muito e também passarem por diversos obstáculos, como problemas financeiros. No caso do estúdio sueco Coldwood Interactive não foi diferente. Por sorte a EA Games se interessou pelo projeto e deu o suporte necessário para Unravel nascer.

O game foi uma bela surpresa na conferência da EA na E3 de 2015, o anúncio do jogo foi feito pelo próprio diretor criativo do mesmo, Martin Sahlin. Durante apresentação ele estava bem nervoso ao ponto de gaguejar, mas isso não impediu o público de ganhar interesse pela ideia e de sentir o quanto Sahlin estava envolvido e focado naquele projeto.

Advertisement

Confira um trecho da apresentação:

 

Pontos positivos

A história:

Yarny o pequeno boneco de lã em que controlamos no jogo, foi criado por Martin Sahlin durante uma viagem em família. Para o diretor criativo, os fios vermelhos que compõem o boneco representam as ligações que fazemos na vida, então ele decidiu pegar essa concepção e transformar em jogo.

Tudo é bem no estilo “Toy Story”, o Yarny ganha vida e sai em uma jornada em busca de pequenos objetos de lã que representam as memórias da família que o costurou. É importante deixar claro que em nenhum momento é dita alguma palavra durante o jogo, a história é contada através de imagens e de frases que são colocadas no álbum de memórias.

Jogabilidade:

O grande diferencial no quesito jogabilidade é o fio de lã de Yarny, que é usado para criar pontes, para escalar, pendura-se, lançar e arremessar objetos, ou seja, o fio acaba se tornando o elemento essencial do gameplay.

Dificuldade:

O título contém bastante coletáveis em cada fase. A física é bem trabalhada e realista. Os inimigos são animais como aves, roedores e insetos. A natureza também traz dificuldades: chuva, neve, ventos fortes que influenciam na jogabilidade, como deixar o personagem lento. Os puzzles são desafiadores mas sem tantas frustrações. São todos esses elementos que compõem a dificuldade ideal para Unravel.

Direção de arte:

Os gráficos do jogo brincam com realismo e o lúdico, assim trazendo bastante beleza e riqueza aos detalhes. A ambientação é outro ponto que aumenta a imersão da história, já que além de serem bem trabalhados, são inspirados nos locais onde as memórias foram vívidas. A trilha sonora é excelente, ela reforça ainda mais as emoções na qual o título propõe.

 

Pontos negativos

Puzzles:

Jogadores mais “hardcore” podem sentir falta de puzzles mais complexos no nível de jogos como Limbo.

 

Ficha técnica

  • Desenvolvedora: Coldwood Interactive
  • Distribuidora: Electronic Arts
  • Ano de lançamento: 2016
  • Plataformas: Xbox One, PlayStation 4 e PC
  • Gêneros: Puzzle e plataforma
  • Direção de arte - 10/10
    10/10
  • Som - 10/10
    10/10
  • Gameplay - 10/10
    10/10
  • Diversão - 10/10
    10/10

Resumo

O game vai te emocionar com sua proposta de reflexão sobre família e é claro com sua direção de arte. Ah! não podemos esquecer da diversão, que é proporcionada por puzzles gostosos de fazer. Aqui nesse review houve a tentativa de descrever com palavras a experiência que Unravel pode te proporcionar, porém, ela é simplesmente para ser sentida. Então o que você está esperando para dar uma chance a essa obra de arte?

Overall
10/10
10/10
8.3/10
Recomendação do Usuário
8.33/10 (3 votes)

Advertisement

Ixi! E agora, qual sua reação?

Gostei Gostei
0
Gostei
Uau Uau
0
Uau
Nãaoo Nãaoo
0
Nãaoo
Confuso Confuso
0
Confuso
Gabriel Corrêa
Sou amante da cultura nerd em geral e também sou louco pela arte do cinema. Porém, minha verdadeira paixão são os Video Games. Não tenho restrições de plataformas, gosto de jogar em todas seja Nintendo, Xbox ou PlayStation. Meus gêneros de jogos favoritos são: rpg, puzzle, aventura e survival horror. Mas procuro jogar de tudo, principalmente para aumentar meu conhecimento e experiência gamer.
Choose A Format
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Convencional
Formatted Text with Embeds and Visuals
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes