Starfield é o novo game de ficção científica da Bethesda Game Studios, que promete levar os jogadores a uma aventura espacial épica e cheia de surpresas. Mas além de explorar planetas, pilotar naves e enfrentar perigos, Starfield também quer fazer os players pensarem sobre questões profundas e existenciais, como a religião, Deus e o sentido do universo. Em uma entrevista, o designer-chefe e escritor de Starfield, Emil Pagliarulo, revelou alguns detalhes sobre a história e o mundo do jogo, que foram criados do zero para este novo projeto.
Novo jogo do Residente Evil terá apresentação na semana que vem
Pagliarulo contou que Starfield é inspirado por filmes de ficção científica que vão além da ação e da aventura, e abordam temas filosóficos e teológicos, como Interestelar, de Christopher Nolan. Ele disse que Starfield quer fazer os gamers se perguntarem se estamos sozinhos no universo, ou se há algo maior por trás de tudo. “Nós meio que vamos nessa direção um pouco, nós entramos em algumas coisas bem existenciais na história principal“, ele disse.
Para isso, a obra apresenta duas religiões principais: o Sanctum Universum, que acredita que a viagem espacial é uma prova da existência de Deus, e os Iluminados, que são uma religião ateísta que nega qualquer teologia envolvida no que está acontecendo no seu mundo. Pagliarulo disse que essas religiões foram uma forma de falar sobre esses grandes conceitos sem ofender ninguém, e que o título não dá uma resposta definitiva para o jogador sobre o que há lá fora ou o que causa as coisas. “Há a visão ateísta, há a visão mais agnóstica, religiosa, mas nós não respondemos essa questão para o jogador. Nós não dizemos o que está lá fora ou o que está causando as coisas – é aberto à interpretação“, mencione o profissional.
Para criar e escrever as religiões de Starfield, Pagliarulo contou com a ajuda de Shane Liesegang, um ex-funcionário da Bethesda que saiu para se tornar um padre jesuíta. Liesegang trabalhou em Skyrim e Fallout antes de deixar a indústria de games para seguir sua vocação religiosa. Pagliarulo disse que Liesegang foi um grande colaborador para dar autenticidade e profundidade às religiões do game.
Starfield será lançado no dia 6 de setembro para PC e Xbox Series X/S. O título será um exclusivo da Microsoft, já que a empresa comprou a Bethesda em 2020. O jogo também estará disponível no Xbox Game Pass desde o primeiro dia.
Qual a sua opinião?