0

Olá pessoal! Como vão vocês?

Hoje no Retrô Game falarei de um dos jogos mais criativos que já joguei, pois ele se passa dentro de uma historia em quadrinhos: estamos falando de Comix Zone foi lançado pela Sega em 1995 para o Mega-Drive.

Na historia controlamos o desenhista e músico Sketch Turner que numa noite chuvosa estava trabalhando em sua nova Hq chamada Comix Zone quando um raio atinge sua mesa de trabalho e acaba trazendo o vilão de sua HQ chamado Mortus para o mundo real! Mortus então joga Turner  para dentro da historia em quadrinhos para destruí-lo,pois no mundo real o vilão não nenhum poder e fazendo isso ele poderá permanecer definitivamente em nosso mundo.

Dentro da história em quadrinhos, Turner se encontra com uma garota chamada Alissa Cyan, que acredita que ele é o super-herói (“o escolhido”) que veio para salvar seu mundo das garras do diabólico Mortus e de seu exercito de aliens. Assim Sketch deve percorrer seis fases enfrentando diversas criaturas e resolvendo enigmas até ter a chance de derrotar Mortus e voltar para o mundo real.

Resultado de imagem para comix zone53

O jogo é uma mistura de beat ‘em up onde você segue em frente socando e chutando os inimigos com puzzles, pois você deve resolver enigmas para liberar os caminhos para poder avançar ( e você achando que essa mistura de beat ‘em up com puzzles começou com God Of War,né?). A grande sacada de Comix Zone é que realmente você está dentro de uma historias em quadrinhos, pois durante as fases você deve pular de um quadrinho para outro, os personagens conversam usando balões de fala e em alguns momentos é possível ver a mão do vilão Mortus desenhando os inimigos para te enfrentar. O jogo até brinca com alguns clichês das historias em quadrinhos e o Sketch tem falas engraçadas onde ele ironiza os desafios que Mortus coloca em seu caminho.

Imagem relacionada

Os gráficos são muito bonitos com belíssimos cenários de fundo e um ótimo design para todos os personagens. O som do game também é muito bom: Os efeitos sonoros são bem condizentes com cada ação que os resulta, as vozes digitalizadas ficaram muito boas e as músicas são bem empolgantes, pois são todas no melhor estilo Rock and Roll.

Resultado de imagem para comix zone

A jogabilidade é bem dinâmica e precisa como o game necessita: Turner pode atacar com socos, chutes, pular, abaixar  e se pendurar em algumas partes do cenário, além de utilizar itens como bombas, facas e a ajuda de seu rato de estimação chamado Roadkill que serve para puxar alavancas e descobrir itens em locais de difícil acesso. Comix Zone foi feito para ser jogado com o controle de 6 botões do Mega Drive pois os 3 botões a mais são utilizados para usar um dos 3 itens que você pode carregar em seu inventário. É possível jogar no controle de 3 botões porem a jogabilidade ficará um pouco limitada.

Imagem relacionada

Em relação a dificuldade, Comix Zone é dificílimo pois você tem apenas uma vida e se morrer tem que voltar tudo do inicio. Avançando no game é possível ganhar duas vidas extras porem não podemos contar muito com isso, pois elas dependem da boa vontade de Mortus! Sim, é o vilão que te dá à chance de continuar e isso brinca com mais um clichê dos quadrinhos, pois a maioria dos vilões em vez de matar o herói de uma vez o deixa preso assim dando uma chance dele escapar. Você pode ganhar essas vidas extras ou morrer de vez! É muito aleatória a decisão do vilão em te conceder essa segunda e terceira chance, mas algo é fato: se você morrer logo na primeira fase é game over na hora! Mortus não dá chance pra quem não aguenta nem passar o primeiro desafio.

Imagem relacionada

Comix Zone foi lançado para diversas plataformas além do Mega Drive: ganhou uma versão para PCs, e no decorrer dos anos ganhou uma versão reduzida para o Game Boy Advance. Também foi relançado em coletâneas de games da SEGA para consoles mais modernos como o PlayStation 2, PSP, Xbox 360 e PlayStation 3 e mais recentemente pode ser adquirido também via Steam.  Portanto se você gosta de um bom desafio e historias em quadrinhos, não perca tempo e jogue Comix Zone! Recomendado!

Resultado de imagem para comix zone game over

Curiosidades

A versão norte americana  do game para Mega-Drive vinha acompanhada de um CD com músicas de vários artistas como Jesus and Mary Chain entre outros. O estilo das músicas predominava o Grunge que estava em evidencia por causa do Nirvana, que era a banda mais popular da época.

Resultado de imagem para comix zone cd sampler

A versão europeia do game para Mega-Drive e PCs  vinha com um cd chamado Sega Tunes: Comix Zone em que uma banda tocava músicas baseadas na trilha sonora do game. Um detalhe é que o vocalista e guitarrista da banda era o Howard Drossin, produtor musical que fez a trilha sonora do game.

Quem quiser ouvir o cd, é só clicar no link:

Falando no Howard Drossin, além de Comix Zone ele trabalhou na trilha sonora de vários games como Sonic & Knuckles Vigilante 8, Splatterhouse entre outros,;em filmes sendo os mais conhecidos O Homem com os punhos de ferro 1 e 2 e curtas da Marvel como O Consultor e trabalhou como produtor musical para artistas como The Black Keys, Beyonce e Rod Stewart. O cara não é fraco não!

Resultado de imagem para Howard Drossin
Ele é o cara!

Como Comix zone é um jogo que deve passar s sensação de uma historia em quadrinhos, a Sega contratou dois artistas filipenses muito famosos do ramo na época para ajudar na criação do design dos personagens e das fases: Tony DeZuniga que trabalhou para a Marvel desenhando Homem-Aranha, X-Men e Conan, mas a sua grande contribuição a Nona Arte foi na DC onde ele foi um dos criadores do personagem Johan Hex. Zuniga infelizmente faleceu em 2012.

Imagem relacionada
Tony DeZuniga

O outro artista é Alex Niño que na Marvel trabalhou com o Hulk e na DC desenhou Batman, Superman, Johan Hex e uma série em que livros clássicos como Moby Dick, Os três Mosqueteiros, O Homem Invisível entre outros foram adaptados em quadrinhos. Atualmente, Niño está aposentado.

Resultado de imagem para Alex Niño
Alex Niño

 Se você ficar apertando o direcional para baixo bem rapidamente que Sketch solta um peido! Não serve para nada, mas é engraçado!

 

Cinco dicas para não deixar o Mortus passar a borracha em você!

 

  • Logo ao iniciar a primeira fase, após derrotar o primeiro inimigo você terá a opção de seguir ou para baixo ou para a direita. Vá pela direita, o caminho de baixo além de ser mais longo e mais difícil não tem nada de importante.
  • Uma particularidade desse jogo é que Sketch perde energia ao socar e chutar latões, caixas, paredes e todo tipo de obstáculos existentes pelo jogo. Para evitar isso, faça com que os inimigos quebrem os obstáculos para você ou use alguma bomba ou item para destruí-los.
  • Tome muito cuidado ao pular o buraco que é formado quando o quadrinho rasga quase no final da primeira etapa. Pule bem na ponta, se cair é morte instantânea.
  • Contra o primeiro chefe, vá saltando suas labaredas e dando voadoras nele. Assim que ele subir o pescoço para berrar, role por baixo dele e fique atrás do latão. Espere o chefe lançar algumas labaredas para acender o latão e empurre-o para BAIXO do chefe. Agora é só aguardar que ele morrerá queimado.
  • Comix Zone possui dois finais diferentes um bom e um ruim: durante a batalha final, Alissa está aprisionada em um casulo metálico que vai se enchendo de água. Se você conseguir libertá-la a tempo, vê o final bom, se não, fica com o final ruim.

Então é isso, galera! Espero que tenham gostado do texto! Até a próxima com mais um Retrô Game!

Resultado de imagem para comix zone cosplay








A sua opinião sobre esse artigo pode ser escrita abaixo!

0

Reação Nerd:

Gostei Gostei
0
Gostei
Uau Uau
1
Uau
Amei Amei
0
Amei
Nãaoo Nãaoo
0
Nãaoo
Confuso Confuso
0
Confuso
Raiva Raiva
0
Raiva
Cristiano de Andrade
Colecionador de quadrinhos ( especialmente Marvel) , gamer e viciado em séries, ele não entende por que os nerds que na sua época eram tão unidos agora se dividiram em facções: é Caixista contra Sonysta, Marvete contra Decenauta e etc... Bora esquecer rivalidade e se divertir, galera!
Escolha um formato
Enquete
Crie uma enquete onde a decisão será tomada por opiniões através de uma votação
Convencional
Crie um texto, insira imagens e vídeos.
Ranking
Os votos mudam a posição de cada item nesse ranking
Meme
Faça Upload de imagens e crie o seu próprio meme