Light of Motiram – No universo dos games, a originalidade é uma moeda valiosa e, ao mesmo tempo, um campo minado. Recentemente, a gigante Tencent chamou a atenção do público ao apresentar Light of Motiram, um título desenvolvido pelo estúdio Polaris Quest que, em muitos aspectos, parece uma réplica descarada de Horizon Zero Dawn, um dos maiores sucessos da PlayStation. A controvérsia reacendeu o debate sobre os limites entre inspiração legítima e plágio descarado no mercado dos videogames.
Similaridades gritantes
De acordo com o material divulgado, Light of Motiram compartilha diversos elementos estruturais e visuais com Horizon Zero Dawn. Ambientado em um mundo pós-apocalíptico, o jogo apresenta vastas paisagens naturais habitadas por criaturas mecânicas conhecidas como Mecanimais, uma descrição que poderia facilmente se encaixar no universo de Aloy, protagonista da franquia da Guerrilla Games. Além disso, o enredo e a estética visual também exibem paralelos inegáveis, desde as selvas exuberantes até as cúpulas nevadas e desertos áridos.
Outro ponto de convergência é o sistema de combate e a interação com os Mecanimais, incluindo a possibilidade de domar e treinar essas criaturas. O game também promete um modo multiplayer cooperativo para até 10 jogadores, o que adiciona um elemento único, mas não é suficiente para mascarar a inspiração evidente.
O dilema da criatividade na indústria
Casos como esse não são novos. Grandes títulos frequentemente servem de inspiração para novos projetos, mas há uma linha tênue entre homenagear uma obra e simplesmente copiá-la. Desenvolvedores menores enfrentam desafios para inovar, e gigantes como Tencent têm recursos para expandir ideias, o que torna a escolha de replicar fórmulas já estabelecidas ainda mais polêmica.
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