GBA - Game Boy Advanced, um Portátil Lendário
0
Advertisement
GBA – Game Boy Advance, um Portátil Lendário

Olá Nerds…

A éra de ouro dos consoles portáteis, foi algo fantástico que trouxe aparelhos inesquecíveis e franquias míticas, e é claro, o Game Boy Advance (GBA) marcou uma geração.

Do que se trata?

Lançado em 2001, pela Nintendo, o Game Boy Advance (GBA) foi lançado para ser o sucessor do maravilhoso Game Boy, ele superou as espectativas, ganhou o mercado, vendeu mais de 80 milhões e tornou-se uma lenda em meio aos gamers.

Advertisement
Game Boy Advance
Game Boy Advance

Algumas informações sobre um suposto sucessor do Game Boy começaram a aparecer na imprensa especializada por volta de 1995, incluindo o nome “Project Atlantis“, que seria uma referência às Olimpíadas de Verão de Atlanta, ocorrida em 1996, e que seria a data projetada para o lançamento do novo console portátil. Rumores da época apontavam para um aparelho poderoso, que contaria com processador 32-bits e especificações similares a que viríamos encontrar no Game Boy Advance real. Todavia, atrasos e muitos problemas internos, fizeram com que o console fosse lançado apenas 11 anos depois.

Poder gráfico

O Game Boy Advance tinha um hardware fantástico, e mesmo sem a tela com luz própria, jogar este portátil ainda é uma sensação única, por seus títulos exclusivos e especialmente por conta das melhorias aplicadas em jogos do Super Nintendo.

GBA – The legend of Zelda

O hardware do GBA possui suporte para operações simples em 2D (32 bits) usando elementos gráficos chamados de sprites, entretanto, jogos mais recentes foram aos limites do GBA com gráficos simples em 3D; estes jogos incluem V-Rally 3, Asterix and Obelix XXL, 007 Nightfire, Top Gear Rally, Monster Truck Madness, Driver e muitos outros jogos com engines em 3D real. Outros jogos em pseudo-3D como os da série Doom, Duke Nukem e Kill switch também tinham alguns dos gráficos mais bonitos do portátil. Utilizando sprites 2D para objetos e gráficos pseudo-3D para a arquitetura, estes jogos normalmente tinham uma boa taxa de quadros por segundo. Alguns acham que jogos 3D são um avanço bem-vindo para o GBA, enquanto alguns acham que os desenvolvedores estão indo além das capacidades do sistema.

Mais vendidos

Dentre tantos jogos de sucesso, tantos Best Sellers, alguns entraram eternamente para os top 10 mais vendidos do portátil, e se você, amado leitor reparar, muitos são jogos aperfeiçoados de Super Nintendo, sendo estas versões, a melhor experiência posso para a sua jogatina:

Game Boy Advance - Os Mais Vendidos
Game Boy Advance – Os Mais Vendidos
  1. Pokémon Ruby/Pokémon Sapphire – 13 milhões;
  2. Pokémon FireRed/Pokémon LeafGreen – 11,82 milhões;
  3. Pokémon Emerald – 6,32 milhões;
  4. Super Mario World: Super Mario Advance – 4,179 milhões;
  5.  Super Mario Advance – 3,939 milhões;
  6. Mario Kart: Super Circuit – 3,768 milhões;
  7.  Super Mario Advance 4: Super Mario Bros 3 – 3,698 milhões;
  8. Namco Museum – 2,96 milhões;
  9.  Pokémon Mystery Dungeon: Blue Rescue Team e Red Rescue Team – 2,2 milhões;
  10. Yoshi Island: Super Mario Advance 3 – 2,196 milhões.

Ponto Final

O Game Boy Advance ou GBA para os íntimos, cresceu muito, gerou muito dinheiro a Nintendo, e trouxe games inesquecíveis para os fãs. Aqui no Brasil, devido ao seu preço salgado, seu sucesso veio devido a facilidade de emular seu ótimo sistema em qualquer PC caseiro, isso especialmente no início dos anos 2000.

Advertisement

Além de tudo, não podemos esquecer os mais diversos e estranhos acessórios do console, algo que mostra o quão um bom videogame pode ser um belo caça níquel.

Advertisement



Ixi! E agora, qual sua reação?

Gostei Gostei
0
Gostei
Uau Uau
0
Uau
Nãaoo Nãaoo
0
Nãaoo
Confuso Confuso
0
Confuso
Choose A Format
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Convencional
Formatted Text with Embeds and Visuals
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes